Uma dúvida muito comum em quem está procurando um aparelho de som residencial, é saber a potência correta dele, pois geralmente os valores sã dados em watts PMPO.
Vamos explicar neste post, como encontrar a potência PMPO e também converter a potência RMS em PMPO, porém, tome muito cuidado em comparativos e na relevância desse dado para escolher um sistema de som, amplificador ou alto falante.
Isso acontece, pois o valor da Potência PMPO, acabou ficando com descrédito no mercado com a utilização abusiva de marcas que inflam o seu valor para melhorar o marketing do produto.
Um dos motivos é que a potência PMPO é uma medida não padronizada, ou seja, cada marca pode medir de um jeito e pode informar um valor absurdamente alto, que não necessariamente concorda com o produto.
Veja também: O que é potência rms? Módulo Amplificador e Alto Falantes
Qual a fórmula para cálculo de potência PMPO (pico)
Pmpo significa Pico de Força de Saída Musical.
Para saber o valor de pico, multiplicamos o valor RMS por 1,4 (onde “pegamos somente a parte cima da onda senoidal) e para o valor pico a pico (PMPO) por 2,8 (onde temos a onda completa).
Exemplo:
P = 100W RMS X 1,4 = 140W “PMPO” (Pico)
P = 100W RMS x 2,8 = 280W “PMPO”. (Pico a Pico)
Atenção: O dado PMPO, é uma medida não padronizada que mede o pico de potência de um aparelho.
A potência de pico, é uma energia aplicada no alto falante, ou medida no amplificador, por apenas alguns segundos ou não considera a média a potência, por isso, ela é bem maior que o valor em rms nominal (mas novamente: não tem padrão, por isso tome cuidado ao dar relevância a esse dado de PMPO).
Veja no exemplo abaixo, a potência PMPO é quase 20x maior que a em Wrms.
Ou seja, um amplificador ou alto falante de 10000 watts (PMPO) pode ser equivalente a outro de 2000W (RMS), 1000W (RMS) ou até 100W (RMS).
Outra prática comum é a soma das potências dos canais, isto é, um mini system com 20W+20Wrms, depois aumentar para a potência PMPO.
Qual o cálculo para transformar Potência PMPO em RMS?
Para transformar a potência PMPO em Rms, dividimos o valor PMPO por 2,8.
Exemplo:
P = 280W “PMPO” / 2,8 = 100W “Wrms”
Mas lembrando, isso é na teoria, na prática, tome muito cuidado ao analisar esses dados, ou nem dê relevância para o valor em PMPO, somente para a Wrms.
Veja mais informações sobre esse dado.
O que é potência PMPO?
Pmpo significa Pico de Força de Saída Musical.
É uma medida não padronizada que mede o pico de potência de um aparelho.
De forma clara, podemos dizer que essa medida oferece a potência máxima que o aparelho pode atingir em um pequeno período sem considerar as possíveis distorções e ruídos do som.
Pelo fato dessa potência ser alcançada em milésimos de segundos, não é recomendável comprar o produto considerando sua medição PMPO.
Um ponto também me questão, é que ela não é padronizada, ou seja, um mesmo aparelho pode ser medido por fábrica diferentes, seguindo padrões diferentes e consequentemente, um pode coloca um valor mais alto que o outro.
Sendo assim, o PMPO no mercado, se tornou mais um instrumento de marketing, que uma informação precisa da capacidade do aparelho de som ou alto falante.
A Potência PMPO não deve ser considerada para comparativos e base de informação para tomada de decisão na hora da compra.
Qual a diferença entre potência PMPO e RMS?
A potência em RMS pode ser:
- Nominal, seguindo uma norma (NBR 10303); é a quantidade de energia que o alto falante suporta (sinal contínuo).
- Musical, é o dobro do valor em rms nominal; é a quantidade de energia que o alto falante suporta em músicas (sinal dinâmico).
- Pico, é 4x o valor em rms nominal: é a quantidade de energia que o alto falante suporta em picos (menor intervalo de tempo).
A potência PMPO é a quantidade de energia que o alto falante suporta em picos, similar a Wpico, porém, a grande diferença, é que ela não segue nenhuma norma.
Logo, ela acaba servindo mais como instrumento de marketing, onde algumas fábricas podem colocar números maiores.
O que é Potência de Pico? Wpico
Quantidade de energia que o alto falante consegue suportar em picos musicais (medição com osciloscópio) em um tempo curto, em torno de 4 segundos, por exemplo.
Geralmente a potência de pico tende a ser 4x maior que a potência em Wrms.
Veja o post completo: Qual Potência Rms usar em Alto Falantes? | Módulo p/ Subwoofer, Woofer, Driver, Tweeter
Fique atento também aos alto-falantes:
Nos alto falantes existe a potência de Pico, ou seja, é o quanto de potência que o alto falante aguenta em aluns segundos somente (geralmente 3 segundos), e em sua grande maioria é o dobro da potência em RMS;
CONFIE EM MARCAS BOAS:
A potência de pico dá uma margem maior para as fábricas mentirem no valor em RMS do alto-falante.
Veja mais em Qual o melhor alto falante?
Na hora escolher, não baseie somente nos valores em rms.
Qual é a fórmula para saber a potência do amplificador?
Potência = (Voltagem de saída)² / Impedância da Resistência
Por exemplo, vejamos um amplificador com saída de 80 Volts sobre carga de 4 Ohms:
Potência = 80² / 4 = 6400 / 4 = 1.600 Watts
É importante saber que a potência medida é afetada pela regulagem do sistema, e que dependendo da medição, poderá estar medindo somente a potência de pico (durante 3 segundos), que é mais alta que a potência rms.
Para se obter a potência em rms, são feitas várias medições.
A partir delas, utiliza-se uma fórmula matemática, é a melhor maneira de ”ver” o real desempenho do módulo, pois avalia a média, ou seja, o trabalho contínuo do amplificador .
Essa fórmula é conhecida como Root Mean Square (abreviação RMS), ou Raiz Quadrada Média.
Veja também:
- Como Medir a potência dos amplificadores?
- Tempo de sustentação dos módulos amplificadores.
- Como medir a potência Rms aplicada em alto falantes? Tensão
Potência em RMS nos alto-falantes:
O que é Potência Nominal Wrms
Quantidade de energia que o alto-falante suporta dissipar, medida segundo a norma NBR 10303.
Lembrando: os alto-falantes não têm potência, eles suportam potência.
Em um sistema de som automotivo:
- Quem tem a potência é a bateria, pois ela que tem tensão e corrente;
- O Amplificador converte a energia (amplifica com a energia da bateria o sinal musical);
- O Alto-falante suporta a potência (reproduz o som).
Ou seja, a bateria tem a energia, o amplificador transforma a energia (amplifica o sinal “Musical” com a energia da bateria) e manda para o alto-falante.
No alto-falante, parte da energia é transformada em energia mecânica, movimentando o cone e reproduzindo o som, e a outra parte é transformada em calor.
Para tirar essa informação do alto-falante, as fábricas aplicam o “sinal rosa” (que esforça ao máximo o alto-falante).
O máximo de energia que o alto falante recebe, sem queimar (sem sofrer danos), em um determinado espaço de tempo (pode variar, mas fica em torno de 2h), é o valor em rms do mesmo.
O que é Potência musical? Alto Falante
A potência musical é Média geral da quantidade de energia que o alto-falante consegue suportar em músicas, que é geralmente o dobro do valor em rms do alto-falante. (medição com multímetro – de preferência True-Rms – na saída do amplificador).
Como dito, para “retirar a potência rms” do alto-falante, as fábricas usam o sinal rosa, que esforça ao máximo o alto-falante.
Em músicas, sempre há intervalos de batidas frequências, etc., que esforçam menos o alto-falante.
Logo ao utilizar o alto-falante em músicas, conseguimos aplicar mais potência neles.
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).