Módulo Amplificador Taramps DS4000x4 4000 rms 4 canais

A Taramps Amplificadores apresentou mais uma novidade para o mercado de som automotivo: o Módulo Amplificador Taramps DS4000x4 4000 rms 4 canais.

O modelo conta com 4 canais, cada um de 1000wrms à 14,4v e resposta é de 8hz à 20000hz, podendo ser utilizado com qualquer tipo de alto falante, estando disponível inicialmente em versões de 1 ou 2 ohms, é o modelo mais forte já feito pela fabricante com 4 canais.

Tem opção de ligação em bridge a cada par de canal, somando sua potência e impedância, ou seja, cada par pode se transformar em um único canal de 2000wrms, possibilitando mais opções de utilização do amplificador, seja com 2, 3 ou 4 canais.

Links com dicas para instalação:

Um diferencial do amplificador, é a opção de ligação de sinal via fio com 4 canais individuais e acionamento automático, o que o torna compatível com a maioria dos Players do mercado, inclusive PLAYERS E MULTIMÍDIAS ORIGINAIS, dispensando o uso de adaptadores.

Sendo assim, o modelo é muito versátil, podendo ser aplicado em diversos sistemas.

Um exemplo, são os projetos de caixas de som residenciais, que estão em alta, e o modelo se encaixa perfeitamente, proporcionando ótima relação custo-benefício e praticidade, pois possibilita toda a instalação em um único amplificador.

Agora mais moderno, o DS4000x4 chega ao mercado para concorrer principalmente contra o modelo Banda Elite 4000.

Veja as informações da fabricante:

Um versátil amplificador com incríveis 4000 mil watts de potência, distribuídos em 4 canais de 1000 WRMS e possibilidade de conexão em Bridge.

Sua grande novidade é a entrada Fio com 4 canais individuais e acionamento automático, o que o torna compatível com a maioria dos Players do mercado, inclusive PLAYERS E MULTIMÍDIAS ORIGINAIS, dispensando o uso de adaptadores.

Além disso, conta com as tradicionais entradas RCA, ajuste de Ganho e Crossover fixo (HPF, LPF e Full), característicos dos produtos Taramps.

Praticidade, robustez e segurança são suas características marcantes, confirmadas através de seus conectores e pelo robusto dissipador em alumínio, contando ainda com um cooler silencioso.

E para melhor aproveitamento dos alto-falantes, drivers e super tweeters, este modelo está disponível nas versões de 1 ou 2 Ohms.

Gostou da novidade? 😉 Tudo isso e muito mais, para que o seu prazer em ouvir música se torne cada vez maior.

Veja mais algumas informações sobre ele:

É montado em uma carcaça de alumínio, com design característico da Taramps, com aletas que aumentam a área de contato com o ambiente e oferece ótima capacidade de dissipação de calor.

Porém, ainda conta com um cooler de acionamento inteligente, para proporcionar bom desempenho ao ser utilizado por várias horas.

As conexões de entrada de sinal são feitas via fio ou RCA, que além de permitirem a instalação stereo, oferecem a opção de acionamento automático do amplificador.

Ou seja, o módulo pode ser acionado através da conexão tradicional do fio remoto e também automaticamente através da identificação de sinal.

Esse acionamento, permite maior praticidade do módulo ao ser instalado em sistemas de som automotivo originais que não possuem a saída remota nem saídas RCA.

Veja um exemplo de instalação dos cabos:

Todo o controle do amplificador pode ser feito a partir dos dois ajustes variáveis de ganho e crossovers fixos separados a cada par de canal, possibilitando maior desempenho do sistema e adequação ao gosto do ouvinte.

No crossover fixo, há 3 opções de corte: HFP, FULL e LPF.

  • Com a chave na posição LPF, há um corte das frequências acima de 90hz, ótimo para ser utilizado com subwoofers;
  • Na posição full, não há corte nenhum, ótimo para ser utilizado em sistemas com crossover ou processador externo;
  • HPF há um corte das frequências mais baixas que 90hz, frequncias graves, o que é ótimo para ser utilizado em alto falantes de médio graves e médios, um grande exemplo, são os kits duas vias e alto falantes de 6×9″.

Possui leds de funcionamento e proteção, com sistema de proteção contra sobrecarga na saída.

Ou seja, uma desvantagem em relação ao banda elite, é a ausência do led CLIP.

Para sua instalação recomenda-se cabos de 50mm de alimentação, 4mm de alto falantes e fusível ou disjuntor de 160a.

Veja as especificações técnicas completas e como ele pode ser instalado.

Especificações Técnicas:

1 Ohm

CLASSE DE OPERAÇÃOD
NÚMERO DE CANAIS04
POTÊNCIA MÁXIMA@ 14,4 VDC – 1 Ohm: 4000W RMS (4 x 1000W RMS)
@ 14,4 VDC – 2 Ohms: 2400W RMS (4 x 600W RMS)
2 Canais em bridge (2 x 2000WRMS) à 2 Ohms

2 Ohms

CLASSE DE OPERAÇÃOD
NÚMERO DE CANAIS04
POTÊNCIA MÁXIMA@ 14,4 VDC – 2 Ohms: 4000W RMS (4 x 1000W RMS)
@ 14,4 VDC – 4 Ohms: 2500W RMS (4 x 625W RMS)
2 Canais em bridge (2 x 2000WRMS) à 4 Ohms

Especificações de ambos:

SENSIBILIDADE DE ENTRADA(Gain = Max): 250mV (RCA) / 3V (FIO)
(Gain = Max): 4V (RCA) / >10V (FIO)
RELAÇÃO DE SINAL/RUÍDO>86dB
RESPOSTA DE FREQUÊNCIA8Hz~20KHz (-3dB)
CROSSOVER HIGH PASS (HPF)90Hz (-12dB/8ª) Fixo
CROSSOVER LOW PASS (LPF)90Hz (-12dB/8ª) Fixo
SISTEMA DE PROTEÇÃOSobrecarga na saída
TENSÃO DE ALIMENTAÇÃO MÍNIMA9VDC
TENSÃO DE ALIMENTAÇÃO MÁXIMA17VDC
CONSUMO EM REPOUSO2,8A
CONSUMO MÁXIMO MUSICAL160A
CONSUMO MÁXIMO EM SINAL SENOIDAL320A
DIMENSÕES (LXAXP)268 x 72 x 333mm
PESO5,06Kg

Se é iniciante e vai montar seu primeiro sistema de som automotivo, as informações avançadas do taramps, podem te confundir uma pouco na hora da escolha, por isso recomendamos ler o post:

Qual alto falante devo usar no Taramps?

Para utilizar corretamente, é necessário ficar atento ao valor em rms dos alto falantes.

Além disso, escolher a impedância dos alto falantes é outro ponto crucial, pois, é sempre bom casar o resultado final da impedância (o que é impedância?) dos alto falantes com a do amplificador.

Veja posts explicativos:

Como ligar os alto falantes no módulo amplificador? 

  Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?

Como instalar o módulo Taramps?

Inicialmente, recomendo ir a uma loja especializada e de sua confiança em sua cidade, porém, podemos te oferecer algumas dicas de como é feita a instalação. Veja o post:

Quantas baterias utilizar para o Módulo?

A quantidade de energia no sistema, vai determinar o nível de segurança e desempenho do som automotivo.

Pede em torno de 100 amperes de bateria para ter o seu total rendimento.

Como sabemos o quanto de baterias o módulo precisa? Veja como funciona:

Qual cabo/fio utilizar na instalação do Taramps 2000?

Existem muitos fatores que influenciam nesses fatores, mas os principais são em relação aos cabos.

Pede uma bitola de 21mm para alimentação e 4mm para os alto falantes, porém, pode ser utilizado até um cabo duplo, para maior desempenho, pois, o modelo oferece esta opção nas conexões.

Para evitar a presença de ruídos no sistema de som automotivo, assim como diminuir periodicidade da manutenção, é recomendável utilizar cabos RCA de qualidade, veja:

Módulo Amplificador Taramps é Bom?

A Taramps Amplificadores é uma empresa brasileira de amplificadores e eletronicos.

Está situada na cidade de Alfredo Marcondes, no estado de São Paulo.

Veja informações da própria taramps:

Nossa empresa surgiu de maneira singela,  na fabricação de amplificadores de potência de som automotivo.

Em 1999, o trabalho era realizado de maneira “caseira” e o proprietário da Taramps fazia as instalações e montagens de caixas acústicas em uma garagem.

Contudo, era o trabalho de modificação das potências de amplificadores já existentes que começou a chamar a atenção.

A ideia era projetar e desenvolver amplificadores realmente “fortes”, que fossem além das potências disponíveis no mercado na época.

Depois disso, a Taramps iniciou a fabricação de amplificadores sob encomenda e, a partir daí, surgiu o primeiro produto da empresa, o T-1300 classes AB, com dois canais de 650W RMS e em Bridge 1300W RMS.

Em seguida, juntamente com a necessidade da contratação de novos funcionários, vieram os modelos T-500 AB, T-600 AB, T-800 AB, entre outros. No ano de 2003, a Taramps entrou para a era digital com o desenvolvimento de produtos da classe D (Digital).

Evoluções continuaram acontecendo até a empresa ser reconhecida como referência no mercado nacional de amplificadores, com constantes progressos no quadro de funcionários, colaboradores e em sua linha de produtos e acessórios, como o pioneirismo no lançamento de modelos que ultrapassaram as barreiras das potências comercializadas até então.