Todos os carros possuem um espaço para a instalação de um alto falante pequeno, geralmente de 6 polegadas e na porta.
Uma opção bem em conta e muito utilizada é o alto falante triaxial.
Porém, esse tipo de alto falante, não é recomendado para quem procura um sistema de som automotivo com maior qualidade sonora em seu carro, o ideal é a instalação de um Kit Duas vias. Se você tem dúvidas com relação à esse assunto, reunimos algumas informações que irão te ajudar.
Kit duas vias = Kit 2 vias = Kit Two Way
O que é um Kit Duas vias?
O kit duas vias, como o próprio nome diz, é um kit contendo dois reprodutores de áudio que tocam frequências diferentes.
Ou seja, o kit duas vias um conjunto composto com um alto falante Mid Bass (para reproduzir sons médios), um tweeter (para reproduzir frequências agudas), e um divisor de frequência ( que ”filtra” o sinal e envia para o tweeter).
Ou seja, o mid bass é uma via e o tweeter é outra via.
Do que é composto o kit duas vias?
1. Crossover ou Divisor de frequência
Como o próprio nome diz, divide as frequências. No kit duas vias ele é utilizado para direcionar as frequências agudas corretamente para o tweeter, senso instalado antes dele.
Há ainda modelos de kit duas vias com crossover, ele é um pouco mais complexo e geralmente acompanha modelos mais caros, fazendo o corte de frequência para para ambos, sendo instalado antes dos dois.
Veja também: Como instalar um kit duas vias? Alto Falante
2. Mid-bass
Os mid-bass são alto-falantes que fornecem as frequências de graves mais baixas.
Estes são normalmente montados no local de fábrica nas portas.
Como esses alto-falantes operam separados dos tweeters, eles são capazes de produzir som de forma mais eficiente com menos interferência e distorção.
Veja também: Como escolher o melhor alto falante mid-bass?
Plugue-de-fase no alto falante mid-bass
Os modelos ainda podem ter uma “modificação” na calota/protetor, onde ela é eliminada e dá lugar ao plugue-de-fase.
A vantagem da utilização do plugue-de-fase, é que ele facilita a troca de calor da bobina com o ambiente, mantendo seu bom desempenho ao ser utilizado por várias horas.
Outro fator, é o ganho de qualidade nas altas frequências, diminuindo o cancelamento e aumentando o range de resposta.
Algumas das desvantagens, ficam por conta da menor área de cone do alto falante e consequentemente pode diminuir o desempenho nos graves, sendo assim, o ideal é possui um subwoofer no sistema.
Além disso, a troca pelo plugue-de-fase, pode afetar a sensibilidade e geralmente aumenta o custo final do alto falante ou kit duas vias.
3. Tweeters
Os tweeters fornecem as frequências mais altas dos alto-falantes.
Quando você está ouvindo música, os tweeters são responsáveis por enviar tudo o que não é tratado com tons graves mais baixos.
Essas altas frequências são direcionais, mais do que o que vem dos subwoofers e mid-woofers.
Portanto, eles precisam ser montados o mais próximo possível das orelhas.
No entanto, os tweeters devem permanecer próximos aos woofers, para que as frequências atinjam o ouvido ao mesmo tempo.
Veja também: Como escolher o melhor tweeter no som automotivo?
Vantagens dos Alto Falantes Kit Duas vias
Com a adição de alto-falantes componentes para o seu carro, você pode esperar os seguintes benefícios.
Clareza Tonal Superior
Por causa de como o crossover ou divisor de frequencia que direciona o som, os tweeters e até os mid-bass em alguns modelos, são responsáveis apenas por reproduzir as frequências atribuídas.
Isso melhora o desempenho dos alto falantes e diminui as chances e problemas mecânicos e até de queima deles.
Palco de som otimizado
Ao contrário dos alto-falantes coaxiais, triaxiais, quadriaxiais, etc, você pode tem muito mais controle do palco sonoro.
Os sistemas de fábrica com alto-falantes coaxiais geralmente criam uma “névoa” de som difícil de ajustar.
Ao colocar seus tweeters no painel, painéis de vela ou pilares A, você pode elevar a qualidade do sistema de som, permitindo que sua música soe como se estivesse vindo de uma posição muito mais natural.
Ao separar os drivers de um alto-falante componente, o som não é mais emitido atrás de você ou apenas nos joelhos. Isso é chamado de ajuste de ‘estágio de som’.
Desvantagens dos alto-falantes componentes
Embora sejamos grandes defensores de ter alto-falantes componentes em seu veículo, existem algumas desvantagens que você deseja considerar antes de comprar um novo conjunto.
Custo mais alto
Em geral, alto-falantes kit duas vias custarão mais do que coaxiais do mesmo tamanho.
Claro, existem exceções a essa regra com base no nome da marca e no nível de qualidade que você está analisando.
Com isso em mente, você deve se perguntar quanto de investimento está disposto a investir em uma melhor qualidade de som. Se você está procurando um som elevado, o pequeno aumento de preço não o impedirá de dar o upgrade.
Instalação mais complicada
Quando você está simplesmente substituindo os alto-falantes de fábrica em seu veículo, a instalação não é difícil.
Você retira os alto-falantes antigos e os substitui pelo novo conjunto. No entanto, adicionar alto-falantes componentes a locais que ainda não abrigavam um alto-falante ou tweeter pode ser um pouco mais desafiador.
Primeiro, você precisa encontrar um local apropriado para montar seu crossover.
Além disso, se os alto-falantes de fábrica não vierem com tweeters, talvez seja necessário fazer um furo na porta para colocá-los. Se isso é algo com o qual você não se sente confortável, você precisará levar seu veículo a um instalador profissional, o que custa mais dinheiro.
9 dicas e respostas para dúvidas mais comuns sobre o kit duas vias
1 – Qual a diferença do Kit Duas vias para um alto falante comum de porta (triaxial, quadriaxial e etc)?
O kit duas vias possui o tweeter separado do alto falante mid bass. No alto falante comum os dois são ”juntos”.
- Alto Falante Kit Duas Vias – Duas vias separadas;
- Coaxial – Duas vias em um único alto falante;
- Triaxial – Três vias em um único alto falante;
- Quadriaxial -Quatro vias em um único alto falante;
- Pentaxial – Cinco vias em um único alto falante.
Quer dizer então que quanto mais vias, mais qualidade sonora e potência tem o alto falante?
Não.
Nesses tipos de alto falante, como seus tamanhos são pequenos, só se consegue acrescentar pequenos tweeters como vias.
Ou seja, um alto falante pentaxial, terá maior facilidade na reprodução de agudos do que um alto falante coaxial, porém não quer dizer que terá maior qualidade sonora.
Veja também:
2 – Por que o Kit Duas vias ”possui” maior qualidade sonora que um alto falante de porta comum?
Com os reprodutores de áudio separados consegue-se uma qualidade sonora superior, ou seja, trabalhando separadamente, sua interação com o ambiente é maior e possibilita uma audição de um som mais plano.
Outro fator que ajuda a melhora na qualidade é o divisor de frequência, sem ele, o tweeter perde rendimento e qualidade sonora.
Vamos mais afundo no assunto:
O agudo (faixa de frequência que o tweeter responde) é uma onda bem direcional, ou seja, o tweeter, para uma melhor qualidade, deve ficar voltado para o ouvinte.
Em muitos casos, os coaxiais ou triaxiais, não proporcionam isso, pois ficam voltados para frente e na maioria dos carros os falantes ficam bem embaixo, dificultando um melhor envolvimento do som para o ouvinte, já que o tweeter ficará voltado para os joelhos ou pés
Veja também: Como montar um som automotivo?
3 – Diferença de utilizar o Kit Duas vias nas portas dianteiras ou traseiras:
A utilização do kit duas vias nas portas dianteiras é muito recomendável, mas nas traseiras nem tanto. Isso ocorre pois quando se instala o kit duas vias na parte frontal já se consegue uma qualidade interna boa dentro do carro para todos os ouvintes, podendo o dono do carro complementar o sistema com o simples modelo coaxial na parte traseira. Se utilizar o kit duas vias na parte traseira e o coaxial na parte frontal, não conseguirá a mesma qualidade.
4 – Potência em rms e qualidade no Kit Duas vias
O segredo do kit duas é a qualidade, não é a potência em rms. Por isso, em uma breve pesquisada por preços no mercado, poderá encontrar modelos de 120,00 reais à 800,00 reais, todos com potência em rms de em torno de 60 rms (tome cuidado com marcas que utilizam a soma do rms dos dois kit de alto falantes). Opte por marca conhecidas.
5 – Preciso utilizar módulo no Kit duas vias?
Depende. Se seu Cd Player for de qualidade (ex: Pioneer) conseguirá um resultado legal com a instalação sem módulo. Mas claro que isso é muito relativo, por isso ser aproveitar toda a performance do Kit o ideal é a utilização de um módulo.
6 – Qual módulo utilizo para um Kit Duas vias? (veja um post completo de como escolher um modulo amplificador?)
Como dito anteriormente o que manda no kit é a qualidade e não o valor em rms. Por isso pode optar um módulo simples (de preferência digital que consome menos energia). Um amplificador interessante é o Taramps TL500, que possui uma potência de 50 rms e sua instalação pode ser feita em rádios originais sem muitas alterações no sistema, mas claro, pesquise e veja qual melhor opção se encaixa no em seu caso.
7 – Aonde instalo o Kit Duas Vias?
O alto falante do kit duas vias é colocado na porta do veículo. Por isso é importante saber o tamanho do alto falante na porta que seu carro aceita. Geralmente é de 6 polegadas.
Clique aqui e veja o tamanho de alto falante de porta para o modelo do seu carro;
O Tweeter geralmente vai na coluna A do carro.
O Divisor de frequência é instalado somente para o tweeter, é uma caixa pequena que tem que ser fixada em um local firmemente para que não tenha ruídos.
8 – Instalei o kit duas vias, e agora quero mais qualidade sonora ainda, o que devo fazer?
Mesmo com um kit duas vias no carro, você pode perceber que pode faltar grave, isso acontece pois mesmo sendo um alto falante voltado para qualidade sonora, ele é um alto falante pequeno que não reproduz tão bem as frequências mais baixas. logo, o recomendável é utilizar um alto falante subwoofer para sanar o problema de falta de graves.
9 – Qual regulagem usar no kit duas vias?
Se seu cd player tiver a opção de corte HPF (vai tirar um pouco de grave, aumentando o volume, mas pode perder qualidade, principalmente se não tivre um subwoofer no carro), você pode regular para tirar um pouco mais de desempenho.Utilize o corte HPF em 50hz ou superior.
Veja um post com informações sobre para que serve o Corte HPF.
Veja um post com informações de qual o tamanho dos alto falantes de porta do meu carro?
Quer um sistema mais forte? Veja um vídeo com dicas de como montar um automotivo completo:
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).