Alto Falante 6×9 Pioneer 6996 ou Zetta Snake Mid Bass?

Os alto falantes 6×9 são muito utilizados nos trio goianos, juntamente com alto falantes subwoofers e tweeters.

Mas afinal, qual é a melhor opção para seu som automotivo?

O 6×9 pioneer ou os modelos nacionais, como os Zetta e Snake?

Vamos dar algumas dicas que vão te ajudar a escolher corretamente o modelo que vai atender melhor o seu gosto.

A principal diferença, não está nas marcas, e sim, nos tipos dos alto falantes.

Deste modo, se entender corretamente as informações, conseguirá comparar os modelos de outras marcas também.

Veja também: Como escolher o melhor alto falante 6×9?

Alto Falante Pioneer 6×9

O modelo pioneer, por exemplo, é um modelo que possui torre com um pequeno mid range e tweeters, que vão reproduzir as frequências médias e altas.

Na parte do cone (conjunto móvel), é projetado para maior excursão, tendo como característica a borda alta de espuma ou borracha, atendendo bem as frequências baixas.

Deste modo, temos um alto falante que trabalha com todas as frequências necessárias para uma boa qualidade musical: os graves, os médios e os agudos.

Sendo produzido principalmente para ser aplicado na parte do tampão ou portas de veículos, onde podem trabalhar também sem a necessidade de uma caixa acústica ou alto falantes complementares.

Este tipo de alto falante pode ser conhecido como: triaxial, quadriaxial, pentaxial etc.

Variando sua nomenclatura de acordo com a quantidade de pequenos alto falantes presentes na torre.

Alto Falante 6x9 Pioneer 6996 ou Zetta Snake Mid Bass? 1

Onde, por exemplo:

  • triaxial quer dizer, 3 vias: 1 via de grave e mais 2 vias dos alto falantes na torre.
  • quadriaxial: 4 vias: 1 via de grave e mais 3 vias dos alto falantes na torre.

A maior quantidade de vias, indica a mais facilidade na reprodução de agudos, e com isso geralmente é aplicado em alto falantes 6×9 de maior valor em rms.

Alto Falante 6x9 Pioneer 6996 ou Zetta Snake Mid Bass? 2

Podemos traduzir seu desempenho em números, onde temos a sua resposta em torno de 20 à 20000hz, sendo um alto falante versátil, mas por sua resposta ampla, não consegue muito valor em rms ou alta fidelidade sonora.

Alto Falante Zetta / Snake

Os alto falantes Zetta, Snake e similares, possuem um conjunto móvel mais leve, borda de tecido com onda dupla e centragem mais rígida, proporcionando maior controle do cone.

Na parte central, possui um plugue de fase, modificando o alto falante em alguns pontos:

  • maior dissipação de calor da bobina, melhorando o desempenho do alto falante ao ser utilizado por várias horas, diminuindo as chances de queima e permitindo ter maior valor em rms.
  • maior acoplamento das médias altas;
  • perda de desempenho nas frequências baixas.

Toda essa construção, faz com que o alto falante tenha excelente desempenho nos médios e médios altos, região de grande parte de instrumentos musicais e vozes de cantores, porém tem maior necessidade de ser aplicado juntamente com uma caixa acústica.

Em sua resposta, estes modelos reproduzem a faixa dos 100hz à 5000 hertz.

Ou seja, são mais limitados, porém, mais eficientes na região de trabalho.

caracteristicas dos alto falantes 6x9 com plugue de fase zetta snake tiger

Resultado

Em testes simples, o alto falante pioneer ou qualquer modelo triaxial ou quadriaxial, vao proporcionar um som de melhor qualidade, seja ele dentro ou fora de uma caixa acústica.

Isso acontece, pois ele foi projetado para reproduzir toda a faixa de áudio, desde os graves até os agudos.

Já os modelos mid bass com plug de fase, vão dar a impressão de pouca qualidade sonora, pois têm maior necessidade da utilização de uma caixa acústica e só estarão reproduzindo uma parte das frequências.

Já em um sistema completo de som automotivo trio goiano, com o incremento de subwoofers, super tweeters e a utilização de caixa acústica, temos o seguinte resultado:

O 6×9 pioneer, com a caixa acústica, vai proporcionar ainda mais grave, porém os graves já estarão sendo reproduzidos pelos subwoofers, com maior qualidade e potência devido a sua área de cone empurrando o ar e maior valor em rms, o resultado em um som automotivo externo, será um ganho regular de grave.

Na região dos médios, a torre do 6×9 vai entrar em ação, proporcionando boa definição nos médios.

Nos agudos, temos os super tweeters trabalhando com maior valor em rms, logo, o ganho de agudos e relação ao espaço ocupado, vai ser regular também.

Os modelos com plugue de fase nesse sistema, vão oferecer um resultado melhor nas vozes, casando melhor com o sistema.

A região dos graves com os subwoofers, a região dos médios com os 6×9 e os agudos com os super tweeters.

Esses modelos, não vão competir com outras vias do sistema, proporcionado um sistema com vozes e instrumentos musicais mais nítidos, com maior qualidade musical em qualquer estilo, como por exemplo, as músicas sertanejas, muito famosas na região centro-oeste do Brasil.

Além disso, para quem procura maior potência, são uma ótima opção, pois por reproduzir somente os médios e ter plugue de fase, consegue-se maior valor em rms.

O que não quer dizer que os modelos com torre não podem ser usados, apesar de algumas desvantagens em um sistema com mais vias, podem casar muito bem com o gosto de pessoas que ouvem hip-hop, rap, música eletrônica, etc, que são estilos musicais onde os graves são mais intensos, e os médios não aparecem muito.

Alto Falante 6x9 Pioneer 6996 ou Zetta Snake Mid Bass? 3

Além da opção de 6×9, o apaixonado por som, também pode optar por outros tipos de médio, como os de 6 ou 8, e até modelos profissionais de áudio.

Veja também: Melhor Subwoofer Grave para som automotivo trio goiano.

Como escolher um alto falante de médio?