O que é Ligação em Bridge? Como fazer? | Módulo Amplificador

Os Módulos amplificadores de tipo booster foram os primeiros a oferecer esse tipo de ligação.

Com a modernização dos módulos amplificadores, há muitos modelos disponíveis no mercado de som automotivo com a opção de ligação em bridge.

Se você tem dúvidas sobre essa ligação, vamos disponibilizar algumas informações para te ajudar.

O que é Ligação em Bridge?

A Ligação em Bridge em um amplificador significa combinar um par de canais em um único, mais poderoso.

É somente uma opção de ligação na saída do amplificador para ter mais opções de casamento com os diversos tipos e modelos de alto falantes no mercado, não é obrigatório fazer esse fazer esta ligação.

Exemplo:
2 canais de 100 rms à 2 ohms + ligação bridge = 1 canal de 200 rms à 4 ohms.

Ao realizar a ligação em bridge, soma-se o valor em rms dos dois canais e a impedância dos dois.

A ligação em bridge só pode ser feita a cada dois canais, não adianta querer unir 3 ou 4 canais em um, pois não existe ainda um modelo deste tipo no mercado!

 

A ligação em Bridge consome mais energia?

Depende. Na verdade, a ligação em bridge consome o mesmo que se utilizar o mesmo par de canais separadamente.

Posso fazer a ligação em bridge em qualquer amplificador?

Não.

Existem muitos modelos de amplificadores que não permitem a ligação em bridge, por causa da maneira que o amplificador é montado (tecnologia).

Geralmente o fabricante especifica nas próprias saídas dos módulos se o amplificador permite ou não a ligação.

Se no manual e no amplificador não há nada que informa a possibilidade de ligação em bridge, indica que ele não aceita esse tipo de ligação.

Não quer dizer que o seu amplificador tem dois canais, que esses dois canais aceitam bridge, ao fazer a ligação em bridge em modelo que não aceitam esse tipo de ligação, os alto falantes não vão tocar.

Como Fazer a ligação em bridge?

Depende do amplificador, porém geralmente se usa o positivo de um canal e o negativo de outro.

O importante é deixar as duas polaridades que “sobraram” dos canais que foram unidos, sem nenhum alto falante ligados neles, ao ligar algum tipo de alto falante, você vai desfazer a ligação em bridge.

ligação em bridge em modulos amplificadores como fazer

Por exemplo:

  1. Tenho um módulo com potência máxima de 150w rms e dois canais;
  2. Fiz a ligação em bridge em um módulo de 2 canais de 75w rms à 2 ohms. Ou seja, agora tenho um canal de 150w rms à 4 ohms (que é potência máxima do amplificador)
  3. Ao ligar algum outro alto falante nas duas polaridades que sobraram, não tem como o módulo entregar mais 75w rms, além dos 150w rms que já está mandando nos canais em bridge, ou seja, você vai desfazer a ligação em bridge e terá novamente dois canais de 75w rms à 2 ohms.

Obs: em algum modelo de amplificadores, há uma menor quantidade de “Pólos” de saída, para economizar no custo de fabricação do modelo, nesta caso, basta olhar as informações de mudança de polaridade dos pólos no manual e no próprio amplificador, mas como dito, é uma minoria de modelos, 99% dos casos, a ligação é feita da maneira exposta acima.

Ao realizar a ligação em bridge, percebi que sobraram duas entradas para alto falantes, posso ligar mais alto falantes nessa saída?

Pode, porém vai desfazer a ligação em bridge.

Como Funciona a ligação em Bridge?

A ligação em bridge consiste em ”unir” dois amplificadores em um, por exemplo, em um módulo de 2 canais existem 2 amplificadores internos, quando ligamos o canal em Bridge (ponte em inglês) o transformamos em 1 amplificador em um com o dobro da potência e o dobro da impedância nominal.

Posso ligar dois amplificadores de um canal juntos?

Não. Como dito, somente certos amplificadores permitem esse tipo de ligação, e logicamente, nenhum amplificador de um canal, permite ligação em bridge.

Qual a diferença da ligação em bridge e das ligações em paralelo e em série?

A ligação é uma opção de ligação em saídas de módulos amplificadores.

As ligações em paralelo, série, série-paralelo (em som automotivo), são opções de ligação em alto falantes, que servem para diminuir ou aumentar o valor final da impedância, com o intuito de casar a impedância com a saída do módulo amplificador utilizado (clique aqui e veja como realizar o ligação em paralelo e em série em alto falantes).

Em um sistema de som automotivo, pode-se fazer a ligação em bridge na saída do módulo amplificador e ainda utilizar um tipo de ligação de alto falantes, por exemplo, a ligação em paralelo.

Por exemplo:

  1. Módulo com dois canais de 75w rms à 2 ohms, com opção de ligação em bridge;
  2. Um driver e um super tweeter de 8 ohms;
  3. Liga-se o driver e tweeter em paralelo, fazendo a impedância final final em 4 ohms;
  4. Liga-se os alto falantes nas saídas do amplificador em bridge (1 canal de 150w rms à 4 ohms), casando a impedância. (veja na foto a seguir):
ligação em bridge juntamente com a ligação em paralelo de alto falantes