O pensamento de instalar alto-falantes de carro em seu som automotivo, pode ser bastante intimidante.
Eles estão embutidos nas portas, às vezes no painel e talvez no tampão.
Como você tira os antigos e substituí eles sem danificar nada?
E se você estiver atualizando para um sistema de Kit duas vias, precisará de uma maneira de montar novos tweeters em algum local do veículo.
Veja também:
- O que é um kit duas vias?
- Como escolher o melhor alto falante de porta?
- Dicas valiosas antes de comprar seu alto falante de porta
O fato é que a instalação do alto-falante da porta no carro é mais fácil do que parece.
Tudo que você precisa são algumas ferramentas simples e um pouco de conhecimento.
Vamos mostrar algumas dicas aqui, esperamos inspirar você a enfrentar esse projeto não muito difícil.
Só vai precisar ficar atento em algumas coisas, como:
- Diferenças de veículo para veículo: Veja o Tamanho correto do alto falante de porta no seu carro, pode ser de 6, 5 e até 6×9 polegadas.
- Peças necessárias: Pode precisar de adaptadores para fixar o alto falante corretamente na porta.
- Ferramentas necessárias;
- Substituição de alto-falantes de porta;
- Adicionando tweeters;
- Alto-falantes montados no painel;
- Alto-falantes no tampão.
Diferenças de veículo para veículo
Seria ótimo se os fabricantes de automóveis pudessem padronizar sua maneira de construir portas e instalar alto-falantes, mas não o fazem.
Cada veículo difere, assim como a sua sonoridade também é afetada.
Como resultado, só podemos fornecer conselhos genéricos sobre a instalação de um sistema de componentes.
No entanto, abordaremos os locais mais comuns que os fabricantes gostam de colocar alto-falantes: as portas e também o tampão do carro.
Peças necessárias
Além dos alto-falantes, considere comprar dois outros itens:
1 – Um chicote elétrico específico do veículo.
Isso conecta os alto-falantes ao plugue de plástico dedicado na extremidade do chicote de fiação do carro, isso vai deixar a instalação mais profissional e também, pode evitar alguns tipos de problemas, relacionados à umidade interna que vaiaparecer com vidro molhado das chuvas etc. A alternativa é cortar os fios e fazer conexões cravadas ou soldadas.
2 – Suportes de alto-falante ou Aro adaptadores de alto-falante.
Estes são para quando seus novos alto-falantes são de tamanho diferente daqueles que já estão no veículo ou os orifícios de montagem não se alinham.
Como você vai saber se você precisa deles?
É complicado saber sem antes tem o alto falante que vai instalar e também remover a própria parte interna do forro de porta, mas o que pode fazer é pesquisar: nome do seu carro + kit adaptador para alto falante de porta.
Se existir o modelo para o seu carro, muito provavelmente a compra desse aro adaptador vai ser importante, pois ela pode ajudar em alguns fatores.
- Fornece a furação correta para um alto falante;
- Avança o alto falante para frente, evitando com que o ímã do alto falante novo, esbarre na máquina de vidro, limitando a descida dele;
- Melhor direcionamento do alto falante para os ocupantes no veículo.
Para sistemas de maior potência, o tamanho do alto falante de porta em altura, pode ser muito grande, e ser necessário um adaptador personalizado de madeira.
Ferramentas recomendadas (não são obrigatórias)
O maior desafio que você enfrentará é remover o acabamento interno sem danificá-lo.
Para fazer isso de maneira profissional, pode utilizar um conjunto de ferramentas do tipo espatula de plástico. É só uma recomendação, pois a maioria do pessoal, puxa com a mão mesmo, mas com as espatulas, evita estourar as presilhas de plástico que vão nas portas dos veículos mais modernos.
Caso isso aconteça, o forro de porta começa a ficar mais frouxo na porta, e se fizer muitas vezes, é necessário trocar as presilhas.
Kit simples de ferramentas para o trabalho:
- Seja nos carros mais novos ou mais antigos, vai precisar de um conjunto de chaves philips ou fenda.
- Poderá precisar também de alguma chave “L” para remover parafusos sextavados.
- Uma fita isolante e uma tesoura ou alicate de corte.
Para garantir todas as variáveis, aqui está uma lista, bem mais completa, do que você pode chegar a precisar ou para deixar a instalação mais profissional.
- Espatulas – planas e angulares para remover o forro (não obrigatório);
- Chaves de fenda de cabeça cruzada (Phillips) (ou brocas para sua furadeira);
- Soquetes pequenos – métricos e polegada;
- Uma pistola de solda e mangas termo-retráteis;
- Tesoura ou alicate de corte;
- Cola Quente ou fita dupla face automotiva;
- Serra copo do tamanho necessário para cortar aberturas para tweeters, se no seu carro não tiver o local apropriado, de preferência com o passo de dente mais fino que você puder encontrar. (Obviamente, não aplicável se você estiver instalando alto-falantes coaxiais.)
Substituição de alto-falantes de porta
A maioria dos carros modernos tem os alto-falantes montados nas portas.
Você ainda pode encontrar alguns com eles no painel e outros no tampão.
Aqui vamos nos concentrar naqueles das portas e adicionar algumas dicas para lidar com esses outros locais.
Para começar, vamos supor que você está substituindo os alto-falantes originais, sem tweeters.
Na seção seguinte, abordaremos como adicionar tweeters, se você estiver seguindo o passo-a-passo.
- Estacione onde você tenha espaço para abrir totalmente as duas portas (para maior segurança, pode desconectar a bateria, mas o recomendável é só não ligar o player, pois desconectar a bateria pode trazer alguns problemas de configuração no sistema do carro, que vai reiniciar).
- Estude o forro da porta para encontrar os parafusos de fixação.
Remova qualquer um que esteja visível, outros podem estar escondidos sob peças de acabamento removíveis, talvez sob o apoio de braço.
Um local que é quase certeza que tem um parafuso, é no puxador que abre a porta, pois se faz uma tração para abrir. E no descanso de braço, pois se faz tração para fechar, sendo assim, esses locais se forem pressos com presilhas, iriam se soltar mais facilmente. - Você pode tentar remover os controles do vidro elétrico. Geralmente são somente encaixados, porém, se estiver com medo de estragar alguma coisa, o que pode fazer é uma gambiarra, onde primeiro você solta o forro, depois desconecta os plugues por baixo (é mais complicado de fazer se não tiver alguma habilidade motora).
A maioria dos carros tem interruptores no apoio de braço e este painel geralmente pode ser aberto (tendo cuidado para não arranhar nenhuma superfície). Em seguida, desconecte a fiação. Se houver alguma possibilidade de misturar os fios, enrole fita adesiva em volta deles e marque-a adequadamente.
Se o seu carro tiver janelas de manivela, a maçaneta deve sair.
Ele pode ser mantido no lugar por um parafuso, mas mais frequentemente há um grampo de mola entre a maçaneta e o acabamento da porta.
Suas espatulas devem ser boas para remover isso.
- A maioria dos carros tem um “painel de vela” cobrindo onde o espelho da porta é montado. Isso provavelmente precisará sair antes que a guarnição da porta se levante.
A menos que você veja os parafusos segurando-o no lugar, use sua espatula para alcançar os lados e puxá-lo para fora. - Remova o acabamento da porta. Comece deslizando sua ferramenta de alavanca entre a porta e o painel de acabamento no canto inferior.
Deslize a ferramenta lateralmente até encontrar um clipe de retenção, é a presilha.
Agite a espatula perto da presilha e levante o painel, ela vai se soltar. Deslize para o próximo clipe e repita.
Continue fazendo isso até poder deslizar a ferramenta por todo o perímetro do painel da porta.
*(Nem todos os painéis são presos por clipes de retenção. Alguns podem ser feitos por parafusos, e outros uma mescla de parafuso com presilhas, solte todos).
Quando o painel estiver livre, levante-o com cuidado, observando se há cabos que vão para a liberação da porta.
Se isso atrapalhar, desconecte os cabos.
A parte de cima do forro de porta, possui uma borracha de vedação/corrida do vidro, e ela é encaixada de baixo para cima. Para remover, levante-a ou às vezes, basta girar o painel em quase 90° para frente e apoiá-lo na porta.
O forro tem que sair por inteiro.
- Agora que os alto-falantes estão expostos, solte os parafusos de retenção.
Se forem originais, o fabricante do veículo pode ter usado adesivo de espuma ou selante para ajudar a mantê-los no lugar e evitar a umidade: retire-os com seu alicate, tesoura e até estilete se tiver.
Levante o alto-falante e deslize os conectores de fiação. Quase sempre há um terminal gordo e um magro: o gordo é positivo.
Essa informação é importante, pois se não comprou adaptadores, vai ter que lembrar qual cor que é o fio desse conector maior, para ligar o alto falante corretamente nos polos positivo e negativo, ao cortar o chicote. - Teste o encaixe dos novos alto-falantes para ver se os orifícios dos parafusos estão alinhados. Caso contrário, você precisará usar do aro adaptador de alto-falante.
Instale-o na porta antes de conectar os novos alto-falantes.
(Se você estiver instalando um conjunto de alto-falantes de carro combinados, desça para a seção de tweeter no post).
- Faça as conexões elétricas. Se um chicote específico não estiver disponível, prenda ou solde e coloque uma fita isolante ou termo retrátil.
Se você está preocupado se você acertou a polaridade, reconecte a bateria e toque alguma música através dela. Em breve você vai dizer se eles soam bem ou não!
Outra dica, é verificar se alto atrapalha a máquina de vidro, pode conectar o controlador de vidro e fazer um teste para ver se ele desce sem nenhum problema. - Antes de colocar o alto falante no lugar, tenha em mente qual modelo você comprou. Se for um alto falante triaxial, quadriaxial ou coaxial, basta seguir para o próximo passo.
Se possui um kit duas vias, já terá que fazer a instalação do divisor de frequência ou crossover. Se for o seu caso, pule para a parte de adicionando os tweeters, depois volte a seguir esses passos.
Veja também: Esquema de instalação kit duas vias.
Veja as fotos a seguir do esquema de instalação:
Veja os passos a seguir, onde terá que fazer em qualquer tipo de alto falante de porta:
- Coloque os fios na porta, certificando-se de que eles não vão chacoalhar e, em seguida, monte os novos alto-falantes no lugar.
Dicas para maior desempenho:
– Pode utilizar um bafle no alto falante, para direcionar melhor as frequências;
– Para maior grave, pode utilizar uma manta acústica. - Recoloque o painel da porta. Às vezes é preciso uma boa pancada para encaixar os clipes de retenção.
Reconecte os controles do interruptor e coloque o painel de volta no lugar. Instale todos os parafusos que você tirou e coloque quaisquer outras peças de acabamento de volta.
Então vá para o outro lado do veículo e faça tudo de novo!
Após isso, o alto falante está instalado!
Como instalar os tweeters na porta do carro?
Comece seguindo as etapas até o último segundo item.
Então faça o seguinte:
- Decida onde você vai montar os tweeters. Eles devem ser na altura e direcionados para o ouvido, para criar o melhor palco sonoro, mas certifique-se de que não interfiram na operação da janela.
Veja o post completo: Onde instalar os tweeters do som automotivo?
Outro fator importante, é saber analisar o modelo do seu carro, e se ele tem um local pré-disposto para instalação de um tweeter, pode ser qualquer lugar redondo com uns furinhos, como uma pequena peneira. Como em alguns modelos do Gol, Pálio, Vectra que ficam perto da maçaneta e outros carros, como o fiat 500, polo, que ficam na coluna A do carro. - Se tiver, verifique a melhor opção para fixar o tweeter na parte interna, o ideal é deixar uma fixação forte via encaixe, mas pode utilizar uma cola quente, em último caso, para prendê-lo.
- Teste ele fixado e veja se a moldura e forro de porta vai fechar corretamente, sem nenhuma parte de metal atrapalhando, se sim. marque o local no lado interno do painel de acabamento da porta e em qualquer metal que você precise cortar na própria porta.
Use a serra copo para cortar as duas aberturas. Lime as bordas afiadas e use tinta de retoque no metal. - Instale o divisor de frequência/crossover fornecido com os tweeters.
- Conecte os fios do sistema de áudio no crossover.
Conecte os alto-falantes ao lado de saída. - Monte a caixa de crossover externa dentro da porta.
Você precisará de uma maneira de tornar isso seguro para que não se solte e comece a chacoalhar, pode utilizar cola quente ou uma fita dupla face automotiva, se utilizar uma comum, a umidade vai fazer ela soltar.
A partir deste ponto, os pontos de teste e remontagem são os mesmos da seção do alto-falante da porta acima.
Instalar Alto-falantes montados no painel
Se você tiver sorte, eles serão cobertos por grades removíveis.
Retire todos os parafusos de retenção ou apenas retire as grades com sua ferramenta de alavanca para acessar os parafusos de montagem.
Se você não tiver sorte, a única maneira de alcançá-los é por baixo do painel.
Esse é um projeto muito mais difícil, a menos que haja uma maneira de remover todo o painel superior.
Instalar Alto-falantes no tampão
Estes são geralmente acessíveis através do porta-malas ou da tampa do porta-malas.
O maior desafio pode ser se contorcer na forma necessária para trabalhar neles.
Tal como acontece com os alto-falantes da porta, certifique-se de fazer boas conexões elétricas.
Veja também: Como escolher o melhor alto falante 6×9?
Vou utilizar um módulo amplificador nos alto falantes
O módulo mais utilizado para alto falantes de porta, é o com dois canais de 2 ohms.
Alguns modelos mais conhecidos, são o TL500x2 taramps e IR160.2 Stetsom.
Essa configuração de módulo, é a mais utilizada para quem procura ótima relação custo-benefício, pois com eles, conseguirá ligar os 2 pares de alto falantes das portas, o par da dianteira e o par da traseira.
Cada um sendo ligado em paralelo em cada canal e casando a impedância.
Veja outras vantagens desses modelos:
- Compactos;
- Baixo consumo de energia;
- Podem ser instalados juntos com players originais de fábrica;
- Pode sem utilizados com kit duas vias, triaxiais, quadriaxiais etc;
- Marcas nacionais.
Poderá perceber que não informamos o valor em rms do módulo, pois isso não é tão importante de procura baixo custo, ou seja, ele vai casar com a grande maioria de alto falantes de porta no mercado.
Porém, se quer mais qualidade e um módulo mais forte, recomendamos um módulo de 2 canais de 2 ohms com crossover e ajuste de ganho integrado, como um DS250x2.
Nele, terá mais potência e mais opções de regulagem para melhorar o sistema.
Módulos superiores com mais canais, também são bem vindos, mas já são mais indicados se já possui no mínimo um alto falante subwoofer no sistema.
Veja também:
Pronto para começar?
Uma atualização de alto-falante é uma maneira fácil de melhorar sua experiência no som automotivo.
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).