A Bomber Alto Falantes Apresentou três novidades para o mercado de som automotivo: o Alto Falante Bomber Kit Mobile Universal 5, 6 e 6×9 60 e 75 rms.
Conta com valor em rms nominal de 60wrms em cada alto falante, nos modelos de 5 e 6 polegadas e 75wrms no modelo 6×9, serão vendidos em vendidos em pares, em opção de 4 ohms.
Pertencem a nova linha de alto falantes mobile da fabricante, que oferece como principal diferencial no mercado, a possibilidade de utilizar o kit de duas maneiras:
- com tweeter acoplado ao alto falante como um alto falante coaxial: oferecendo maior praticidade na instalação;
- Ou com o tweeter desacoplado do alto falante, podendo ser utilizado como kit duas vias, oferecendo maior qualidade sonora, por causa do melhor posicionamento e direcionamento dos tweeters ao ouvinte.
Ainda contam com:
- Seu tweeter conta com suporte móvel para melhor direcionamento das frequências altas no carro e consequentemente, maior qualidade sonora e ambas formas de aplicação.
- Divisor de frequência/crossover externo para melhor corte das frequências no tweeter, um diferencial ao ser comparado com modelos coaxiais no mercado.
- Ao ser utilizado como kit duas vias, apresentam um plugue-de-fase integrado no mid-bass, para melhor transição das frequências com o tweeter.
Links com dicas para instalação:
- Como escolher a bobina (ohms) do alto falante?
- Como ligar o alto falante no módulo amplificador?
- Qual a diferença entre subwoofer e woofer?
- Qual tamanho (polegadas) de alto falante é melhor para meu som automotivo?
- Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?
- Como calcular a “litragem” da caixa acústica?
Todos os 3 modelos foram pensados para manter a ótima relação custo-benefício e praticidade, podendo ser instalados nos locais originais nos veículos, além de casarem muito bem com sistemas com ou sem módulo amplificador, reproduzindo todo o espectro audível, os graves, médios e agudos.
Chega ao mercado para concorrer, por exemplo contra os modelos da Jble Bravox, por exemplo.
Veja mais informações sobre os modelos:
São montados em uma Carcaça em chapa de aço bem robusta, oferece maior rigidez estrutural que os modelos com carcaça de plástico, além de oferecer multi-furos nos tamanhos de 5 e 6 para facilitar a instalação.
O conjunto móvel da linha, é composto por cone de polipropileno injetado, com suspensão de borracha, sem freios mecânicos, permitindo deslocamento linear e reduzindo distorções.
Possui guarnição plástica, terminais soldáveis, bobina de alumínio com enrolamento de cobre e centragem de algodão.
Os tweeters possuem diafragma em mylar e respondem de 4,6 kHz a 20 kHz.
Veja também: Onde instalar o tweeter no som automotivo?
Os crossovers por sua vez, são bem compactos, sendo responsáveis pela união entre a resposta de ambos, garantindo uma maior integridade de som.
Seu conjunto magnético são de 72mm por 12mm nos modelos de 5 e 6 pol e 72mm por 15mm, no modelo de 6×9.
Veja algumas das especificações divulgadas.
Especificações Técnicas
Mobile 6×9
Fs (frequência de ressonância) | 48 Hz |
Vas (volume equivalente do falante) | 32,09 L |
Qts (fator de qualidade) | 1,37 |
Qes (fator de qualidade elétrico) | 2,03 |
Qms (fator de qualidade mecânico) | 4,25 |
Ƞo (eficiência de referência) | 0,17 % |
Sd (área efetiva do cone) | 204 cm² |
βL (densidade de fluxo bobina) | 3,35 T.m |
Sensibilidade | 84,49 dB SPL |
Re (resistência elétrica) | 3,79 Ohms |
Zmin (impedância mínima) | 3,97 Ohms |
Mms (massa móvel) | 19,83 g |
Cms (compliância mecânica) | 0,55 mm/N |
Le @ 1 kHz (indutância da bobina) | 0,33 mH |
Le @ 10 kHz (indutância da bobina) | 0,17 mH |
Modelo de 6 polegadas
Fs (frequência de ressonância) | 90 Hz |
Vas (volume equivalente do falante) | 8,16 L |
Qts (fator de qualidade) | 1,78 |
Qes (fator de qualidade elétrico) | 2,67 |
Qms (fator de qualidade mecânico) | 5,36 |
Ƞo (eficiência de referência) | 0,22 % |
Sd (área efetiva do cone) | 136 cm² |
βL (densidade de fluxo bobina) | 2,59 T.m |
Sensibilidade | 85,56 dB SPL |
Re (resistência elétrica) | 3,24 Ohms |
Zmin (impedância mínima) | 3,38 Ohms |
Mms (massa móvel) | 9,75 g |
Cms (compliância mecânica) | 0,32 mm/N |
Le @ 1 kHz (indutância da bobina) | 0,14 mH |
Le @ 10 kHz (indutância da bobina) | 0,09 mH |
Modelo de 5 polegadas
Fs (frequência de ressonância) | 103 Hz |
Vas (volume equivalente do falante) | 3,99 L |
Qts (fator de qualidade) | 1,61 |
Qes (fator de qualidade elétrico) | 2,37 |
Qms (fator de qualidade mecânico) | 5,03 |
Ƞo (eficiência de referência) | 0,17 % |
Sd (área efetiva do cone) | 84,9 cm² |
βL (densidade de fluxo bobina) | 2,3 T.m |
Sensibilidade | 84,63 dB SPL |
Re (resistência elétrica) | 3,21 Ohms |
Zmin (impedância mínima) | 3,30 Ohms |
Mms (massa móvel) | 6,07 g |
Cms (compliância mecânica) | 0,40 mm/N |
Le @ 1 kHz (indutância da bobina) | 0,14 mH |
Le @ 10 kHz (indutância da bobina) | 0,08 mH |
Qual a diferença de um alto falante pioneer para um mid bass tiger?
Como Ligar o Alto Falante?
Como ligar o alto falante no módulo amplificador?
A bobina correta para seu sistema de som automotivo, é aquela que vai casar corretamente com a impedância do módulo amplificador.
Porém, não tão simples assim, dependendo do tipo de ligação e da quantidade de alto falantes, a impedância final dos alto falantes mudam.
Por isso, é importantíssimo entender como é feito o cálculo.
Posso utilizar um módulo com o dobro do valor em rms no alto falante?
Sim! Porém, isto vai depender de alguns fatores.
Veja um post completo de: Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).