Onde Instalar o Tweeter no carro? Som Automotivo

Se já sabe o que é um Tweeter, mas  está com dúvida em qual local é mais indicado para sua instalação, vamos expor algumas informações a seguir para definir qual o melhor local do carro para a colocação do Tweeter em seu sistema de som automotivo.

Onde Instalar o Tweeter?

Para responder essa pergunta, primeiro devemos realizar outra pergunta:

Qual o local em meu carro para a instalação do Tweeter?

Onde Instalar o Tweeter no carro? Som Automotivo 1

Você pode não ter notado, mas em seu carro – principalmente nos mais modernos – existe um local pré-disposto para receber o tweeter.

Verifique internamente em seu carro algum local que mesmo sem utilização nenhum sistema de ventilação ou sonoro, tenha alguns furinhos alinhados dentro de alguma forma geométrica.

Lugares comuns:

  • Parte superior esquerda e direta do Painel – Ex: Gol quadrado GTi – vale a pena lembrar que alguns modelos de carro possuem um ”respiro” de ventilação nessa parte, (como no Corolla 2003) que pode servir de local para o tweeter, mas não é muito indicado;
  • Ao lado da maçaneta interna – Ex: Gol G3, Classic, Vectra e etc;
  • Parte interna do retrovisor – Ex: Alguns modelos da família Pálio.
  • Coluna A do carro.

Esses locais facilitam muito para quem não quer gastar muito com a instalação e não alterar a originalidade do carro.

Qual o local com maior qualidade para instalar o tweeter? 

Como percebeu, os locais que as fábricas indicam para o tweeter é separado dos alto falantes de grave e médio grave, com distância pequena dos ouvidos, e mais próximo da parte frontal do veículo.

Outro local que é muito utilizado, é a coluna A do carro, muitos carros que já vêm com um sistema sonoro melhor, utilizam esse local para a instalação do Tweeter, como por exemplo, o sistema Boose do Fiat 500 e o sistema Selenium/JBL do JAC J3.

E esses locais são ideais para colocar o tweeter, se caso não tiver algum local pré disposto, ou mesmo com esse local queira um local que trabalhe melhor as frequências agudas.

Se você quer extrair o máximo de qualidade musical, outro ponto muito importante, é saber direcionar corretamente os tweeters no sistema de som.

Direcionamento do Tweeter para sistemas de alta qualidade.

Ser procura um sistema de qualidade, o direcionamento dos tweeters é fundamental. Alguns modelos de Tweeter já possuem um direcionador, mas se no seu caso não houver, o ideal é moldar um em fibra.

O direcionamento é tão importante, que algumas pessoas mesmo tendo um tweeter original em seu carro, procuram colocar um direcionador.

Vamos iniciar com alguns pontos inerentes altamente relevantes antes de instruir com as opções de direcionamentos:

1) Frequência aguda é altamente direcional, frequência média direcional e frequência baixa (grave e sub-grave) é omnidirecional, por isso não faz diferença se o subwoofer é instalado virado para trás, para cima, para frente ou para o lado.

2) O efeito palco sonoro obedece à nossa fisiologia humana, onde nossos ouvidos estão localizados nas laterais da cabeça e, nossas orelhas são anguladas para captar melhor sons oriundos de um ângulo de 180 graus – frontal e laterais. Ninguém assiste a um acústico de costas ou conversa com alguém dando as costas também;

3) Palco sonoro é totalmente relacionado a palco mesmo. Quando assistimos a uma apresentação musical, nos sentamos na platéia e os músicos se apresentam à nossa frente, fazendo o som vir da frente para trás tridimensionalmente – altura, largura e profundidade do palco em direção a platéia;

4) Som direcionado preserva detalhamentos musicais muito mais que som reverberado;

5) Consegue-se otimizar o efeito do bom e velho estéreo (clique aqui e veja a diferença de um “som” mono para um som estéreo).

Melhor Posição do tweeter na hora de instalar | Som Automotivo interno

Para saber o melhor posicionamento dos tweeters na composição do seu som, é preciso antes entender as expressões:

  • On-Axis – No eixo do ouvido. Os tweeters são direcionados aos ouvidos.
  • Off-Axis – Fora do eixo do ouvido. Os tweeters cruzam em algum ponto do interior do veículo, ou, são posicionados cara-a-cara um para o outro.

Opção 1 – Direcionamento on-axis para o motorista:

É a opção que mais confere qualidade ao motorista e, provavelmente, o dono do carro e do sistema de áudio.

O tweeter do lado esquerdo é direcionado ao seu ouvido esquerdo e o tweeter do lado direito é direcionado ao seu ouvido direito, sem cruzar.

Não se considere egoísta se optar por este posicionamento, quem investiu no som foi você e quem vai usá-lo por mais tempo é você também.

Opção 2 – Direcionamento on-axis para motorista e passageiro dianteiro:

Confere qualidade tanto para o motorista quanto para o passageiro.

Obviamente há uma leve perda no detalhamento musical para o motorista.

O tweeter direito é direcionado ao ouvido direito do motorista e o tweeter esquerdo é direcionado ao ouvido esquerdo do passageiro, cruzando. 

Opção 3 – Direcionamento off-axis frontal de tweeters:

Os tweeters são instalados como no local original de um VW Fox, um de frente para o outro. Fica bom para os passageiros da frente, mas não excelente.

Opção 4 – Direcionamento off-axis para o centro do habitáculo:

Opção para agradar a todos os ocupantes do carro caso não haja coaxial ou kit 2 vias atrás.

Os tweeters no peitinho são instalados no peitinho como nas três opções anteriores, porém direcionados para cruzarem (em uma linha reta imaginária) no centro do banco traseiro.

Opção 5 – Sem direcionamento e sem peitinho.

Os tweeters são simplesmente fixados nas extremidades do painel, virados para cima e levemente inclinados para o interior do veículo.

É uma opção econômica, rápida e eficaz também.

O som fica bom para todos, mas não excelente.

É realmente necessário inverter a fase dos tweeters no Som Automotivo para ter mais qualidade?

Crossovers 12dB/oit de ordem par, como o da Audiophonic que tem alinhamento Butterworth podem eventualmente (ou seja, nem sempre) apresentar defasagem de fase que varia de leve a alta em decorrência do posicionamento dos tweeters, distância dos tweeters em relação aos woofers e ouvintes, direcionamento e acústica de cada carro.

Cada caso é um caso, isso não pode ser generalizado.

Inverter a fase do tweeter pode ou não melhorar, usuários só vão saber testando e ouvindo na prática. Se ao fazer a inversão você notar timbre sutilmente mais refinado, SPL levemente maior e qualidade geral melhorada, é seu caso.

Defasagem na fase não é inversão de fase, a primeira é gradual e a segunda é 180º exatos.

A inversão pode então reduzir ou eliminar a defasagem. Isso vale para qualquer marca e modelo e apenas para crossovers 12dB/oit de ordem par.

Um outro caso onde a inversão de fase dos tweeters pode ajudar é quando os tweeters são posicionados muito ao fundo do painel, virados para cima.

A angulação do para-brisa em relação ao painel pode fazer o agudo soar “cornetado” e agressivo demais.

Ao inverter a fase dos tweeters, reduzimos ou eliminamos esse “fenômeno” acústico.

Isso também varia de carro para carro e conforme a altura do motorista, nem sempre é necessário.

Como escolher o melhor tweeter de som automotivo?