Grave Fraco o que pode ser? Como resolver em 10 Dicas

Hoje vou dar algumas dicas para vocês, de como resolver seu sistema de som automotivo quando o grave está tocando fraco.

1 – Grave fraco, como resolver sem gastar nada?

Se você quer mais graves, a coisa a fazer é regular o player para aumentar o grave, certo? Bem, na verdade, não.

A menos que você tenha um equipamento de última geração, não será muito eficaz e você acabará com distorção e sobrecarregando seus alto-falantes com distorção. 

Em vez disso, trabalhe de “trás para frente”: deixe o grave “sozinho”, abaixe os agudos e os tons médios e aumente um pouco o volume geral.

Outra alternativa é utilizar a opção “Fade”, ela ajusta a intensidade dos alto falantes separando os em alto falantes frontais e alto falantes traseiros.

Ajustar o fade para favorecer os alto-falantes traseiros também pode ajudar, pois eles costumam ter cones de alto-falante maiores, como os alto falantes 6×9, e isso é uma vantagem para a reprodução dos graves.

Tenho um player muito simples, e não tenho essas opções de regulagem, o que fazer para aumentar o grave?

O método mais utilizado e que está mais presente nos players no mercado, é a equalização, onde podem optar por uma com estilos onde consiga mais grave, como a opção “Rock” em modelos simples.

Em modelos mais avançados, há a opção “Bass” de equalização, além de poder aumentar manualmente a opção de grave no equalizador com bandas.

Há ainda opções de Bass Boost e também a opção loudness, que melhoram o grave sem gastar nada.

Veja os posts completos:

2 – Melhore a qualidade das músicas gravadas no pen drive

Aqueles MP3s supercompactados que te ajudaram na faculdade soam bem em seus fones de ouvido, mas em um sistema de áudio real, eles não têm os dados necessários para preencher os altos e baixos diferenciados que dão as músicas o tipo de profundidade que suas letras possuem, sendo assim, opte pelo .flac.

Veja também: 10 Dicas para iniciantes em som auomotivo

3 – Grave fraco com alto falantes de porta ou no Som Original, como resolver?

Se possui esse tipo de sistema, tem que entender que as portas não são um bom local para reproduzir os graves, pois o metal da porta treme junto e “gera”cancela” muito essas frequências mais baixas.

Possíveis soluções, além da regulagem, são:

  • Trocar os alto falantes originais (se forem muito fracos) por modelos melhores, como um kit duas vias;
  • Utilizar uma manta acústica para tratamento das portas do veículo;
  • Ao trocar o alto falante de porta, caso não fique bom, utilize um módulo pequeno para eles.
  • A melhor opção é: utilize um subwoofer.

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Lembre-se, mesmo que faça um ótimo trabalho com alto falantes nas portas, nada substitui a ótima relação custo-benefício da instalação de um subwoofer no sistema, se quer mais graves.

O subwoofer é a melhor opção, pois traz muitas vantagens:

  • Elimina a “responsabilidade” dos alto falantes de porta reproduzirem os graves, fazendo com que eles possam trabalhar nas frequências ideais deles, aumentando o desempenho e vida útil dos mesmos.
  • O Subwoofer é montado em uma caixa acústica, local excelente para reprodução de graves.
  • Possui maior excursão do cone e maior área de cone, sendo assim, ele atinge as frequências mais baixas com maior facilidade.

Veja também: 10 Dicas antes de comprar um alto falante subwoofer

3 – Ajuste o corte de frequência correto para o Subwoofer

O corte da frequência de um subwoofer geralmente fica em torno de 50~60hz HPF e 100hz~200hz LPF.

Quanto mais baixo o corte LPF, mais subgrave, mas você tem que saber se seu subwoofer e caixa dão conta de reproduzir essas frequências com eficiência.

Além disso, próximo dos 30hz, quase não temos muito “grave”, onde ele é mais sentido que ouvido.

4 – Regule o ganho Corretamente do seu subwoofer

  1. Reduza totalmente o ganho do amplificador do subwoofer, faça o corte do filtro HPF ou Subsonic, mas abra ou “desligue” o LPF, além do reforço de graves/bass boost se estiver disponível.
  2. Ligue a unidade principal e defina todos os controles de tom em suas configurações intermediárias.
  3. Toque uma música com a qual você esteja familiarizado que inclua notas altas, médias e muito graves, estilos como hip-hop, grave de minas e pancadão.
  4. Ajuste o volume na unidade principal entre 25 e 75 por cento do máximo.
  5. Aumente lentamente o ganho do amplificador até ouvir ele distorcer ou o módulo clippar.
  6. Reduza o ganho até que a distorção/clip desapareça.
  7. Abaixe lentamente o filtro passa-baixo até que você não consiga mais ouvir nenhum som de média e alta frequência, como os de guitarras e vocais, vindo do subwoofer.
  8. Se o seu amplificador tiver uma função de reforço de graves e você não estiver satisfeito com o nível de graves neste ponto, repita todo o processo, desde a primeira etapa, com o reforço de graves ativado.

Veja o post completo: Como regular o Ganho do Amplificador?

5 – Troque ou modifique a caixa acústica

Um grande erro é não ter conhecimento do projeto de caixa ou adquirir caixas universais.

A maioria das vezes essas caixas não possuem o duto com tamanho adequado, por exemplo.

Isso acontece, pois o duto mais comum, o redondo, é feito para ser estendido com um cano PVC com no mínimo uns 20 à 30cm de cumprimento, porém, por lojas geralmente não saberem disso ou para reduzirem custos, não fazem isso.

Com o duto maior, conseguirá frequências mais baixas, além de aliviar o esforço mecânico do subwoofer, aprimorando a vida-útil do sistema.

Se a sua caixa for de duto régua, por exemplo, onde não se consegue modificar a caixa de maneira fácil, o ideal é tocar de caixa.

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6 – Mude o subwoofer de local no veículo

Mover a caixa de dentro de seu veículo, ou mesmo girá-lo, pode ter um efeito enorme.

Se o único local é o porta-malas, faças alguns testes em locais diferentes.

Você não quer que seus alto-falantes sejam pressionados diretamente contra a parede do seu carro. Caso contrário, a posição pode abafar o som.

Outro fator, é em carros sedans que o subwoofer “fechado” no porta malas, e isso diminui os graves na cabine.

Uma solução é achar uma maneira para conectar o ar do porta-malas com o da cabine, como abaixar o descanso de braço traseiro.

7 – Verifique o casamento de impedância e a polaridade do Subwoofer

O casamento de impedância é fundamental para o funcionamento correto do sistema.

Veja o post completo: Como casar a impedância do Alto Falante com o Módulo Amplificador?

Em alguns casos, você descobrirá que inverter a polaridade dos fios do alto-falante do subwoofer resulta em uma melhoria. 

Isso basicamente significa apenas trocar a posição dos fios que ligam o amplificador ao sub. 

No entanto, você terá que reajustar o sistema depois de fazer uma troca como essa.

8 – Forneça mais energia ao sistema

A frequências graves são as que forçam mais o amplificador, isso no sentido de solicitar energia para as baterias.

Logo, se não tem energia, não tem um grave qualidade em sistemas de alto desempenho.

Essa falta de energia pode se facilmente notada ao verificar que as luzes acessas dos faróis estão “piscando” junto com as batidas de graves das músicas.

Sendo assim, o ideal é ter a quantidade de baterias pedida pelo amplificador, dividindo seu valor em rms por 20.

Se já possui a quantidade de baterias, mas ainda está com problemas, o erro pode estar na falta de carga para as baterias, sendo assim, utilize uma fonte ou carregador.

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9 – Revise a fiação

Cabos soltos ou cabos de baixa qualidade podem, sem dúvida, afetar a qualidade do som em todo o carro. 

Verificar se os cabos estão conectados corretamente e não se desprenderam com a trepidação do carro.

Além disso, poderá verificar a instalação se esta com a bitola correta, além de eliminar emendas ruins e até substituir com barramentos.

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10 – Troque o amplificador ou subwoofer

Colocar um amplificador com o dobro do valor em rms nos alto falantes, vai fazer com que ele toque mais.

Porém, tome cuidado, pois dependendo do projeto, vai aumentar o risco de queima deles.

Trocar o subwoofer por um maior ou aumentar a quantidade de subwoofers, utilizando como base o mesmo amplificador, vai aumentar a área de cone, o que vai aumentar o grave do sistema de som automotivo.

Veja também: Como escolher o melhor módulo amplificador?