Como instalar uma fonte automotiva 12v? Som Automotivo

Se você é um apaixonado por som automotivo, já deve saber que uma fonte automotiva traz muito benefícios.

Recomendamos > Como escolher uma fonte automotiva para meu sistema de som?

É bem simples de ser feito, porem devemos prestar atenção em alguns detalhes para ter melhor desempenho e segurança. Ela pode ser instalada de 3 formas:

  • Diretamente no módulo para uma caixa bob esponja residencial.
  • Diretamente na bateria para carga;
  • Com o sistema completo de som automotivo, com baterias e módulos.
como instalar um fonte auomotiva 12v no carro

Vamos lá! Lembrando que todas as conexões devem ser feitas com a fonte desligada e sem a conexão com a bateria (se possível, para aumentar a segurança da instalação).

Outro ponto, é sempre conectar o fio positivo primeiro, pois evita os famosos estalos na conexão do cabo negativo. Funciona se instalar o negativo primeiro e Caso isso ocorra, não tem problema nenhum, mas também é mais seguro.

Como Instalar fonte automotiva na bateria para carga?

Para ser instalada diretamente na bateria para carga, sua instalação é bem simples, primeiro conecte um cabo no positivo da fonte e outro no positivo do módulo amplificador.

Como instalar uma fonte automotiva 12v? Som Automotivo 1

Para maior segurança na instalação, utilize a bitola correta de cabo para a energia. Onde, seu tamanho de bitola aumenta de acordo com a potência do módulo e comprimento do cabo.

Como instalar uma fonte automotiva 12v? Som Automotivo 2

Além disso, para proteger os cabos de sobre-aquecimento, cada cabo positivo deve estar protegido com fusível ou disjuntor.

Veja mais: Qual bitola de fio/cabo utilizar no som automotivo?

O valor do fusível ou disjuntor deve ser igual ao valor da capacidade máxima de corrente do cabo, ou seja, vamos dar um exemplo para facilitar: se o módulo consome 100 amperes, a fonte deve ter o mesmo valor, assim como cabo suportar essa corrente, e o fusível devidamente projetado com 100 amperes.

Como instalar uma fonte automotiva 12v? Som Automotivo 3

Com uma observação, ao utilizar disjuntores residenciais, fique atento a curva de ruptura do modelo, nestes casos, geralmente o valor nominal do disjuntor é menor.

Como Instalar fonte direto no módulo sem bateria? Som Residencial

Para ser instalada diretamente com o módulo em um sistema residencial, sua instalação é bem simples, primeiro conecte um cabo no positivo da fonte e outro no positivo do módulo amplificador.

Faça a mesma coisa com o cabo negativo, ligando no negativo da fonte e no negativo do amplificador.

Para utilizar para carregar a bateria, a instalação é feita da mesma forma, polo positivo no positivo e polo negativo no negativo da bateria.

como instalar um fonte auomotiva 12v diretamente no modulo som residencial

A única diferença, é que após fazer isso na instalação com o módulo amplificador, você poderá ligar noa tomada que verá que o módulo não irá funcionar, isso acontece, pois tem que fazer a conexão do fio remoto.

O fio remoto é uma entrada de energia 12v, que a avisa para a módulo que ele tem que ser ligado.

Este fio é geralmente puxado pelo player, e possui cor azul, sendo conectado no módulo, onde assim que ele ligar, vai enviar a energia para o módulo ligar. O que pode fazer também, é um jump com o fio positivo da fonte e nele colocar uma pequena chave liga -desliga.

Como Instalar Fonte no Som Automotivo?

Na instalação completa com seu sistema de som automotivo, a instalação é simples também, mas precisa de mais atenção, pois agora temos mais componentes.

A instalação mais profissional, é feita com a fonte ligada diretamente na bateria e depois liga-se o amplificador a partir da bateria. Onde, para cada cabo se projeta a bitola ideal e um fusível em cabo positivo.

como instalar um fonte auomotiva 12v diretamente no modulo som automotivo

Na instalação de dois módulos, a instalação segue a mesma lógica, instalando a fonte direto na bateria e depois puxando os cabos de alimentação dos módulos.

como instalar uma fonte auomotiva 12v diretamente no modulo som automotivo

Se for utilizar mais módulos, para deixar a instalação mais profissional, pode utilizar distribuidores.

Na instalação no carro, o que pode ocorrer é que a bateria está cofre do motor, distante do local da fonte e módulo, logo, uma das opções é utilizar barramentos na entrada do módulo, e fazer a ligação da fonte e da bateria.

Como instalar uma fonte automotiva 12v? Som Automotivo 4

Uma variação desta instalação, é fazer o aterramento da fonte e do módulo mais próximo do porta malas, fixando o final do cabo negativo no chassis do veículo em algum ponto de metal.

Um muito utilizado é o pino do cinto de segurança, onde recomenda-se lixar bem para retirar totalmente a tinta.

Como instalar uma fonte automotiva 12v? Som Automotivo 5

A diferença entre as duas ligações na teoria, é que se utilizar cabos apropriados, a ligação com os cabos de cobre é melhor, porém a grande massa de metal do carro, também oferece bom aterramento e dependendo de alguns fatores, esses segundo aterramento vai oferecer ótimo desempenho e pode reduzir custos.

Para deixar ambas instalações mais profissionais, pode utilizar distribuidores.

Uma grande vantagem, é que ele casa muito bem com sistemas maiores.

Veja como ele pode ser utilizado no exemplo de instalação com dois módulos amplificadores e com a bateria no cofre.

Como instalar uma fonte automotiva 12v? Som Automotivo 6

Seja com o fio negativo a partir da bateria do cofre ou com o segundo aterramento no chassis no porta-malas.

Se possui uma bateria auxiliar, veja também como pode ser feita a ligação.

Onde pode utilizar a conexão dos polos deles para ligar os módulos ou utilizar um distribuidor também.

Neste caso, pela maior quantidade de energia, a recomendação é fazer a aterramento próximo da segunda bateria.

Como instalar uma fonte automotiva 12v? Som Automotivo 7

Para mais baterias ou módulos, basta seguir a mesma logica, utilizando um distribuidor de mais vias, por exemplo.

Pronto! Basta instalar o módulo corretamente e estará utilizando sua fonte tranquilamente. Vamos à algumas recomendações de instalação! Problemas relacionados à ruídos no sistema.

  •  Evite o contato da lata da fonte com a lata do veículo, ao fazer isso um “parte” do aterramento é feito na lata, ou seja, sempre utilize os porta-módulos. Alguns modelos mais novos vêm com laterais em ABS, borrachas laterais e evitam esse tipo de contato, em modelos mais antigos.
  • -Evite utilizar vários aterramentos no sistema.
  • Utilize a bitola correta para fazer o aterramento do sistema, somando a bitola da fonte e do módulo.

Não nos responsabilizamos pela instalação. No caso de dúvidas, consulte o manual do produto e procure um profissional.

Dúvidas frequentes sobre a utilização:

– A fonte de som automotivo pode ser utilizada como carregador de bateria? Pode.
– A fonte de som automotivo estraga a bateria? Não. A fontes são estabilizadas, ou seja, depois que a carga está completa, ela pára de carregar.
– A fonte de som automotivo atua como carga rápida ou carga lenta? Depende da potência da fonte. Carga lenta é quanto é utilizado um carregador/fonte com potência de até 10% da capacidade da bateria. EX: Fonte 10A para bateria de 100A.
Qual a potência da fonte automotiva que devo utilizar para suprir meu sistema? A potência da fonte é “calculada” a partir dos módulos amplificadores que possui. Veja um post com informações: Como escolher uma fonte automotiva?– Coloquei os cabos e o módulo não ligou. O que eu faço/Qual o problema? Veja o fio remoto.

Dica de segurança: Coloque um disjuntor ou fusível no cabo positivo. Deve ser colocado próximo da saída da fonte. A bitola do cabo deve suportar a potência da fonte, e a partir do cabo que utilizar, deve-se projetar o disjuntor/fusível. Clique aqui para saber Qual cabo utilizar?

Veja um vídeo de como escolher uma fonte de som automotivo e mais dicas:

Qual cabo e disjuntor/fusível utilizar na instalação da fonte automotiva?

Tabela:

tabela de calculo para bitola de som automotivo modulo amplificador

Quando compramos um som automotivo, nem sempre prestamos atenção na instalação.

Para que você possa conseguir o máximo de desempenho do seu sistema de som que esteja de acordo com as especificações de potência encontrada no manual do fabricante, é preciso que  a instalação seja feita de acordo com as recomendações no manual sugeridas, entre elas e muito importante está o dimensionamento de fios e cabos.

Você precisa ficar atento a quantidade e qualidade utilizada no seu projeto para que você não tenha problemas como desperdícios de energia ou perca de rendimento do conjunto.

A perda pode acontecer em dois momentos, no primeiro seria na hora da passagem de energia da bateria para o modulo e o segundo  seria na transferência de energia do modulo para os alto falantes ou subwoofers.

Porém, algo que dependendo do volume do som, da diferença de dimensionamento e do tipo de som reproduzido pode até passar despercebido, porém em um conjunto onde necessita o máximo de potência irá fazer uma diferença considerável.

Então fique atento ao dimensionamento dos cabos e material utilizado para que você obter o máximo de todo o seu conjunto e evitar desperdiçar o seu dinheiro.

Qual a melhor fonte de som automotivo?

Qual fusível Disjuntor utilizar no sistema de som automotivo?

E uma informação muito importante, que vai fazer você entender como projetá-los, é que eles servem para proteger somente o cabo (esquema elétrico ao qual está instalado).

Ou seja, se o cabo que projetou, a partir das informações do módulo, suporta 100 amperes, o fusível ou disjuntor para este cabo, tem que tem valor de 100 amperes também.

Informações importantes sobre os disjuntores e fusíveis:

  • Protegem o esquema elétrico contra sobreaquecimento e curto-circuíto, evitando incêndios e etc;
  • Não há a necessidade de instalar mais de um disjuntor ou fusível no cabo positivo, ao fazer isso, diminui-se a qualidade da instalação e não se acrescenta segurança ao sistema;
  • Não se utiliza no cabo negativo;
  • Instalar no máximo 20cm após a bateria;
  • Não evitam a queima de alto falantes e problemas com o amplificadores.

Qual bitola utilizar para ligar fontes automotivas?

Segue a mesma regra da ligação entre baterias:

  • Caso tenha o valor igual ou maior em suas baterias em relação ao consumo máximo musical do módulo, utilize o valor nominal da fonte;
  • Caso tenho um valor menor  em suas baterias em relação ao consumo máximo musical do módulo, utilize o valor do consumo máximo musical do módulo para maior segurança.

Com um porém, como a fonte só acrescenta energia no sistema quando está ligada na tomada, não é seguro utilizar o valor nominal dela para somar com a capacidade das baterias automotivas.

qual fiacao bitola de fio cabo utilizar na instalacao de um modulo amplificador som automotivo

Qual bitola utilizar para ligar fontes automotivas diretamente no módulo amplificador sem ajuda de baterias auxiliares?

Segue a mesma regra da ligação entre baterias, porém utilizamos agora, somente o valor da fonte automotiva:

  • Caso tenha o valor igual ou maior em fonte em relação ao consumo máximo musical do módulo, utilize o valor nominal da fonte;
  • Caso tenho um valor menor  em sua fonte em relação ao consumo máximo musical do módulo, utilize o valor do consumo máximo musical do módulo para maior segurança.
bitola para ligar fonte automotiva no sistema de som automotivo 2

E é isso aí! Caso tenha mais dúvidas, deixe seu comentário no post.

  • Fonte Automotiva.

Fonte Taramps Tef 30
Cabo d de alimentação: 6 mm
Disjuntor: 30 amperes

Fonte Taramps Tef 50
Cabo d de alimentação: 10 mm
Disjuntor: 50 amperes

Fonte Taramps Tef 100
Cabo d de alimentação: 21 mm
Disjuntor: 100 amperes

Fonte Stetsom FC 75
Cabo d de alimentação: 16 mm
Disjuntor: 75 amperes

Fonte Taramps Thv 10 Alta Voltagem
Cabo d de alimentação: 4 mm
Disjuntor: 15 amperes

Fonte Taramps Thv 13 Alta Voltagem
Cabo d de alimentação: 4 mm
Disjuntor: 20 amperes

Fonte Taramps Thv 7 Alta Voltagem
Cabo d de alimentação: 4 mm
Disjuntor: 15 amperes