Como Escolher a Potência RMS Módulo Amplificador x Alto Falante?

Neste post, vou dar algumas dicas de como escolher a potência do seu módulo amplificador para seu som automotivo!

Antes de começar, precisamos entender primeiro – de maneira bem simples – de como os alto falantes interagem com os amplificadores.

Quando é aplicada uma energia no alto falante, esta energia em grande parte é transformada em calor e a outra parte é transformada em som, logo, a quantidade de energia é proporcional a quantidade de calor que será gerada.

Veja também: Como funcionam os alto falantes?

Como Escolher a Potência RMS Módulo Amplificador x Alto Falante? 1

As fábricas realizam testes nos alto-falantes, para saber o quanto de energia o alto-falante consegue dissipar e trabalhar continuamente sem sofrer danos.

Deste modo, saberemos a quantidade de energia que o alto-falante suporte, sem queimar, ou seja, sabemos o valor em RMS deste alto-falante.

É importante saber também que neste teste, é utilizado como base o ruído rosa, um sinal contínuo que serve para forçar ao máximo este alto-falante.

Porém, em músicas, o sinal não é contínuo, pois temos pausas entre notas/batidas. Logo, em músicas, os alto-falantes conseguem se resfriar melhor com esses intervalos e acabam suportando mais energia.

Como Escolher a Potência RMS Módulo Amplificador x Alto Falante? 2

O que é potência musical no alto falante?

É a potência que podemos aplicar nos alto falantes quando está tocando música.

Geralmente com este valor a mais, resulta no dobro do valor em rms nominal. Ou seja, em um alto fante de 1000 rms, a potência musical dele é de 2000 rms.

Na hora de escolher seu amplificador, basta escolher um com o valor entre a nominal ou musical, dobro da potência.

Veja também: Qual módulo amplificador é melhor?

Caso tenha mais experiencia, aplicar o dobro da potência em alto falante de alto desempenho, vai resultar em um desempenho mais elevado, porém requer mais atenção na utilização execução do projeto.

Caso seja iniciante, o ideal é escolher um com o valor mais próximo da potência nominal, pois ele vai receber menos energia e vai esquentar menos, diminuindo as chances de queima por algum erro na utilização como distorção no som ou projeto do sistema, como cabos finos, caixa errada, falta de bateria etc.

Como Escolher a Potência RMS Módulo Amplificador x Alto Falante? 3

Esta aliás, é a recomendação de algumas fábricas de alto falante, pois esse erros são muito comuns e não servem para acionar a garantia do produto.

Logo, pode surgir a dúvida, caso não queira ter prejuízos e queimar o alto falante, pode aplicar menos potência no alto falante?

Alto Falante Mais forte que o módulo Amplificador Pode?

Depende da situação. Vamos explicar utilizando alguns exemplos.

Onde na situação 1, temos um sistema de alto desempenho, onde não é recomendável fazer isso:

Como Escolher a Potência RMS Módulo Amplificador x Alto Falante? 4

Como 2 falantes de 500 watts RMS ligados a um amplificador de 400 watts RMs.

Teoricamente, o único problema mais óbvio desta seria a obtenção de um baixo desempenho sonoro do sistema, mas não é só isso!

Utilizar falantes muito mais potentes que o amplificador pode causar também problemas de impedância e, consequentemente, superaquecimento de qualquer amplificador.

E por quê isso ocorre?

Isso acontece, pois o alto falante possui uma faixa de temperatura ideal de funcionamento que permita que ele atinja a impedância mais próxima de sua especificação.

Como Escolher a Potência RMS Módulo Amplificador x Alto Falante? 5

Quando ligamos um amplificador de menor potência em alto-falantes de grande potência, pela sua maior eficiência na dissipação de calor, ele trabalhará em uma temperatura muito baixa e apresentará uma impedância média que chega tipicamente perto dos 2,7 ohms (para um alto falante de 4 ohms, e 6,2 para um de 8 ohms).

Baixíssima!

Como Escolher a Potência RMS Módulo Amplificador x Alto Falante? 6

Como consequência, o amplificador se protegerá desta situação acionando seus sistemas de proteção e superaquecendo-se.

Portanto, poderá causar problemas de desempenho e durabilidade de um sistema, em vários âmbitos diferentes.

Como Escolher a Potência RMS Módulo Amplificador x Alto Falante? 7

Tanto no momento em que o amplificador é exigido em seu limite (gerando distorção e maior risco de queima dos falantes), quanto nos momentos em que ele está, aparentemente, trabalhando com folga (gerando baixas impedâncias e superaquecimento do amplificador).

Já numa situação 2, onde temos um sistema básico, como: Alto falantes de porta, drivers e tweeters de baixo valor em rms.

Conseguimos utilizar um amplificador de menor valor em rms com menor risco, pela baixa capacidade de dissipação de calor do conjunto, conseguindo chegar à temperatura ideal de trabalho com maior facilidade .

Outro fator que pode ajudar, é que alguns modelos saem de fábrica com valores de resistência elétrica mais próximos em relação à impedância nominal, como os alto falantes de 6 polegadas, com RE em torno de 3,8 ohms.)

qual potencia aplicar em drivers tweeters e alto falantes de porta impedancia

Nesses tipos de alto falantes, aliás, por causa desse motivo, também não é tão proveitoso aplicar o dobro da potência por causa do maior risco de queima.

O conjunto pequeno resulta em baixa capacidade de dissipação de calor mesmo com os intervalos das músicas, se aproximando da situação de quando é testado em sinal de ruído rosa.

Como escolher o melhor amplificador?

Amplificador de 1,2 ou 4 ohms? Qual o melhor?