Módulo Amplificador SoundMax BOB3000.4 3000 rms 4 canais

A Soundmax Amplificadores está para lançar mais uma novidade para o mercado de som automotivo: o Módulo Amplificador Soundmax BOB3000.4 3000 rms 4 canais Bivolt

A linha Bob é uma inovação no mercado de som automotivo, sendo o segundo modelo a ser voltado especialmente para as caixas residenciais, conhecidas como caixas bob esponja no Nordeste, onde a fabricante já tinha apresentado modelo Soundmax BOB1500.4.

Ambos têm como diferencial, serem amplificadores com alimentação 110v/220v de elevada potência em 4 canais que ainda contam com uma saída 14v, esta para ligar os dispositivos da caixa bob de 12v, como mesas de som ou players.

Com esta configuração, possibilita maior economia nesse tipo de projeto, pois elimina a necessidade de fonte automotiva 12v e também diminui a quantidade de cabos e fios necessários para a instalação.

O modelo de 3000wrms, é um dos mais fortes com 4 canais no segmento de som automotivo.

Com capacidade de 750wrms à 2 ohms em cada um de seus canais, conta com a opção de ligação em bridge, somando sua impedância e potência a cada par de canal.

Sendo assim, garante ótima versatilidade, podendo ser utilizado com 4, 3 ou 2 canais.

Ele traz também, alguns diferenciais oferecidos no mercado pela Soundmax, como:

  • O ajuste individual de ganho por canal, facilitando a utilização de alto falantes de tipos diferentes no mesmo amplificador, diminuindo a necessidade de processadores ou controladores externos;
  • LED multi-indicador de status: também individual, proporciona a informação de distorção (clip) de maneira fácil e precisa a cada canal, diminuindo bastante o risco de queimar alto-falantes.
  • Além disso, a sistema de proteção com combinação de cores, facilita a leitura e identificação de problemas.

Veja também: Como montar uma caixa de som residencial Bob Esponja?

Resposta de frequência full-range de 10 à 20000hz, pode ser aplicado com qualquer tipo de alto falante.

É montado uma carcaça de alumínio robusta e extremamente resistente, que possui ótima capacidade de dissipação de calor, graças as aletas envolventes que aumentam a área de contato com o ambiente.

Para ajudar, ainda conta com coolers integrados, que ajudam a manter o bom desempenho do amplificador, mesmo ao ser utilizado por várias horas.

Na parte de ajustes, além dos ajusts individuais, possui a cada par de canal, um crossover fixo embutido com cortes low pass e High em 100hz, além da opção flat.

  • Flat é uma opção para ser utilizada em sistemas com crossover ou processador externo;
  • HPF para ser utilizada em alto falantes que não reproduzem grave, como médios, drivers e tweeters.
  • LPF é uma opção para ser utilizada com subwoofers.

Na parte lateral, conta com as conexões para a saída 14v, led indicador e chave liga/desliga para maior praticidade na utilização.

Se é iniciante e vai montar seu primeiro sistema de som automotivo, as informações avançadas do Soundmax, podem te confundir uma pouco na hora da escolha, por isso recomendamos ler o post:

Qual alto falante devo usar no Soundmax?

Para utilizar corretamente, é necessário ficar atento ao valor em rms dos alto falantes.

Além disso, escolher a impedância dos alto falantes é outro ponto crucial, pois, é sempre bom casar o resultado final da impedância (o que é impedância?) dos alto falantes com a do amplificador.

Veja posts explicativos:

Como ligar os alto falantes no módulo amplificador? 

  Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?

Como instalar o módulo Soundmax?

Inicialmente, recomendo ir a uma loja especializada e de sua confiança em sua cidade, porém, podemos te oferecer algumas dicas de como é feita a instalação. Veja o post:

Quantas baterias utilizar para o Módulo?

A quantidade de energia no sistema, vai determinar o nível de segurança e desempenho do som automotivo.

Pede em torno de 60 amperes de bateria para ter o seu total rendimento.

Como sabemos o quanto de baterias o módulo precisa? Veja como funciona:

Qual cabo/fio utilizar na instalação?

Existem muitos fatores que influenciam nesses fatores, mas os principais são em relação aos cabos.

Para evitar a presença de ruídos no sistema de som automotivo, assim como diminuir periodicidade da manutenção, é recomendável utilizar cabos RCA de qualidade, veja: