A Dad Alto falantes apresentou mais uma novidade para o mercado de som automotivo: o Alto Falante 6×9 Dad 290 rms Médio Trio Goiano.
O modelo conta com valor em rms de 290 nominal e 580 musical, disponível em versão de bobina simples 4 ohms e vendido em pares.
O 6×9 pertence a nova linha Black, com plugue de fase preto e logo no cone reflexivo também em preto.
A Dad Audio é uma marca relativamente nova no mercado, tendo seus produtos voltados para os sistemas trio goianos, conta também com os modelos de 230wrms de 6, 8 6×9, por exemplo.
O diferencial do modelo de 290 rms para os anteriores, além de sua cor, está em sua bobina, que é de 45mm, proporcionando um plugue-de-fase com grande massa.
Links com dicas para instalação:
- Como escolher a bobina (ohms) do alto falante?
- Como ligar o alto falante no módulo amplificador?
- Qual a diferença entre subwoofer e woofer?
- Qual tamanho (polegadas) de alto falante é melhor para meu som automotivo?
- Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?
- Como calcular a “litragem” da caixa acústica?
Conta também com um conjunto magnético mais robusto, e peças como arruela e t-yoke, também com pintura em preto, o que a ajuda na proteção conta umidade ao ser instalado nos forros de porta.
É uma ótima opção para quem procura ótima relação custo-benefício em um alto falante de alto desempenho, principalmente se reside na região centro-oeste, que é onde está localizada a fabricante e com isso conseguirá com maior facilidade encontrar lojistas e suporte, além de possíveis promoções.
Chega ao mercado para concorrer também contra os modelos da Zetta, Tiger, Snake e Evok, por exemplo.
É montado em uma carcaça de chapa de aço, com pintura epoxy em preto.
Seu conjunto mecânico é composto por cone de celulose liso com fibra, borda de tecido de onda dupla, guarnição em plástico e terminais soldáveis.
Sua bobina é de kapton de alta temperatura e enrolamento com fio de alto desempenho.
Possui plugue de fase, que com o seu deisgn de ponta de bala, facilita o acoplamento das frequências altas aumentando o range de resposta, podendo assim até substituir driver em sistemas de som automotivo.
Feito em alumínio e fixado ao conjunto motor, ainda auxilia na dissipação de calor do conjunto magnético/bobina, mantendo o bom desempenho do alto falante ao ser utilizado por mais tempo.
Seu conjunto magnético é de ímã simples.
Veja as especificações divulgadas:
290W RMS – 580W Máxima
Impedância 4 Ohms
Faixa de frequência 63Hz à 19kHz
Sensibilidade 93 dB
Diâmetro da bobina 45,50 mm
Como escolher um alto falante 6×9?
Como escolher alto falante de médio?
Caixa de Som Recomendada
Como calcular a “litragem” da caixa acústica?
Qual opção de Bobina é melhor?
Veja um post completo com informações: Como escolher a bobina (ohms) do alto falante
Como ligar o alto falante no módulo?
Como ligar o alto falante no módulo amplificador?
A bobina correta para seu sistema de som automotivo, é aquela que vai casar corretamente com a impedância do módulo amplificador.
Porém, não tão simples assim, dependendo do tipo de ligação e da quantidade de alto falantes, a impedância final dos alto falantes mudam.
Por isso, é importantíssimo entender como é feito o cálculo.
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).