Como escolher o tipo de alto falante certo para meu som automotivo?

Se está indeciso e é a primeira vez que vai montar um som automotivo, veja:

Um alto falante pode ser modificado de maneira com que ele consiga reproduzir determinado som ou atender melhor a demanda dos clientes

Conhecer os diversos tipos que existem no mercado, é uma grande vantagem para saber o correto para seu sistema de som automotivo e, além disso, gastar menos.

Primeiro você tem que saber:

O que é frequência e os tipos de som:

Alto Falante Full-Range

Geralmente, são confeccionados em papel e com borda rígida com tamanhos de 3″ a 6″.

Porém, com o mercado de som automotivo em expansão, também pode ser encontrado em 10 ou 12 polegadas.

Um alto falante pode ser nomeado como Full-range, pois, significa que ele reproduz toda a gama de frequências ouvidas pelo ser humano, com boa qualidade sonora.

Ou seja, dependendo do projeto, conseguirá utilizar somente ele.

Não quer dizer que ele seja o melhor, isso, na verdade, faz com que ele não consiga reproduzir com tanta eficiência, os extremos das frequências, ou seja, o grave ou os agudos.

No mercado de som profissional, os alto falantes full range geralmente são utilizados para reproduzirem os médios e médios altos do sistema, em uma “caixa line array”, por exemplo.

Em sistemas de som automotivo, os alto falantes full-range também receberam algumas variações, como Coaxial, Triaxial e etc.

Alto Falante Coaxial, Triaxial, Quadriaxial e Etc

O alto falante coaxial, é composto por dois falantes em uma mesma peça – para graves (woofer) e para agudos (tweeter), tem tamanho que varia de 3″ a 6×9″ e já com a borda de borracha.

Triaxiais e Quadriaixiais: têm três e quatro falantes numa mesma peça para a reprodução de sons graves, médios e agudos. Cada um é produzido para funcionar melhor em cada faixa de frequência, otimizando o conjunto. Seu tamanho varia de 5″ a 6×9″.

Estes tipos de alto falantes, são também um modelo full range, porém, foram criados para conseguir um pouco mais de definição nos graves e ainda ter boa definição nos agudos (perda nos médios).

No mercado profissional, eles não são muito utilizados, principalmente os triaxiais e etc.

No mercado de som automotivo, é o inverso.

O modelo Triaxial, por exemplo, é o modelo de alto falante mais vendido.

Isso acontece, pois, ele consegue reproduzir com boa qualidade os diversos tipos de som, sendo instalados massivamente para quem deseja um sistema de som básico interno no carro.

Para quem deseja um sistema de som interno com melhor qualidade, uma boa opção é o alto falante Kit duas Vias.

Para entendermos o kit duas vias, precisamos conhecer mais dois tipos de alto falantes: o mid-bass e o Tweeter.

Alto Falante Mid Bass ou Médio

Como o próprio nome diz, o alto falante mid bass, é o responsável por reproduzir a região do médio grave, em torno de 100Hz a 3KHz. Tamanho entre 5″ a 12″.

O que pode gerar um pouco de confusão é na hora de escolher o tipo de mid bass, pois, há variações nele também.

Algumas fabricantes optam por nomear seu alto falante de mid bass, os alto falantes que que reproduzem graves e médios. Geralmente são alto falantes pequenos com em torno de 5-6 polegadas.

Já outras, possuem o MID BASS para sistema de som externo, onde, este somente reproduz a região dos médios graves, geralmente em tamanhos de 12 polegadas.

Tweeter

O tweeter é uma alto falante que reproduz somente as frequências altas, os agudos.

Geralmente são pequenos e com domo para fazer a função do cone.

Isso acontece, pois, nesse formato, ele consegue melhor dispersão acústica no ambiente e maior eficiência.

O tweeter é utilzados em projetos profissionais internos.

Em sistemas de som automotivo, está presente nos modelos triaxiais, kit duas vias e etc, também geralmente utilizado em sistemas internos.

Veja também: O que é um tweeter? 

Super Tweeter

O super é um tweeter maior.

Geralmente utilizado em sistemas de som automotivo externo, ele complementa a qualidade dos agudos, com o driver (veremos mais sobre ao longo do post).

Alto Falante Kit Duas Vias

O alto falante do kit duas vias, é composto por dois alto falantes, um mib BASS e um Tweeter.

O Mid Bass pequeno, fica para reproduzir os graves e médios.

O Tweeter reproduz os agudos.

A grande vantagem em relação aos modelos triaxiais, é que o tweeter é separado do mid bass.

Trazendo um ganho de qualidade sonora, pois, os agudos são frequências extremamente direcionais e ao serem instalados em locais ruins no carro, há uma perda considerável.

Para atender o mercado, os kits duas vias, também são feitos de materiais melhores que em relação ao triaxiais, elevando seu custo.

Veja também: O que é um alto falante kit duas vias?

Alto Falante Kit Três Vias

O Alto Falante kit três vias, possui um mib bass, um mid range e um tweeter.

No mercado, são alto falantes voltados para os sistemas hi-end de som automotivo.

Proporcionam uma melhor qualidade em comparação aos kits duas vias e geralmente são feitos por marcas extrangeiras.

Alto Falante Mid Range

O alto falante Mid Range, como o próprio nome diz, reproduz metade das frequências audíveis, fica mais na região das médias de 200Hz a 5KHz que pertence a praticamente todos os instrumentos musicais. Geralmente de 3″ a 4″.

São alto falantes que reproduzem os médios e médio agudos do sistema.

Geralmente são utilizados em sistemas hi-end juntamente com mais alto falantes para complementar o sistema.

No sistema de som automotivo externo, os mid-bass tomaram conta do mercado do mid-range, sendo utilizado em caixas cornetadas eles conseguem reproduzir frequências mais altas e o nome de mid range perdeu força

Por isso, é comum confundir mid bass com mid range.

Driver Corneta

O driver serve para reproduzir os médios altos e agudos do sistema de som externo.

Há algumas variações, onde, o diafragma pode ser de resina fenólica ou titânio e o seu tamanho, comuns em 1 ou 2 polegadas.

Além disso, o driver necessita de um cone de corneta.

O cone serve para trabalhar melhor as frequências que saem da garganta do drivers com alta pressão.

Material do diafragma do Driver

Driver de resina fenólica

O diafragma de resina fenólica, faz com que o driver reproduza frequências mais baixas, em torno de 800 à 5000hz.

Uma vantagem dele, é que a voz fica mais encorpada, o reparo é mais em conta, assim como o próprio valor do produto final.

Geralmente utilizados em sistemas de som automotivo externo para reproduzir as vozes e grande parte dos instrumentos musicais.

Driver de Titânio

O diafragma de titânio é mais leve e mais sensível, faz com que o driver reproduza as frequências em torno de 1000hz à 20000hz.

Por ser mais sensível, o modelo necessita da utilização de crossovers passivos ou ativos.

O fenólico, permite sua utilização com capacitores, mais simples e mais em conta.

O titânio, geralmente utilizado em sistemas de som automotivo profissionais e agora vem sendo bastante utilizado em sistemas automotivos.

Ele resulta em agudos mais elevados, com sua ampla faixa de resposta e ótima qualidade sonora.

Sendo assim, não tem necessidade da sua utilização com super tweeter.

Porém, casa muito bem sendo utilizado com drivers fenólicos ou super tweeter.

Driver de 1 Polegada

O tamanho em polegadas é em relação à garganta de saída do driver.

O modelo de 1 polegada é mais compacto e de menor custo, possuindo reparo com forma de 2 polegadas

O diafragma e enrolamento menor, resulta em frequências mais elevadas e menor dissipação de calor.

Driver de 2 polegadas

O drivers de 2 polegadas é maior e utilizado geralmente em sistemas de alto desempenho.

Seu reparo possui forma de 4 polegadas, com maior dissipação de calor.

Seu conjunto magnético mais poderoso, resulta em um sensibilidade maior também.

Ele aceita frequências mais baixas.

Seu encaixe para a corneta, geralmente é feito via parafuso para suportar o peso do driver.

Alto Falante Subwoofer

São falantes específicos para reproduzir sons muito graves abaixo de 120Hz.

Seu tamanho varia de 8″ a 21″. São pesados por isso é necessária muita potência para fazê-los funcionar.

Veja também: O que é um alto falante subwoofer?

Alto Falante Woofer

Muito parecido com o subwoofer, sendo a principal diferença a faixa de frequência que fica entre 100Hz a 1KHz.

Possui borda rígida e seu tamanho varia de 5″ a 18″.

Diferença do subwoofer para o woofer

A resposta é simples: cada um se encaixa melhor em determinado projeto.

Então vamos expor algumas informações e diferenças entre eles, para que saiba qual utilizar em seu sistema.

Inicialmente, como podemos ver essas diferenças e explicá-las em números?

Podemos utilizar uma grandeza da física que traduz o som em números, que é a frequência (hz).

Onde, se temos uma frequência de 1hz, quer dizer que temos um som muito grave, e se temos uma frequência de 15000hz, quer dizem que temos um som muito agudo.

Esse valor determina o comprimento da onda sonora, e consequentemente quantos movimentos um alto falante precisa fazer para reproduzir tal.

Para um alto falante reproduzir todas essas frequências, terá que se movimentar 20 (20hz) vezes por segundo e ao mesmo se movimentar 20.000 (hz) vezes por segundo.

Isso é muito difícil de se realizar para um conjunto mecânico como um alto falante, e por isso a música acaba sendo reproduzida sem qualidade.

Para resolver tal problema, os alto falantes foram “limitados” para reproduzir somente determinadas frequências e deste modo, conseguem maior desempenho sonoro.

diferença woofer subwoofer qual o melhor

Os alto falantes que reproduzem Grave e Médio Grave são nomeados como Woofers.
Geralmente reproduzem uma faixa limitada de frequência de 50hz à 4500hz (aproximadamente).

Os alto falantes que reproduzem Subgraves e graves são nomeados como Subwoofers.
Reproduzem uma faixa limitada de frequência de 20hz à 200hz (aproximadamente).

Essas são as diferenças numéricas.

Para ficar mais claro na hora de escolher seu alto falantes, podemos citar algumas outras diferenças, como as características físicas de cada.

O Alto falante subwoofer, por exemplo, para reproduzir as frequências mais baixas, precisa de um conjunto mecânico com maior excursão, sendo assim, geralmente possui borda alta de borracha ou espuma de alta densidade:

Ainda sobre o conjunto mecânico:

  • para reproduzir as frequências mais baixas com menor distorção possível, o cone do subwoofer em comparação aos modelos woofers, são mais grossos e pesados (os dos woofers também têm que ser mais leves, para reproduzir com maior eficiências as frequências mais altas).
  • O enrolamento da bobina tende a ser mais alto que o enrolamento de woofers, e consequentemente, alguns modelos possuem conjuntos magnéticos mais “altos” e menos largos que os modelos woofers, ao se comparar alto falantes de mesmo valor em rms.

Diferenças na prática e diferença na “nomenclatura” em algumas fabricantes:

Ao pesquisar em fabricantes de alto falantes diferentes, pode-se perceber que em alguns modelos woofers de tamanho de 15 e 18 polegadas, são chamados de subwoofers.

Isso acontece por causa da mescla do mercado de som automotivo com o de som profissional, onde, os woofers de 15 e 18 polegadas são chamados normalmente de subwoofers, o que não está errado.

Porém, com a chegada dos modelos subwoofers para sistemas automotivos, e com o crescimento do mercado, para ficar mais claro na hora da escolha, precisamos entender que:

  • Alto Falante com borda “alta” de borracha ou espuma de alta densidade: é um alto falante fabricado para sistemas de som automotivo interno.
  • Alto falante com borda ondulada (parecida com papel): é um alto falante fabricado para sistemas de som externo. Podendo ser chamado de subwoofer ao ter 15 ou 18 polegadas. O mesmo acontece, por exemplo, com alguns modelos de woofers, que por determinadas características, podem ser chamados de mid-bass.

Fatores “externos” que influenciam nas diferenças entre eles:

Quanto mais grave o som, menor distância ele “percorre”e maior o esforço do sistema para reproduzir estas frequências baixas.

Por isso caso queira um sistema de som automotivo para utilizar em festas, churrasco e etc, a recomendação é utilizar um alto falante que toque frequência mais altas, que mandam o som mais longe, ou seja, é melhor utilizar um Alto Falante Woofer.

Porém, quanto menor a frequência, mais o grave “reflete” no ambiente. Principalmente em carros, onde é um “ambiente” pequeno. Ou seja, se deseja um som interno o recomendável é utilizar um alto falante subwoofer.

Isso acontece por causa da ressonância.