A Banda Áudio Parts apresentou mais uma novidade para o mercado de som automotivo: o Módulo Amplificador Banda Electra Bass 8k de 8000 rms 1 canal
Com potência de 8000 watts rms à 12,6 volts, e até 9500wrms à 14,4 volts, está disponível em versões de1 ou 2 ohms.
Em ambas as opções, pode ser utilizado em impedâncias maiores, como em 4 ohms na versão de 2, amplificando em torno de 5100wrms.
Traz o novo design de carcaça aplicado nos lançamentos da fabricante, que estreou com o modelo Dynamic 2000.4.
Alguns dos diferenciais do modelo, estão em seu tamanho e peso, o Electra 8K é incrivelmente compacto para um amplificador de 8000wrms, sendo quase do tamanho de amplificadores de 3000wrms tradicionais e pesando somente 6,3kg.
Além disso, em relação a linha Electra da própria fabricante, trouxe o recurso de ajustar a frequência do BASS BOOST, de 30 à 80hz em até 12dB, para deixar os ajustes de graves ainda mais precisos, além de novo range de cortes HPF e LPF, ficando mais amplos.
Links com dicas para instalação:
- Como escolher um módulo amplificador?
- Como instalar um módulo amplificador?
- Como ligar os alto falantes no módulo amplificador?
- Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?
- Qual bitola de cabo utilizar para o módulo amplificador?
- Qual Cabo RCA utilizar no módulo Amplificador?
- Como regular o módulo amplificador? Som Automotivo
Porém, pelo tamanho compacto, traz os conectores de alimentação de tamanho padrão, o que foge um pouco dos últimos lançamentos do mercado, que estão apostando em conectores para bitolas bem grandes.
Chega ao mercado para ser mais um integrante da linha Electra, muito renomada no mercado, sendo utilizada principalmente nos sistemas trio-goianos, e tem como concorrentes diretos, os modelos Stetsom DB8000 e o taramps Bass 8K.






Veja mais informações sobre o lançamento:
É projetado em um chassis 100% em alumínio injetado, possui grande massa e possui ótima capacidade de dissipação do calor, mas para ajudar inda mais, conta com micro ventiladores de acionamento automático, que ajudam a manter o desempenho durante a utilização por várias horas.
O electra bass 8K possui resposta de frequência de 16hz à 500 hertz, tocando com excelente qualidade musical, alto falantes subwoofers, mas dependendo do projeto, pode ser aplicado em woofers de 15 e 18 polegadas, por exemplo.
Na parte de ajustes, conta com o novo crossover embutido, com ajuste de ganho, cortes HPF de 16 a 120 hertz, LPF de 50 à 500hz, Bass Boost com incremento de até 18 decibéis e ajuste da frequência do bass boost, de 30 à 80hz.
Possui elevada eficiência, e leds indicadores de Funcionamento, Clipping e proteção.
O Electra possui uma capa de proteção dos bornes característico da fabricante, a conexão de sinal é feita via RCA e os as bitolas recomendadas para sua utilização são de 70mm para alimentação e 6mm para os alto falantes.
Seu consumo musical é de 400a, sendo um ótimo indicação para a quantidade de bateria necessária para mandar os 8000wrms.
Veja as especificações completas.
Veja suas especificações técnicas:
– Potência Máxima 14,4v @ 2 Ohm: 9500 WRMS
– Potência Máxima 14,4v @ 4 Ohms: 6800 WRMS
– Potência Máxima 12,6v @ 2 Ohm: 8000 WRMS
– Potência Máxima 12,6v @ 4 Ohms: 5100 WRMS
– Eficiência @ 4 Ohms: 88%
– Eficiência @ 2 Ohms: 79%
– Tensão de Entrada: 9 – 15V
– Impedância de Entrada: 100K Ohms
– THD Máxima Potência: <3%
– Sensibilidade de Entrada: 200mV a 8V
– Relação Sinal Ruído: 80dBs
– Resposta em Frequência: 16 a 500Hz (-3dBs)
– HPF (Subsônico): 16 – 120Hz @ 12dB/oitava Linkwitz-Riley
– LPF (Crossover): 50 – 500Hz @ 12dB/oitava Linkwitz-Riley
– Bass Boost Variável: 30 – 80hz em até 12dB
– Fusível Recomendado: 2 x 225A
– Corrente de Repouso: ~3A
– Corrente Máxima (sinal musical): 400A
– Corrente Máxima (sinal senoidal): 850A
– Cabos de Alimentação (mín. recomendado): 70mm / 0 AWG
– Cabos de Saída (mín. recomendado): 2 x 6mm / 2 x 3 AWG
– Peso (Kg): 6,3
– Altura (mm): 73
– Largura (mm): 256
– Profundidade (mm): 317
O BANDA serve para meu som automotivo?
Se é iniciante e vai montar seu primeiro sistema de som automotivo, as informações avançadas, podem te confundir uma pouco na hora da escolha, por isso recomendamos ler o post:
Qual alto falante devo usar no Banda?
Veja posts explicativos:
Como ligar os alto falantes no módulo amplificador?
Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?
Como instalar o módulo Banda?
Inicialmente, recomendo ir a uma loja especializada e de sua confiança em sua cidade, porém, podemos te oferecer algumas dicas de como é feita a instalação. Veja o post:
Quantas baterias utilizar para o Módulo Banda?
A quantidade de energia no sistema, vai determinar o nível de segurança e desempenho do som automotivo.
Pede em torno de 600 amperes de bateria para ter o seu total rendimento.
Como sabemos o quanto de baterias o módulo precisa? Veja como funciona:
Qual cabo/fio utilizar na instalação do Banda?
Existem muitos fatores que influenciam nesses fatores, mas os principais são em relação aos cabos.
Para evitar a presença de ruídos no sistema de som automotivo, assim como diminuir periodicidade da manutenção, é recomendável utilizar cabos RCA de qualidade, veja:

Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).