Como melhorar o Som Automotivo Original? Som Interno de Qualidade

Hoje vou dar algumas dicas para vocês, de como melhorar seu sistema de som automotivo original ou básico!

Para começar, temos que ter algumas coisas em mente:

  • Não confundir qualidade com valor em rms dos produtos: o valor em rms está mais ligado ao volume/intensidade do som; A qualidade, está mais relacionada a um bom equilibro de todas as frequências audíveis, os graves, médios e agudos.
  • Quanto mais conhecimento, mais fácil ficará de adequar o sistema ao seu gosto gastando menos, porém, não existe milagre, quando mais qualidade sonora, maior o custo do projeto;
  • Cada carro possui uma acústica diferente: isso acontece, pois cada um possui também uma construção diferente, como por exemplo, portas mais reforçadas que melhoram a reprodução de graves, menor ruído do motor, melhor posicionamento de alto falantes etc.

Como melhorar o Som Automotivo Original? Som Interno de Qualidade 1

A principal vantagem para quem quer melhorar um sistema de som e quer gastar pouco, é que ela pode ser feito por etapas, ou seja: você pode ir acrescentando melhorarias aos poucos até chegar ao seu gosto.

Poderá começar por duas opções:

Como dar um upgrade no Som Original

Como melhorar o Som Automotivo Original? Som Interno de Qualidade 2

A troca do Player ou dos alto falantes de porta.

O mais recomendável, é trocar o player, pois ele é o ponta pé inicial do sistema, onde se já saímos com menor qualidade de áudio, fica mais complicado de acertar.

Recomendamos investir em um player de maior qualidade, uma dica, é utilizar um modelo pioneer.

Ele é o mais utilizado do mercado e mesmo os modelos mais básicos (tirando os de tela pequena embutida) oferecem ótima potência com o amplificador interno, sem mentir o valor rms e ótimas opções de ajuste de som.

Porém, grande parte dos modelos que estão saindo de fábrica, possuem muitas funções, como comando no volante etc, o que pode dificultar a troca.

Como melhorar o Som Automotivo Original? Som Interno de Qualidade 3

Qual Alto Falante de Porta Escolher (Qual a diferença de Triaxial, Quadriaxial e Kit Duas Vias)

Como melhorar o Som Automotivo Original? Som Interno de Qualidade 4

Pode optar por modelos triaxiais, quadriaxiais etc, são modelos características por possuírem um torre no meio do alto falante, que na verdade é onde ficam os tweeters para a reprodução dos agudos, e sua nomenclatura informa o quantidade de tweeters presentes na torre.

A vantagem deles é que possuem uma boa relação custo-benefício e sendo ótima opção para quem quer somente uma melhora no volume sonoro.

Se deseja maior qualidade, opte por um modelo kit duas vias.

Algumas das vantagens desse tipo de alto falante, é que:

Os sistemas originais os alto falantes de porta, geralmente estão mal localizados e os médios-altos e agudos, como as vozes e grande parte de instrumentos musicais, são os mais prejudicados.

Isso acontece, pois esses tipos de som são extremamente direcionais, ou seja, os alto falantes precisam estar voltados para o ouvinte, e nestes casos, eles geralmente estão próximo da perna do ouvinte.

No Kit duas vias alto falante é separado do mini tweeter, e desde modo conseguimos melhor posicionamento do tweeter no carro, (a partir da coluna A do Carro, Maçaneta ou no próprio painel), conseguindo melhor direcionamento das frequências agudas para os ouvidos e consequentemente maior qualidade sonora;

O alto falante que vai na porta também, geralmente é feito com materiais de melhor qualidade e geralmente também proporciona um ganho nas médias e baixas frequências.

Mesmo após essas melhoras, poderá ainda perceber algumas deficiências, como baixo volumo sonoro ou baixa qualidade.

Utilizando os alto falantes traseiros e do Tampão

Se notou baixo volume sonoro, uma das opções é comprar um par de alto falantes para as portas traseiras, que dependendo do posicionamento no seu carro, vai acrescentar volume e não precisará gastar muito, pois vai aproveitar o amplificador interno do player, que suporta até 4 alto falantes.

Como melhorar o Som Automotivo Original? Som Interno de Qualidade 5

Outra alternativa, é utilizar um alto falante 6×9 no tampão, que por sua maior área de cone e melhor posicionamento do veículo, vai reforçar a intensidade do som.

Se já tentou essas opções, ou não gosta de idéia de modificar o tampão, está na hora de pensar em adquirir um pequeno módulo amplificador, para deixar o som mais potente.

Qual módulo amplificador utilizar para um Som Automotivo Básico?

Um modelo muito utilizado é o de 2 canais de 2 ohms, perfeito para utilizar até 4 alto falantes pequenos ou 6×9.

Um problema desses alto falantes é que eles são pequenos, não sendo muito fortes ou com boa qualidade musical nos graves.

Como melhorar o Som Automotivo Original? Som Interno de Qualidade 6

Para resolver esse problema e aumentar a qualidade, o ideal é investir em um subwoofer para o sistema de som automotivo.

Subwoofer no Som Automotivo Original

Ele é um alto falante voltado para reprodução de graves, porém para que isso acontece com ótima eficiência, terá que ter um módulo com saída específica para ele e uma caixa acústica.

Há vários modelos no mercado, deste subwoofers com caixas ativas, que acompanham o módulo e agregam praticidade no uso e instalação e até os comuns onde permite maior personalização do sistema.

Um exemplo de sistema muito utilizado, é um com um módulo de 3 ou 4 canais, com dois canais para os alto falantes de porta e mais um ou dois para o subwoofer.

Como melhorar o Som Automotivo Original? Som Interno de Qualidade 7

Som Automotivo de Qualidade

Uma das opções para quem deseja uma qualidade musical de alto nível, é a opção da manta acústica, que evitam o cancelamento de ondas dentro do carro, diminuem os ruídos e aumentando principalmente o grave interno.

O custo varia de acordo com o material e os locais “tratados” de 300 a 2.000 reais, sendo pouco comum, mais utilizada para quem quer um sistema de alta definição.

Como melhorar o Som Automotivo Original? Som Interno de Qualidade 8

Se for o seu caso, o que vai pesar bastante também, será a escolha dos componentes, como modelos de kit 2 e até 3 vias e subwoofers feitos com materiais de maior qualidade, mas consequentemente de maior custo. Encontrará, por exemplo, modelos de kits duas vias de mais 1000 reais com valores em rms bem baixos, mas com extrema fidelidade de áudio.

Quem deseja um sistema interno e externo mais de baixo custo, uma opção é a utilização de modelos com caixas trio, um dos sistemas mais utilizados no mercado.

Nele, se acrescenta um driver ou alto falante de médio com um super tweeter na caixa.

Como melhorar o Som Automotivo Original? Som Interno de Qualidade 9

Nestes casos, é legal pensar também nos modelos de alto falantes woofers, que proporcionam maior desempenho em um som à longa distância.

Se quer também maior volume sonoro, terá que ter um sistema de maior valor em rms, provavelmente a melhor opção é utilizar um módulo separado para o subwoofer ou woofer, como modelos de 800wrms ou superior.

Nestes casos, o ideal é:

  • ter uma bateria mais forte ou auxiliar para alimentar corretamente o sistema;
  • um processador para melhorar a qualidade do sinal;
  • poderá trocar o kit duas vias, por alto falantes de médios com plugue de fase e um mini tweeter.

Nesses sistemas externos, há várias opções.

Veja os modelos mais comuns no mercado brasileiro:

Som automotivo pancadão

Nestes sistemas, se utiliza pares de alto falantes para grave com até em torno de 600wrms cada, drivers e tweeters, dando ótimo desempenho para sistemas externos.

O custo dos projetos mais comuns com alto falantes de 400 à 600 rms, fica em torno de 1900 à 3000 reais.

Os sistemas com alto falantes de 1500 rms também são muito utilizados para quem deseja maior desempenho, o custo final do projeto aumenta, pois além dos alto falantes mais fortes, há maior necessidade de baterias e acessórios para melhorar o desempenho e segurança, ficando entre 3500 à 6000,00 reais.

Este tipo de sistema é muito comum nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Na região de Minas Gerais, por exemplo, os valores são parecidos, porém a preferência fica para a utilização de graves de 15, proporcionando graves mais profundos.

Sistema 4 vias de som automotivo

Com esse sistema, além da utilização de mais drivers, temos mais vias com incremento de alto falantes de médio.

Este tipo de sistema é muito comum no norte e nordeste do Brasil, dando uma qualidade muito boa no forró.

O valor pode variar bastante com a região e quantidade de equipamentos utilizados, ficando na faixa de 5000 à 10000 reais, utilizando como base dois alto falantes de grave.

Um sistema muito comum em outra região do Brasil, é o trio goiano.

Quanto custa um sistema trio goiano

Este tipo de sistema é comum na região centro oeste.

Se utiliza vários alto falantes subwoofers no porta malas ou caçamba, com vários alto falantes nas portas também.

Uma característica é a utilização de acrílico na construção das caixas, o que eleva o custo do projeto, mas que proporciona um design diferenciado.

Um projeto desse fica na faixa dos 7000 à 20000 reais.

Qual sistema de som que tem no carro? Deixe nos comentários!

Como montar um som automotivo passo-a-passo?

Qual é melhor? Subwoofer ou Woofer?

Veja: Qual a diferença entre subwoofer e woofer?

E a influência no tamanho do alto falante no som: Qual tamanho (polegadas) de alto falante é melhor para meu som automotivo?

Como escolher o alto falante de médio?

Como escolher o alto falante de grave?

Como escolher o módulo de som automotivo?

Se é iniciante e vai montar seu primeiro sistema de som automotivo, as informações avançadas, podem te confundir uma pouco na hora da escolha, por isso recomendamos ler o post:

Qual alto falante devo usar?

Para utilizar corretamente, é necessário ficar atento ao valor em rms dos alto falantes.

Como ligar os alto falantes no módulo amplificador?

Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?

Como instalar o módulo?

Inicialmente, recomendo ir a uma loja especializada e de sua confiança em sua cidade, porém, podemos te oferecer algumas dicas de como é feita a instalação. Veja o post:

Quantas baterias utilizar para o Módulo?

A quantidade de energia no sistema, vai determinar o nível de segurança e desempenho do som automotivo.

Como sabemos o quanto de baterias o módulo precisa? Veja como funciona:

Qual cabo/fio utilizar na instalação?

Existem muitos fatores que influenciam nesses fatores, mas os principais são em relação aos cabos.

Para evitar a presença de ruídos no sistema de som automotivo, assim como diminuir periodicidade da manutenção, é recomendável utilizar cabos RCA de qualidade, veja: