O que é um Amplificador Full Range? E um Alto Falante?

Fábricas de módulos amplificadores – e do setor de marketing delas -, se tornando um elemento forte para atrair mais clientes.

Se possui dúvidas com relação a esse assunto, vamos expor algumas informações para que faça a escolha correta do amplificador para seu sistema de som automotivo.

O que é um Módulo Amplificador Full Range?

Um Amplificador Full Range amplifica com qualidade toda a faixa audível pelo ser humano, que é de 20hz à 20khz.

Ou Seja, se o amplificador possui resposta de frequência de 20hz à 5khz, não reproduz toda a faixa audível e, portanto não pode ser chamado de Full Range.

Se ele amplifica uma faixa ainda maior que 20hz à 20khz, ele continua sendo um amplificador full-range.

O principal benefício de um amplificador com esse tipo de resposta é que ele serve para qualquer reprodutor de áudio.

Por exemplo, um Stetsom 2k5 EQ full range, além de ser utilizado com Subwoofers e Woofers – como o modelo antigo Stetsom 2k5ES -, pode ser utilizado para amplificar 6×9, triaxiais, Drivers, Tweeter e etc.

Lembre-se que nem sempre utiliza-se a informação de full-range no amplificador, logo, basta dar uma olhada na resposta de frequência do modelo que deseja comprar para verificar se ele é ou não é.

frequencia som automotivo e resposta de frequencia dos alto falantes

Quando comprar um amplificador Full Range?

Como dito, o amplificador serve para qualquer reprodutor de áudio, por isso basta que a potência do amplificador sirva para seu caso.

Amplificador Full Range x Amplificador ”normal”:

Os amplificadores Full Range estão em alta, principalmente os de alta potência.

Atualmente um amplificador Full Range conseguem ter o mesmo tamanho e preço que um amplificador de um ”não full range”.

Se um amplificador é full-range, posso ligar diversos tipos de alto falantes no mesmo canal?

Depende.

Se os alto falantes de for utilizar possuem diferentes valores em rms e/ou atuam em regiões diferentes de frequências, o ideal é utilizar módulos separados, principalmente se o canal em questão for de alto potência (mais de 1000w rms).

Por exemplo: Alto Falante Subwoofer de 1000w rms + Driver e Tweeter de 100w rms cada.

Veja um vídeo com dicas de como escolher um módulo amplificador

O que é um alto falante FULL-RANGE?

Um alto falante full range é um modelo que reproduz com boa eficiência grande parte das frequências audíveis pelos seres humanos, ou seja, de 20hz à 20khz.

tipos de alto falantes e reprodução

Para que serve um alto falante full range?

Depende. No mercado de som automotivo há modelos diferentes de alto falantes full range. De diferentes tamanhos e características que vão fazê-los servir para projetos diferentes. Veja alguns exemplos:

  • Alto falante full range de 6 polegadas – Geralmente esses alto falantes são do tipo coaxial, triaxial e etc (clique aqui e veja o post completo: quais as diferenças de alto falante triaxial, coaxial, quadriaxial e etc.), e servem para ser instalados nas portas ou tampão dos veículos para dar o som interno completo. São as opções mais baratas e comum para sistemas de som automotivo básicos.
  • Alto Falante Full Range de 8, 10 e 12 polegadas – Geralmente são modelos de alto falantes woofers, para sistemas de som automotivo externo. Apesar de serem full-range, por trabalharem com uma quantidade de energia maior (maior valor em rms), precisa-se de um corte HPF e LPF (clique aqui e veja o post completo: o que é Corte HPF e Corte LPF).

O Alto Falante FULL-Range é melhor que os outros tipos de alto falantes?

Não. É somente mais uma opção no mercado de som automotivo para quem quer montar um sistema.

Para escolher ou não um modelo Full-range, primeiramente você deve saber qual a necessidade do sistema.

Os alto falantes full-range na teoria reproduzem todas as frequências, porém, na prática, o que se percebe é que sempre vai faltar qualidade em alguma faixa de frequência.

Isso acontece, pois, um alto falante sempre possui limitações e diferentes desempenhos em comparação à outros tipos de alto falantes.

Por exemplo: Um alto falante full-range de 6 polegadas, vai reproduzir grave, porém com muito mais “dificuldade/esforço” e menor qualidade que um alto falante subwoofer, que é feito justamente para reproduzir somente graves.

Ou seja, como dito, é necessário entender a necessidade do sistema para escolher alto falantes que se complementam e que deem no resultado final um som de qualidade.

Veja também: O que é um alto falante MID-Range?