Qual é melhor Duto Redondo, Retangular/Régua ou Triangular

A caixa acústica no som automotivo é muito importante para quer um sistema de alto desempenho.

Quando vamos montar ou escolher um modelo, algumas dúvidas podem aparecer, como, por exemplo:

Qual é melhor Duto Redondo, Duto Retangular ou Triangular | Duto Régua

Qual é melhor Duto Redondo, Retangular/Régua ou Triangular 1

Na teoria, qualquer tipo de formato de duto, se bem calculado, poderá chegar a um mesmo resultado, não havendo diferenças de sonoridade.

Como, por exemplo, um duto triangulo, redondo ou régua, podem ser projetados em uma mesma sintonia para um determinado projeto de 70hz, e deste modo não há diferenças entre eles.

Outro exemplo disso, é que um projeto, podemos converter um tio de duto em outro, utilizando como base sua profundidade e área.

Em medições bem precisas, o que pode ocorrer, é que podemos ter variações bem pequenas nos projetos de dutos triangulares e o régua em comparação os modelos redondos (principalmente em projeto com velocidade do ar alta no duto), por causa da maior probabilidade de turbulência nos cantos.

Porém, estas diferenças são extremamente pequenas.

Uma coisa que o duto vai alterar e que podemos levar em consideração na hora da escolha, é a construção da caixa, ou seja, dependendo de alguns fatores e os diferentes formatos, determinado tipo de duto, vai casar melhor em um projeto.

Deste modo, vamos separar os modelos de dutos mais comuns utilizados nos projetos para deixar mais claro suas vantagens e desvantagens, além de dar dicas de construção para ter ajudar,

Veja como converter o duto redondo para duto régua.

Qual é melhor Duto Redondo, Retangular/Régua ou Triangular 2

Caixa de som com Duto Redondo

O duto redondo é muito utilizado em alto falantes subwoofers, de menor valor em rms e caixas de competição SPL.

Vantagens da caixa com tudo redondo

Por seu formato cilíndrico oferece ótima rigidez estrutural na peça como um todo, e pode ser utilizado com bom comprimento em materiais mais baratos e leves, como o plástico/pvc: excelente opção para projetos de menor custo e peso.

caixa de som com duto redondo vantagens e destantagens

Por terem a possibilidade de serem feitos destes materiais com bom resultado sonoro, outra grande vantagem fica na hora do ajuste da sintonia a partir do comprimento, pois o PVC, por exemplo, é facilmente recortado e posto no lugar novamente, ótima opção para testes e competições quando se possui um RTA.

Possuem algumas vantagens práticas:

  • Seus tamanhos são fixos em polegadas, agregando acessórios mais práticos de se encontrar como cotovelos e ressonadores.
    Estes que são uma ótima opção para modelos com grande massa de ar presente no duto, pois diminuem a distorção, sendo amplamente utilizado em medições SPL.
  • São fáceis de se colocar na caixa, basta fazer um furo e ele é instalado rapidamente, em alguns casos isso pode diminuir ainda mais o custo da caixa.

Desvantagens da caixa com duto redondo

  • Na utilização com woofers, há uma necessidade de maior área de duto, sendo necessário colocar mais que uma unidade e o design ou aproveitamento da área frontal da caixa acabam sendo prejudicados;
  • Por terem contato somente com a parede frontal da caixa e serem utilizados de materiais mais leves, são mais suscetíveis a trepidação, que pode diminuir o SPL, por isso, no caso de competições, se vê muito a utilização de materiais que reforçam sua estrutural ou de construção com material alternativo.
  • A utilização com cotovelos com “dobras abruptas” em projetos de alto desempenho podem gerar turbulência;
  • É Pouco ou não utilizado com horn-frontais.

Dicas para construção de uma caixa com duto redondo

Sempre fique atento ao comprimento necessário do duto redondo.

A primeira parte do duto é somente para acabamento e inicio do mesmo, sendo muito curto para ser utilizado sozinho na maioria dos casos.

Deste modo é necessário a comprar de um cano pvc com a mesma polegada para encaixe na parte traseira para atingir comprimento recomendado e a sintonia ideal.

Em projetos de subwoofers, por exemplo, o comprimento do duto pode ser bem elevado, e nestes casos tem duas opções para ajustar o projeto:

  • O duto pode ter um cotovelo, fazendo uma curva dentro da caixa.
  • Ou a área do duto pode ser ocupada na parte externa da caixa.

Caixa de Som com Duto Triangular

O duto triangulo é muito utilizado no Brasil para aproveitamento de espaço.

Geralmente utilizado com 4 unidades.

Vantagens do duto triangular

Consegue ocupar exatamente as sobras dos cantos da área frontal que o cone do alto falante não ocupa, logo conseguimos colocar mais alto falantes.

São fixados em duas paredes laterais da caixa acústica, fornecendo ótimo travamento, seja para a estrutura da câmara interna ou para um horn frontal.

Com estas vantagens, são muito utilizado para alto falantes de grave de 15 ou 18 polegadas, seja em modelos da caixa full trap ou euclides.

Desvantagens do duto Triangular

Sua construção é mais complicada de se fazer curvas ou dobras internas dentro da caixa, isso faz com que seja pouco utilizado em projetos com subwoofers, onde nesses casos o duto é possui maior profundidade e acaba proporcionado uma caixa bem profunda e com design pouco prático, seja em projetos de competição ou dia-a-dia.

Qual é melhor Duto Redondo, Retangular/Régua ou Triangular 3

Caixa de Som com Duto Régua Quadrado Retangular

O duto régua, possui algumas vantagens e desvantagens em alguns pontos já citados nos modelos anteriores, como:

  • Bom reforço estrutural à câmara, mas menos que os quatro dutos triângulos e com menor aproveitamento de espaço;
  • Tem boa praticidade na construção/montagem de caixa, mas menos que em comparação os modelos redondos.

Uma das suas grandes vantagens, fica por conta da sua flexibilidade de utilização, o duto régua:

  • aceita muito bem as dobras ou curvas internas do duto dentro da câmara;
  • consegue se uma área frontal bem grande e sem prejudicar o design;
  • pode ser construído em tamanho exponencial;
  • casa muito bem em projeto com ou sem horn-frontal.

Com estas características, o modelo é amplamente utilizado em qualquer tipo de projeto, desde médios a graves, seja automotivo ou profissional,

Onde no automotivo, ele é muito utilizado com subwoofers de alto desempenho, e também muito famoso por ser utilizado nos caixas de alto falante woofers de 12 polegadas, onde se consegue aproveitar melhor as vantagens de construção citadas com as dobras internas, área frontal, horn etc, mas não quer dizer que dão mais pancadão ou grave, isto depende da sintonia da caixa.

Qual é melhor Duto Redondo, Retangular/Régua ou Triangular 4

Para que serve o duto?

O duto no caixa de som tem a função de dar vazão de ar para a sintonia da resposta de frequência da caixa.

É ele que sintoniza a caixa em uma determinada frequência e controla o excursionamento do cone do subwoofer ou woofer.

Por isso, devemos levar em conta o diâmetro e comprimento do mesmo.

Tanto o volume interno da caixa quanto o comprimento do duto são calculados em função de parâmetros e alinhamentos específicos para se obter uma resposta mais plana (FLAT) quando o projeto visa qualidade. Se o duto for mal dimensionado poderá excursionar o alto falante além do x máx dele.

A medida x máx é a medida que ele pode excursionar, fazendo os movimentos de ir para baixo e para cima sem sofrer danos.

Aproveite e veja um vídeo de como calcular a litragem da caixa:

Qual a melhor madeira para caixa?