Os módulos amplificadores esquentam, isso é normal.
Isso acontece, pois, os módulos não são 100% eficientes, ou seja, parte da energia que ele transforma da bateria para amplificar o som, é transformada em calor.
O valor de eficiência dos módulos ficam em torno de 70-90% (varia bastante do modelo, a informação é utilizando como base os modelos mais utilizados).
Porém, em alguns casos o amplificador pode chegar a uma temperatura muito elevada, prejudicando o rendimento do sistema de som automotivo e consumindo mais energia (diminuindo a eficiência).
Módulo Amplificador Esquentando | Como resolver | Temperatura
Fatores que ajudam a elevar a temperatura do módulo amplificador:
Vamos expor algumas modificações que poderá fazer em seu projeto para que o seu módulo trabalhe na temperatura correta.
Impedância abaixo da mínima recomendada
Os amplificadores possuem uma impedância mínima de trabalho.
De maneira bem simples e para ficar didático, podemos dizer a impedância é a relação entre o valor de corrente e tensão de saída nos amplificadores, que afeta seu valor em rms.
Ao utilizar uma impedância abaixo da especificada, alteramos essa relação na qual o módulo foi projetado e podemos dizer também, que o modelo vai querer trabalhar em uma potência na qual ele não suporta.
O módulo vai funcionar, mas o resultado disso é o sobre-aquecimento do amplificador, seu sistema de proteção também poderá ser acionado e ele pode desligar em volumes elevados.
Isso é muito comum em módulos pequenos, onde se dá menor atenção na ligação alto falantes.
Veja como funciona as contas para casamento de impedância e faça a ligação correta.
Como casar a impedância do amplificador com a do alto falante?
Outro problema, é a utilização de alto falantes fortes em módulos fracos.
Módulo Fraco em alto falante forte, pode usar?
Outro problema relacionado a impedância, é a utilização de alto falantes de alto valor em rms em módulos fracos.
Esses tipos de alto falantes, a temperatura de trabalho para atingir a impedância nominal, é mais elevada, e somente um amplificador c o valor nominal ou o dobro da potência, sera capaz de atingir esse resultado á plena potencia.
Quando utilizamos um alto falante de 1000wrms em um modulo de 400wrms, o alto falante trabalha com uma impedância abaixo da ideal e consequentemente, temos um super aquecimento do amplificador.
Verifique o local de instalação do módulo
Procure um local com ótima circulação de ar, principalmente de for um módulo amplificador mais forte, pois esses consomem mais e têm maior necessidade de refrigeração e é por isso que os modelos com maior valor em rms, acompanham coolers.
A carcaça do amplificador é projetada para ter ótima dissipação de calor, mas se não houver circulação de ar, o calor não será dissipado corretamente.
Isso ocorre quando instalamos em lugares ruins, como dentro do painel, debaixo do tapete do passageiro e etc;
Se em sua cidade faz muito calor, instalar o módulo próximo de janelas, pode fazer com o módulo receba mais raios solares, esquentando mais o aparelho.
Exposto ao sol, o interior do seu veículo pode chegar a uma temperatura de até 15 graus Celsius a mais que a temperatura exterior. Isso significa que seu amplificador pode chegar às incríveis 50 graus, antes mesmo de ligá-lo.
Verifique os coolers do amplificador
Modelos com cooler, requerem maior atenção, pois, é um aviso que o módulo precisa de melhor refrigeração (isso acontece com módulos mais fortes).
Verifique se eles estão funcionando, e lembre-se que: o cooler tem uma vida útil e se já utiliza há bastante tempo, pode ser que esteja com defeito.
Há alguns módulos no mercado, com ventilação inteligente, onde, para aumentar a vida útil dos coolers e diminuir o ruído, eles somente são acionados em um volume maior.
Outra opção muito utilizada, é a instalação de coolers no sistema de som.
Verifique os cabos de alimentação do módulo.
Ao utilizar bitolas de alimentação mais finas que o pedido para o módulo amplificador, faz ele perder eficiência, e ao perder eficiência, ele produz mais calor e menos som.
Isso acontece, pois, ao aumentar o volume, o amplificador vai solicitar mais energia, mas os cabos vão funcionar como um funil no sistema, fazendo com que o módulo trabalhe forçado.
Veja um post com dicas de qual bitola utilizar em seu sistema de som automotivo, considerando a potência do módulo e comprimento do cabo.
Ter bateria para alimentar o módulo corretamente/Sempre dar manutenção na carga das baterias
Se seu sistema não tem a quantidade pedida de baterias (amperes) para alimentar corretamente o módulo amplificador, ele vai perder eficiência e esquentar mais também, assim como ocorre ao utilizar uma bitola menor.
Outra coisa que o pessoal esquece, é de carregar a bateria.
Não adianta ter muitas baterias, se elas estão descarregadas, assim como um celular sem carga.
Em sistema com muitas baterias, utilize um carregador ou fonte, para além de diminuir a chances de seu módulo esquentar, melhorar a vida útil da bateria.
Clique aqui e veja o quanto de bateria você deve utilizar em seu sistema de som automotivo.
Utilização de módulos antigos juntamente com algum problema citado acima.
Modelos mais antigos e alguns modelos importados, seja pelo menor tempo de evolução do projeto ou publico alvo diferente, podem deixar em segundo plano o uso do modulo por várias horas ou a utilização em carros expostos ao sol em regiões de muito calor, o que é comum no Brasil.
Com isso, têm mais risco de apresentarem algum problema relacionado a elevada temperatura.
O que não quer dizer serem ruins, mas se mesmo com as dicas citadas, isso te incomodar, considere trocar por um modelo mais novo, seja ele mais eficiente, como os modelos digitais, ou modelos com coolers integrados.
Como instalar um cooler no módulo amplificador?
Sua instalação é feita de maneira simples e barata para proporcionar algum alívio para o seu equipamento.
Recomendamos coloca-los o mais perto quanto possível do amplificador (s) permitindo a circulação máxima do ar.
A amperagem/corrente de consumo é mínima e pode ser facilmente instalado em fontes de energia já existentes no amplificador, que são 12v também.
Basta plugar corretamente os fios nas entradas de alimentação do Módulo. Positivo e negativo.
Ou com o positivo do cooler direto no remoto do amplificador utilizando um diodo, fica mais prático, pois ele liga e desliga junto com o modulo, porem menos seguro ao utilizar 2 ou mais coolers, pois o remoto não é feito para tem muita corrente de saída
O ponto negativo fica por conta do barulho, que aumenta, porém, pode se utilizar alguns modelos que fazem menos barulho. Por exemplo:
- Modelos com maior rotação mo minuto, fazem mais barulho;
- Modelos com hélices maiores, geralmente fazem menos barulho, pois conseguem “fazer” a mesma “quantidade de vento”, com menos rotações.
Testes mostram em média um grau de redução de temperatura de em torno de 20 graus, uma vez que adicionamos um ventilador.
Você pode encontrar essas ventoinhas em loja de acessórios para computadores e os modelos comuns não são caros.
Algumas lojas instaladoras, conseguem adapta-las na parte inferior do módulo que não é o ideal (ideal é na parte superior, sempre com a ventilação para fora do amplificador), porém, é a melhor opção estética sem estragar o design do amplificador, e se souber escolher perfeitamente o modelo da ventoinha vai ficar um projeto legal, além de ser mais eficiente e seguro.
Módulo amplificador em proteção Como resolver?
Como instalar um módulo amplificador?
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).