Hoje vou mostrar para vocês, como dimensionar uma fonte automotiva ou chaveada 12v.
Nela poderá ter algumas opções de utilização, e vamos mostrar como fazer em todas, como:
- Dimensionar a fonte para carregar a bateria;
- Dimensionar a fonte para utilizar em seu sistema som automotivo;
- Dimensionar a fonte para utilizar em um som residencial com ou sem bateria.
Veja também:
- Como escolher a melhor fonte de som automotivo?
- Como escolher a potência da fonte para o som automotivo?
- Como instalar um fonte automotiva?
Como dimensionar uma fonte para o som automotivo sem bateria?
Para dimensionar uma fonte para um sistema de som automotivo sem bateria, basta utilizar como base a soma do valor do consumo máximo musical de todos os módulos amplificadores.
Esta informação é encontrada nas especificações técnicas e informa o quanto de energia em amperes ele precisa para que de certa forma “ele mande” a potência total dele para os alto falantes.
Caso não ache essa informação, uma conta básica que pode realizar para chegar aproximadamente ao consumo máximo musical do módulo, veja.
Cálculo para chegar aproximadamente ao valor musical do módulo amplificador
- Valor em rms do amplificador, divido por 20.
Ou seja, se seu amplificador possui 3000 wrms, o valor do consumo máximo musical é de aproximadamente 150 amperes, logo a fonte para se utilizar é de 150 amperes.
Se utilizar uma fonte mais fraca, o módulo também vai funcionar, mas vai mandar menos potência para os alto falantes e terá menor eficiência e segurança do sistema.
Veja também: Quantas baterias/amperes utilizar no som automotivo?
Se utilizar uma fonte mais forte, a fonte vai trabalhar com mais folga e provavelmente terá uma maior vida útil, porém o custo vai aumentar.
Como dimensionar uma fonte para som automotivo com bateria?
Para dimensionar em um sistema com baterias, também temos como base o valor do consumo musical e podemos utilizar uma conta simples a partir do valor em rms do módulo.
A conta fica em:
- Valor em rms do módulo, divido por 50.
Esta conta leva em consideração, que em seu sistema já tenha a quantidade de baterias ideal para alimentar o módulo amplificador.
Ou seja, para um amplificador de 3000wrms, o valor do consumo musical do módulo é de 150 amperes, onde tem que ter uma bateria de 150 amperes e uma fonte com em torno de 60.
De maneira simples, podemos falar que a bateria fica responsável para alimentar corretamente o módulo nos picos musicais, onde ele demanda mais energia. A fonte entra para suprir somente a quantidade média de energia que está saindo da bateria, considerando os picos e intervalos das músicas.
Com este tipo de sistema, conseguirá utilizar o som por 24h direto.
- Se utilizar uma fonte mais fraca, a quantidade média de energia que a fonte está retornando, será menor que a quer está saindo, logo, terá menos tempo de utilização à máxima potência do sistema.
- Se utilizar uma fonte mais forte, a fonte vai trabalhar com mais folga e provavelmente terá uma vida útil maior, porém o custo do projeto vai aumentar.
Como dimensionar uma fonte para carregar uma bateria?
Para o carregamento das baterias, pode utilizar qualquer potência que a carga será feita, porém, o ideal para ter maior vida útil das baterias é utilizar uma com em torno de 10% da capacidade em amperes da bateria.
- Ou seja, basta ter o valor da bateria, divido por 10.
Ex: se sua bateria é de 150 amperes, utilize um carregador de até 15 amperes.
Este tipo de carga, é a famosa carga lenta, que por causa se seu menor valor de corrente, não esquenta tanto as placas e proporciona melhor desempenho.
O que pode acontecer, é que tenha uma fonte bem mais fonte, pois foi projetada para ajudar na alimentação do som e queira carregar as baterias depois de tocar.
Veja também: Qual a melhor tensão 12,6v, 13,8, ou 14,4v? Som Automotivo e Carga
Para chegar próximo ao desempenho da carga lenta, o que pode fazer é utilizar o ajuste de tensão para diminuir o potencial da fonte e ela mandar menos corrente no começo da carga, e depois ir aumentando.
Ou seja, diminua a saída para 13,8 volts por exemplo, ou menos e depois vá aumentando.
Lembrando que as fontes conhecidas como automotivas, são estabilizadas e ao completar a carga das baterias, entram em flutuação.
Já as fontes conhecidas como chaveadas, utilizadas comumente em sistemas de caixa bob esponja, possuem menor custo, mas não são.
Para dicas de instalação, veja nosso outro vídeo de como instalar uma fonte automotiva 12 volts.
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).