Como escolher o melhor Tweeter? Som Automotivo

Hoje vou dar algumas dicas para vocês, de como escolher o melhor tweeter para som automotivo!

Podemos dizer que ele é responsável por responder as frequências mais altas do sistema, médio altos e agudos. , região de grande parte das vozes e instrumentos musicais.

Por serem pequenos e não apresentarem um alto valor em rms, algumas vezes eles são colocados em segundo plano na hora da escolha, mas são extremamente importantes para proporcionar mais brilho, vida ao sistema, ou seja, para quem quer qualidade de som, é importantíssimo saber suas diferenças.

Em suas especificações/parâmetros, o ideal é a análise completa, mas vamos aos mais importantes:

A sensibilidade vai dizer, o quão eficiente é o tweeter.

Valores maiores, por exemplo, indicam que o modelo reproduz mais som ao ser comparado à outro, com a mesma potência aplicada em ambos.

Esse ponto é muito relevante, pois players originais de fábrica, não possuem um amplificador muito forte e a escolha de um com maior sensibilidade diminui a necessidade de utilização amplificadores externos.

A Resposta de frequência, diz qual a região do som que o tweeter reproduz.

Os primeiros números da esquerda, dizem, o quão grave ele pode chegar a tocar, já os da direita, dizem o quão agudo ele pode chegar a tocar.

Nós ouvimos frequências de 20 à 20000 hertz.

Como ele é um alto falante pequeno será comum encontrar o início da reposta em torno de 3500 a 5000 hertz, que é a região dos médios-altos.

Nesses tipos de alto falantes, ter um com resposta mais ampla é melhor, mas não é necessariamente um indicativo de maior definição sonora.

O valor em rms também pode ser considerado para fazer sua escolha, assim como outros parâmetros, porém uma dificuldade nos modelos, é que geralmente as fabricantes não divulgam todas as especificações.

Para te ajudar na escolha, vamos dar informações sobre os diferentes formatos e materiais, que mudam seu som e custo, utilizando como exemplo, os modelos mais famosos no mercado brasileiro.

Melhor Tweeter Barato

O formato/modelo mais comum é o semi-domo, sua aparência é similar a um pequeno alto falante, em comparações, por exemplo, é facilmente identificado, pois tem um perfil mais baixo, ocupando menos espaço e também sendo utilizado na própria torre de alto falante como os triaxiais e quadriaxiais.

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Nos modelos individuais geralmente são encontrados em modelos de menor valor em rms feitos com materiais como mylar ou plástico.

Esses materiais sintéticos, proporcionam menor qualidade sonora, mas ótima resistência mecânica e relação custo benefício, principalmente, pois alguns podem ser ligados em paralelo diretamente com o médio grave, como o BL10 da Bravox, que fica partir de 20 reais.

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Modelos mais caros possem algumas melhorias, como o ímã de neodímio com maior forca magnética e ferro fluido no GAP.

Esse tipo de ímã possui maior força magnética e proporciona excelentes vantagens, como: a maior definição sonora nas frequências altas e maior sensibilidade do tweeter.

A utilização do ferro fluído no gap, também melhora a temperatura de trabalho, que faz com que ele consiga trabalhar com maiores valores em rms e tenha menor perda de eficiência ao ser utilizado por várias horas.

A desvantagem, fica por conta do seu maior custo.

No mercado brasileiro, os modelos que ficam a partir de 60 reais, como exemplo temos o tweeter bomber upgrade e o Bravox TD-50U

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Melhores Tweeters Para Som Automotivo no Brasil

Existem também os tweeters de cúpula, sendo um passo a frente em relação aos modelos de semi-domo.

Proporcionam melhor dispersão dos agudos e consequentemente melhor qualidade aos ouvintes.

Geralmente combinados com materiais mais leves, como metais.

Neste caso, apresentam agudos nítidos, brilhantes e altos, mas menor resistência mecânica em relação aos sintéticos, sendo necessária a utilização com capacitores ou similares.

Como exemplo temos o modelo NEO point da bravox a partir de 80 reais, um dos modelos mais vendidos no mercado.

Temos também, o modelo da Audiophonic, que apesar de ser de domo também, tem outros diferenciais para quem procura alta qualidade sonora.

  • Apresenta domo maior, o que melhora ainda mais a dispersão
  • Seu material é de seda, deixa os agudos mais suaves e refinados, proporcionando um som mais natural.

Este modelo, já acompanha o crossover, e apesar do seu valor mais alto, que fica a partir de 180 reais, é um dos mais utilizados para quem quer alta definição sonora.

Melhor Tweeter do mundo

Há modelos com domo invertido também, este design melhora o padrão de radiação do som e a eficiência do tweeter, como um cone, ao mesmo tempo que fornece um controle superior do conjunto móvel.

São combinados com materiais de alto desempenho, proporcionando alta fidelidade, porém com um custo muito elevado.

Disponíveis geralmente em modelos de maior custo e definição, como os da focal, sendo importado.

Após levar em consideração as vantagens de desvantagens de cada modelos, assim como seu custo, conseguirá escolher o tweeter que vai ser encaixar melhor para seu sistema.

Qual lugar instalar o Tweeter no Som Automotivo?

Vale a pena lembrar, que além da escolha do tweeter, um fator muito importante, é a posição de instalação e direcionamento.

Verifique internamente em seu carro algum local que mesmo sem utilização nenhum sistema de ventilação ou sonoro, tenha alguns furinhos alinhados dentro de alguma forma geométrica. Lugares comuns:

  • Parte superior esquerda e direta do Painel – Ex: Gol quadrado GTi – vale a pena lembrar que alguns modelos de carro possuem um ”respiro” de ventilação nessa parte, (como no Corolla 2003) que pode servir de local para o tweeter, mas não é muito indicado;
  • Ao lado da maçaneta interna – Ex: Gol G3, Classic, Vectra e etc;
  • Parte interna do retrovisor – Ex: Alguns modelos da família Pálio.
  • O melhor é a Coluna A do carro. é muito utilizado por exemplo em muitos carros que já vêm com um sistema sonoro melhor, como o sistema boose do fiat 500 etc.

Esses locais facilitam muito para quem não quer gastar muito com a instalação e não alterar a originalidade do carro.

Em última opção, caso seu carro não tenha nenhum das opções e não queira fazer algo personalizado para retirar a originalidade do veículo, os tweeters podem ser simplesmente fixados/colados com dupla face nas extremidades do painel, virados para cima e levemente inclinados para o interior do veículo.

Outro ponto muito importante, é o direcionamento, quanto melhor direcionado para os ouvidos, melhor sensação/qualidade sonora perceberá.

Onde temos algumas variações de direcionamento, para priorizar ou não certos ocupantes do carro, como o motorista, os ocupantes da frente ou todos ocupantes. Veja:

Opção 1 – Direcionamento on-axis para o motorista:

É a opção que mais confere qualidade ao motorista e, provavelmente, o dono do carro e do sistema de áudio.

O tweeter do lado esquerdo é direcionado ao seu ouvido esquerdo e o tweeter do lado direito é direcionado ao seu ouvido direito, sem cruzar.

Não se considere egoísta se optar por este posicionamento, quem investiu no som foi você e quem vai usá-lo por mais tempo é você também.

Opção 2 – Direcionamento on-axis para motorista e passageiro dianteiro:

Confere qualidade tanto para o motorista quanto para o passageiro.

Obviamente há uma leve perda no detalhamento musical para o motorista.

O tweeter direito é direcionado ao ouvido direito do motorista e o tweeter esquerdo é direcionado ao ouvido esquerdo do passageiro, cruzando. 

Opção 3 – Direcionamento off-axis frontal de tweeters:

Os tweeters são instalados como no local original de um VW Fox, um de frente para o outro. Fica bom para os passageiros da frente, mas não excelente.

Opção 4 – Direcionamento off-axis para o centro do habitáculo:

Opção para agradar a todos os ocupantes do carro caso não haja coaxial ou kit 2 vias atrás.

Os tweeters no peitinho são instalados no peitinho como nas três opções anteriores, porém direcionados para cruzarem (em uma linha reta imaginária) no centro do banco traseiro.

Veja mais informações e materiais utilizados nos tweeters

Materiais – os três mais utilizados

CMMD, Kaladex, Mylar, PET, titânio, alumínio, poliimida, seda, berílio – essa é apenas uma lista parcial do que você encontrará quando começar a vasculhar os materiais do tweeter. 

Mas, depois de passar pelos termos técnicos, você descobrirá que existem três classes básicas de materiais usados ​​na construção de tweeters.

Materiais sintéticos

Como Mylar, poliimida e PET têm vários atributos desejáveis.

 Eles são resistentes à umidade – importante nos extremos do ambiente do carro, são leves e possuem grande resistência mecânica.

Por serem leves, os tweeters de filme não precisam de muita energia para acioná-los com eficácia.

São uma boa escolha para sistemas e alto-falantes de baixa potência. 

No lado negativo, a falta de rigidez do material significa que eles têm características de amortecimento pobres e não são os mais precisos na reprodução musical.

Têxteis

O grande player na categoria têxtil é a seda. 

Os tweeters de seda e mistura de seda tendem a soar quentes, suaves e refinados. 

E a seda é comumente usada em alto-falantes domésticos de boa qualidade para obter um tom equilibrado e natural na música. 

Os tweeters de seda projetados para alta potência são geralmente reforçados com materiais sintéticos que adicionam rigidez extra para melhor amortecimento, para que possam bombear o volume ao mesmo tempo em que mantêm a suavidade e a precisão.

Metais e misturas

Se você gosta de agudos nítidos, brilhantes e altos, os tweeters de metal podem ser a sua escolha. 

O alumínio é o mais comum. É leve, forte e produz um som brilhante em altas frequências. É uma boa escolha quando você deseja garantir que os agudos eliminem o ruído da estrada.

O titânio é um material popular porque é extremamente leve e menos ressonante que o alumínio. Essas qualidades permitem que ele reproduza altas frequências com extrema precisão, mas sem a severidade que alguns entusiastas de áudio atribuem aos tweeters de alumínio.

Os fabricantes de alto-falantes estão sempre procurando novos materiais para melhorar os designs dos tweeters, de forma que eles reproduzam música com mais precisão e clareza do que os designs mais mundanos. Espere que a variedade de materiais compostos de metais exóticos, como cerâmica / metal e misturas de metal / metal, se expanda com o tempo.

Escolher entre têxteis e metal

O verdadeiro truque na compra de alto-falantes é saber quando conseguir seda e quando conseguir metal.

  • Se você tem muito barulho na estrada ou dirige na rodovia com as janelas abertas, tweeters de metal podem cortar todo esse barulho e manter um som nítido.
  • Se o ruído não for um problema, ou o interior do seu veículo for principalmente de plástico rígido, a seda pode dar à sua música um som mais natural.

Outros detalhes sobre o design do tweeter

Saber um pouco sobre a forma e a composição de um tweeter pode ajudá-lo a entender mais sobre o desempenho que você pode esperar. Aqui estão alguns outros detalhes sobre o design do tweeter a serem considerados.

Guias de onda

Os guias de onda melhoram o padrão de radiação do som do tweeter, garantindo que os agudos sejam transmitidos de maneira mais uniforme. Eles também servem para direcionar as ondas sonoras em direção à sua posição de escuta para obter uma melhor imagem estéreo.

Como escolher o melhor Tweeter? Som Automotivo 1

Este alto-falante Alpine usa um guia de ondas para melhorar a radiação de som do tweeter.

Resfriamento de fluido ferroso

Ferro-fluidos são fluidos magnéticos que aderem à bobina de voz do tweeter. Tweeters projetados para manipulação de alta potência podem usar resfriamento de ferro-fluido para ajudar a dissipar o calor quando o tweeter está sendo acionado com força.

Alguns modelos de tweeters podem soar de forma estridente e até irritante. Mas por que isso acontece?

Todo entusiasta de áudio já reparou que seda é o material mais amplamente empregado no mundo pelas marcas high-end de áudio com proposta de audiófila em seus tweeters, seja automotivo, residencial ou monitores de estúdio.

Por ter custo mais elevado, muitas marcas do nicho não-especializado optam por mylar e PEI, ambos são tipos de plástico e de custo muito mais econômico mas que como todo profissional ou usuário experiente já notou, satura muito facilmente soando estridente, sujo e irritante, principalmente em volume mais alto.

Também se usa muito alumínio mas costuma soar da mesma forma se não for num projeto high-end, embora seja levemente melhor.

Mylar, PEI e alumínio são usados em rádios de pilha, tweeters original de fábrica e sistemas de som populares.

Um exemplo, é a Audiophonic emprega seda tanto na linha de entrada Sensation quanto na linha Club, com o diferencial do diafragma (domo) ser de 25mm e não 13 ou 19mm como os convencionais de mercado. Isso faz com que frequências média e média-aguda soem com maior naturalidade, neutralidade, textura e precisão.

Coaxiais ou kits 2 vias?

Os tweeters são integrados em um alto-falante de faixa completa, como um alto-falante coaxial, ou montados separadamente do woofer, como em sistemas de alto-falantes componentes ou tweeters autônomos.

Esse posicionamento ajuda – quanto mais alto o tweeter estiver montado em seu carro, melhor ele pode espalhar a música (isso é simplista, mas você entendeu). Mais importante, porém, é como o tweeter é construído. Um tweeter de baixa qualidade terá um som ruim, não importa onde você o monte.

Alto-falantes de 3 e 4 vias

Os alto-falantes de “3 vias” ou “4 vias” têm mais de um tweeter e esse design permite que o alto-falante se concentre ainda mais na separação das diferentes frequências sônicas. 

Um alto-falante de 3 vias adiciona um driver de médio porte (para maior calor na música) ou um supertweeter (para resposta estendida de alta frequência). 

Um alto-falante de 4 vias adiciona os dois.

Quando você está comprando alto-falantes, é fácil se deixar levar pelas especificações de verificação – manuseio de potência, resposta de frequência e assim por diante. Esses números são importantes, mas lembre-se de que o tweeter – como é projetado e do que é feito – terá um grande efeito em como sua música soa quando você liga o receptor.

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