Como instalar/ligar um kit duas vias? Esquema de ligação

Hoje vou dar umas dicas para vocês de como instalar um kit duas vias em seu sistema de som automotivo.

Isso pode parecer bem simples, porém, geralmente se tem muitas dúvidas com o casamento de impedância e aplicação de potência no alto falante woofer/mid-bass que é ligado junto com o tweeter, onde cada um pode possuir valores diferentes em ambos os fatores citados.

Veja também:

Sendo assim, vamos responder as seguintes dúvidas mais comuns.

1 – Como ligar um alto falante kit duas vias? Esquema de ligação com divisor de frequência e crossover

Se seu kit duas vias tiver um divisor de frequência, com somente dois fios de entrada e dois fios de saída, ligue o alto falante diretamente no canal, com o positivo no positivo e negativo no negativo.

Depois ligue o fio positivo da entrada no positivo do alto falante ou saída, em paralelo com o alto falante.

Faça o mesmo com o negativo.

E ligue o positivo de saída na entrada do tweeter, e o negativo de saída no negativo do tweeter.

Ou seja, você só vai ligar o divisor de frequência no tweeter, ele vai servir para cortar o grave é médio do sistema, mandando somente os agudos.

Nesta instalação, não tem necessidade de instalar um capacitor, pois o divisor de frequência já vai fazer essa função.

Fique atento ao casamento de impedância, se ligar diretamente nos canais,em um kit duas vias de 4 ohms, utilize em saída de 4 ohms.

Se ligá-los em paralelo, saída de 2 ohms, e sem série, saída de 8 ohms.

Veja o esquema de ligação com um alto falante kit duas vias ligado no player ou módulo amplificador:

Se seu kit duas vias vier com um crossover, terá que fazer a ligação de ambos, o mid-bass e o tweeter, na saída do crossover, e a entrada, será conectada diretamente no player ou módulo amplificador.

Respeitando sempre o positivo e negativo dos alto falantes e crossover.

Veja o esquema de ligação com uma alto falante kit duas via com crossover:

Em ambos os casos, geralmente a impedância e potência já é calculada para tocarem corretamente.

2 – Comprei o mid-bass e o tweeter separados, como ligar juntos no mesmo canal do player ou módulo?

Se você vai montar um kit duas vias, ou seja, vai comprar separadamente o alto falante de 6 ou 5 e também o tweeter, também poderá fazer a ligação em um único canal, só precisa de algumas informações para que tenha uma boa equalização dos volumes e também menor risco de queima de ambos, onde o tweeter geralmente é mais sensível, mas geralmente possui menor valor em rms.

3 – Como ligar um alto falante de porta mais forte junto com um tweeter mais fraco no mesmo canal?

Para fazer a ligação em um mesmo canal, pode utilizar um capacitor no tweeter para fazer o corte de frequência, diminuindo o risco de queima.

O recomendável é um de 3.3uf para modelos de 8 ohms e 10uf para modelos de 4 ohms, porém este é mais difícil de encontrar, logo, pode utilizar o de 3.3uf em um modelo de 4 ohms também.

Veja o post completo: Qual capacitor utilizar em drivers e tweeters?

Há modelos no mercado também, que possuem uma construção que não precisa de capacitor, que por incrível que pareça, são os modelos mais baratos, em torno de até 40 reais.

Veja mais informações em: Como escolher o melhor tweeter para som automotivo?

Se possuir um crossover ou processador externo, coloque o corte HPF em 5000hz.

O corte LPF não tem necessidade de fazê-lo.

3.1 – Posso ligar um alto falante de 4 ohms mid-bass junto com um tweeter de 4 ohms, em paralelo, diretamente no player (saída de 4 ohms)?

Pode.

Na teoria básica, ao ligar um alto falante de 4 ohms, junto com outro de 4 ohms em paralelo resultar em 2 ohms, e deste modo, não é recomendável ligar em uma saída de 4 ohms, que é o valor da impedânica de um canal do player ou no bridge de dois canais de 2 ohms.

Veja o post com mais informações: Como ligar/casar impedância do módulo com o amplificador?

Porém, no caso do alto falante mid-bass e tweeter, podemos fazer isso principalmente devido a dois fatores:

  • São alto falantes de menor valor em rms;
  • E principalmente, a impedância varia de acordo com a frequência, e impedância do mid-bass ou woofer é bem alta quando chega no início da resposta do tweeter.

Sendo assim, o módulo não vai identificar uma impedância muito baixa e vai tocar normalmente.

3.2 – Como fazer para diminuir a potência rms do módulo para o tweeter?

Uma opção, é utilizar o tweeter em outro canal, sendo assim conseguirá ter controle e melhor equalização do sistema, ao poder ajustar o ganho (dependendo do modelo do módulo) e também fazer o corte de frequência via processador externo (não precisando então do capacitor).

Veja também: Como fazer a regulagem de ganho? Amplificador

A segunda opção, é utilizar um resistor de 15 ou 10w.

Onde, se o resistor de 15w atenuar demais o tweeter, utilize um de 10w.

Para a instalação do resistor, é importante instalar ele antes do capacitor no polo positivo, pois, se instalar depois do capacitor, ele vai alterar a impedância e modificar o corte de frequência do capacitor.

A terceira opção, é utilizar um super tweeter de 8 ohms junto com alto falante de 4 ohms, ligando junto no mesmo canal.

Onde, não terá problema de impedância, como explicado anteriormente, e também terá maior resistência no tweeter, onde ele vai receber menos potência.

Se ainda ficar forte, tem a opção de utilizar um resistor também na ligação.

A quarta opção, é ligar os tweeters em série de depois ligar junto com os alto falantes, em paralelo.

Sendo assim, a ligação em série vai aumentar a impedância dos tweeters, fazendo com que eles recebam menos potência.

4 – É obrigatório utilizar um módulo amplificador em alto falante kit duas vias?

Não.

Por ser um alto falante pequeno e de baixo valor em rms, pode utilizar potências menores que o valor em rms nominal do alto falante, para tocar no sistema, como acontece nos player automotivos, que no máximo (independente do preço e qualidade) têm 23wrms por canal.

O que poderá acontecer, principalmente se seu player é de baixo custo, é que não conseguirá aproveitar toda a qualidade sonora que um kit duas vias pode proporcionar.

Sendo assim, pode optar por um player melhor ou partir logo para um módulo amplificador.

Já em alto falantes com mais de 100wrms, o ideal é a utilização de um módulo amplificador.

5 – Qual módulo utilizar para um kit duas vias?

Não precisa casar a potência do kit duas vias, nem utilizar o dobro do valor em rms, somente se comprar um alto falante de porta com alto valor em rms, com mais de 100wrms, por exemplo, como em modelos com plugue de fase.

Um amplificador muito utilizado no mercado para alto falantes de porta e consequentemente kit duas vias, é o com dois canais de 2 ohms, como o Taramps TL 500 e o Stetsom IR160.2.

Eles oferecem ótima relação custo benefício e pode ligar até 4 alto falantes neles, com cada par em um canal de 2 ohms.

Se quer algo mais forte, pode utilizar o DS250x2 Taramps, que além de maior valor em rms, possui ajuste de ganho e crossover embutido.

Se possui um subwoofer no sistema, os mais utilizados são os modelos de 4 canais, como os modelos de 400 e até 800wrms.

Nesses modelos é importante ficar atento para não aplicar muita energia e queimar os alto falantes.

Veja também: Como escolher o melhor módulo amplificador?

6 – Qual regulagem utilizar em um kit duas vias?

A regulagem pode variar de acordo com o modelo do kit e também se tem ou não um subwoofer no sistema, mas o corte mais utilizado, é em torno de 80-100hz HPF.

Pode fazer o corte diretamente no player, se tiver essa opção, ou em um crossover ou processador externo.

Em módulos, há a opção de ajustar a chave no HPF também, com corte em torno de 100hz.

Veja também: Como regular o som automotivo?

7 – Qual a melhor posição dos tweeters do kit duas vias no carro?

Você pode não ter notado, mas em seu carro – principalmente nos mais modernos – existe um local pré-disposto para receber o tweeter.

Verifique internamente em seu carro algum local que mesmo sem utilização nenhum sistema de ventilação ou sonoro, tenha alguns furinhos alinhados dentro de alguma forma geométrica.

Lugares comuns:

  • Parte superior esquerda e direta do Painel – Ex: Gol quadrado GTi – vale a pena lembrar que alguns modelos de carro possuem um ”respiro” de ventilação nessa parte, (como no Corolla 2003) que pode servir de local para o tweeter, mas não é muito indicado;
  • Ao lado da maçaneta interna – Ex: Gol G3, Classic, Vectra e etc;
  • Parte interna do retrovisor – Ex: Alguns modelos da família Pálio.
  • Coluna A do carro.

Outro local que é muito utilizado, é a coluna A do carro, muitos carros que já vêm com um sistema sonoro melhor, utilizam esse local para a instalação do Tweeter, como por exemplo, o sistema Boose do Fiat 500 e o sistema Selenium/JBL do JAC J3.

E esses locais são ideais para colocar o tweeter, se caso não tiver algum local pré-disposto, ou mesmo com esse local queira um local que trabalhe melhor as frequências agudas.

Se você quer extrair o máximo de qualidade musical, outro ponto muito importante, é saber direcionar corretamente os tweeters no sistema de som.

Para saber o melhor posicionamento dos tweeters na composição do seu som, é preciso antes entender as expressões:

  • On-Axis – No eixo do ouvido. Os tweeters são direcionados aos ouvidos.
  • Off-Axis – Fora do eixo do ouvido. Os tweeters cruzam em algum ponto do interior do veículo, ou, são posicionados cara-a-cara um para o outro.

Veja o post completo: Onde instalar o tweeter no som automotivo?

8 – Com o kit duas vias, ainda preciso de um subwoofer no sistema de som?

Se quer um som de qualidade, precisa sim.

Só de comprar um kit duas vias e fazer sua instalação correta, já está à frente em questão de qualidade sonora, por exemplo, dos modelos triaxiais e quadriaxiais.

Porém, os kits duas vias ainda são alto falantes pequenos e a porta do carro, não é um bom local para a reprodução das frequências mais graves.

Sendo assim, a utilização de um subwoofer, mesmo que pequeno ou de baixo valor em rms, junto com uma caixa acústica é fundamental para completar o sistema de proporcionar melhor qualidade.

Veja também:

9 – Posso instalar um kit duas vias nas portas traseiras ou no tampão? E em caixas residenciais?

Nas portas traseira e no tampão não é tão recomendável utilizar um kit duas vias.

Nas portas traseiras, geralmente não há um bom local para instalação dos tweeters do kit duas vias, e mesmo se tiver, o volume sonoro pode atrapalhar o principal ouvinte, o motorista, dando a impressão de que o agudo está vindo de trás, como se estive escutando um show de costas.

Isso também acontece, por exemplo, em tampões, onde não é tão indicado.

Para um som de qualidade, um alto falante coaxial nas portas traseiras, é o recomendável.

Porém, não é proibido utilizar o kit, pode utilizar, caso goste do resultado, ou seja um profissional capacitado para corrigir problemas que podem surgir com esse tipo de instalação.

em caixas residenciais é uma ótima opção.