Como escolher Alto Falante Médio 8 Polegadas Som Automotivo

Hoje vou dar algumas dicas para vocês, de como escolher seu alto falante de médio de 8 polegadas, para seu sistema de som automotivo!

Para começar, precisamos entender primeiro, algumas das principais especificações técnicas, como:

Principais Especificações Alto Falantes de Médio

Sensibilidade: informado em decibéis, onde, quanto maior melhor, quer dizer que o alto-falante é mais eficiente na reprodução do som.

Outro parâmetro que informa a eficiência do alto falante é o NO (referencial de eficiência), mas é informado em porcentagem.

Como escolher Alto Falante Médio 8 Polegadas Som Automotivo 1

QTS do alto falante: nesse parâmetro, se temos um QTS mais baixo, indica que o conj. motor do alto-falante tem maior controle de cone. Isso influência nos alto-falantes de médio, indicando uma ótima qualidade musical em frequências mais altas.

Valores maiores, indicam um menor controle do cone, indicando menor qualidade em frequências mais altas, porém não quer dizer que o alto-falante de médio é ruim, cada um terá sua aplicação, como veremos mais adiante.

A resposta de frequência: nela temos uma ideia onde é região de trabalho do alto-falante com maior eficiência, onde o valor da esquerda indica o quão grave o alto-falante pode chegar a tocar, e o da direita, o quão agudo o alto-falante pode chegar a tocar. Se for utilizar o alto-falante em sistemas de alto desempenho, esses dados não vão servir, por exemplo, para realizar o corte de frequência, porém, pode servir para entender como se comporta o alto-falante ao comparar modelos similares.

Para uma análise mais completa, algumas empresas também fornecem o gráfico de resposta.

O valor em rms do alto falante também é importante, porém ele e a sensibilidade do alto falante do médio, pode prejudicar comparativos, pois podem ter medições diferentes de acordo com a marca do modelo em questão.

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Por isso, vamos dar algumas dicas sobre os materiais utilizados, aspectos que deve ficar atento no projeto, assim como exemplos dos modelos mais utilizados no mercado, para resolver qual é o modelo que se encaixa melhor no seu sistema!

Uma dica importante na hora da escolha, é que temos tipos diferentes de médios de 8 polegadas, que para ficar mais fácil de diferenciar, podemos chamá-los de:

Uma linha voltada para a melhor relação custo-benefício e a outra, linha profissional, voltada melhor qualidade sonora.

Com o passar do tempo, surgiu no mercado a linha com plugue de fase, na qual vamos falar dela também.

Tipos de médio Som Automotivo

A linha de menor custo, geralmente é montada em carcaça de chapa de aço e juntamente com outros fatores, tornam sua sonoridade diferente, pois a finalidade é a utilização em sistemas mais baratos/simples/menores.

Seu custo fica até algo em torno de 350 reais.

Um diferencial visível em modelos de maior valor em rms, é seus ímãs são mais altos e menos largos, e deste modo, geralmente possuem maior x-lim, maior facilidade na reprodução de som mais graves, mas menor sensibilidade principalmente nas altas frequências.

Veja algumas das vantagens que geralmente esses modelos possuem:

  • estão disponíveis em versões 4 e 8 ohms, proporcionam maior praticidade em sistemas automotivos com poucas unidades de médio;
  • são mais leves, ficando mais fáceis de serem transportados junto com sua caixa acústica;
  • possuem uma melhor resposta nas frequências um pouco mais baixas, como médios-grave e graves.

Com isso, esses modelos são ótimos para serem utilizados como full-range em sistemas compactos de 2 vias para sistemas profissionais, ou para atender uma ampla faixa de resposta em sistemas automotivos de menor custo ou menor porte, podendo ser aplicado caixas residenciais, caixas trio etc.

Na linha profissional, geralmente temos modelos montados com carcaça de alumínio, que proporciona melhor troca térmica com conj. motor e melhor dissipação de calor, podendo possuir até janelas perimetrais para otimizar o resfriamento.

Em modelos de maior valor em rms, são seus ímãs são mais largos.

O custo fica em segundo plano, chegando a ficar na faixa de 500 reais, pois a finalidade é ter o máximo de qualidade e desempenho.

Veja algumas das vantagens desses modelos:

  • Maior sensibilidade, sendo mais eficiente;
  • QTS mais baixo, proporcionando maior qualidade nos médio-altos;
  • resposta de frequência mais ampla nas altas.

Geralmente são montados em line-arrays ou sistemas 4 vias em projetos de som automotivo/residencial, para alta definição/qualidade sonora, sem se importar muito com o custo do projeto.

Os modelos com plugue-de-fase, para facilitar o entendimento, podemos falar quer são oriundos dos modelos de melhor relação custo-benefíSNAKcio, pois possuem quase as mesmas características, como a carcaça de chapa, e ficam na mesma faixa de preço.

Nesses modelos, a calota/protetor do cone, dá lugar ao plugue de fase em alumínio conectado ao motor, proporcionando algumas características, em comparação ao modelo de menor custo, como:

  • o conjunto móvel mais leve, melhora o desempenho nas frequências mais altas e eleva a sensibilidade, mas diminui o desempenho nas frequências mais baixas.
  • o design do plugue de fase, diminui o cancelamento, melhorando também o desempenho nos médios altos e estendendo a resposta do alto falante.
  • a massa em alumínio do plugue de fase em contato com o ambiente melhora a dissipação de calor do conjunto magnético, possibilitando ao alto falante manter seu bom desempenho ao ser utilizado por várias horas.

Com isso pode substituir drivers em seu sistema de som automotivo, porém, por ter uma resposta mais limitadas nas baixas frequências, tem maior necessidade de utilizado com um alto falante de grave. Geralmente utilizado em sistemas 3 vias, com subwoofers e super tweeter, nos famosos trio-goianos e caixas residenciais.

Em ambos os modelos com carcaça de chapa de aço, os com calota e os com plugue de fase, é bom ficar atento no tamanho do ímã em relação ao valor em rms, pois, algumas fábricas podem extrapolar nos valores em rms. E em comparativos, um modelo com maior ímã, provavelmente possuirá maior valor em rms, por exemplo.

Tamanho da bobina

Um fator com relação ao valor em rms, é que nos modelos de médio, um fator que influencia bastante é o tamanho da bobina.

Veja um exemplo didático, em dois modelos da mesma fabricante, onde temos o Triton XRL600 com 300wrms, o Triton XRL400 de 200wrms, que apesar se algumas outras diferenças, uma das principais é que o modelo mais forte, possui uma bobina maior, 3 polegadas contra 2.

Por isso, fique atento também no modelos de custo benefício, pois geralmente são montando com bobinas de 2 polegadas.

Em modelos de plugue de fase, essa diferença é bem perceptível, pois muda o próprio tamanho do plugue de alumínio, veja também um modelo didático utilizando como base os modelos de 6 polegadas do protech, o de 250wrms e o de 220wrms. Nesses modelo de 8 polegadas, é comum também bobinas menores, com tamanho de 1 polegada e meia.

Fio da Bobina do Alto Falante CCAW vs Cobre vs Alumínio

O fio da bobina, também é um ponto muito importante que podemos diferenciar na escolha dos médios.

Onde temos 3 fios mais utilizados: o de cobre, o de alumínio e o de CCAW.

O de cobre, tem maior condutibilidade, sendo utilizado nos modelos XRL400, Snake 408 e ML500 7 driver

O de alumínio,o fio acaba ficando com um pouco menor de condutibilidade, mas deixa o conjunto móvel um pouco mais leve, ótimo para a reprodução de frequências mais altas, sendo utilizado nos modelos Eros, Hard Power, Snake 608 e o MH380 7 driver.

O de CCAW, combina a alta condutibilidade do cobre com a leveza do alumínio, passando por mais processos na fabricação, é utilizado no modelo XRL600 triton.

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Além do material, o formato também muda algumas características, onde podemos ter um fio redondo ou fio chato.

O fio chato, também passa por mais processos na fabricação e temos alguns pontos curiosos em relação a sua aplicação:

  • acaba deixando o custo do produto um pouco maior;
  • para quem deseja maior definição sonora, a melhor junção no enrolamento da bobina, garante algumas melhorias.

Ele nos modelos de 8 polegadas, é amplamente utilizado nos modelos profissionais, para maior definição sonora.

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Carcaça metálica

Outro fator nesses médios de alto desempenho que pode influenciar, é o formato da carcaça.

As carcaças em alumínio, podem ser feitas em formatos quadrados, que facilitam a instalação mais próxima ao ser utilizado em grandes quantidades e diminuem as chances de cancelamentos nas frequências mais altas.

Carcaça redonda x Carcaça quadrada

Veja algumas diferenças on projeto do alto falante, que pode fazer a diferença na hora da escolha também.

As carcaças em alumínio, podem ser feitas em formatos quadrados, que facilitam a instalação mais próxima ao ser utilizado em grandes quantidades e diminuem as chances de cancelamentos nas frequências mais altas.

Como escolher Alto Falante de médio e suas características?

De maneira resumida, utilize cada informação passada para escolher o melhor medio de som automotivo para seu sistema, veja por exemplo, o modelo tr 450 da triton, o modelo possui carcaça de alauminio redonda, bobina de 3 polegadas e alto valor em rms, porém seu fio é redondo e possui um ima menor que o modelo de 300wrms XRL600, com isso conseguimos perceber, algumas características:

  • seu qts acaba ficando mais alto, com maior desempenho nas baixas mas menor definição nas vozes;
  • apesar de ser um alto falante de carcaça de alumnio, seu custo é bem menor.
    Sendo um ótima opção para sistemas de menor porte, com menos via ou com maior pedida nas baixas, por exemplo.

Como escolher alto falante de médio?

Caixa de Som Recomendada

Como calcular a “litragem” da caixa acústica?

Qual opção de Bobina é melhor?

Veja um post completo com informações: Como escolher a bobina (ohms) do alto falante?

A diferença entre elas, está na espessura do fio do enrolamento, que proporciona algumas diferenças mínimas no alto falante.

Para seu uso no dia-a-dia, o mais importante que saber essas diferenças, é saber qual vai se adequar ao seu projeto.

Como Ligar o Alto Falante?

Como ligar o alto falante no módulo amplificador?

A bobina correta para seu sistema de som automotivo, é aquela que vai casar corretamente com a impedância do módulo amplificador.

Porém, não tão simples assim, dependendo do tipo de ligação e da quantidade de alto falantes, a impedância final dos alto falantes mudam.

Por isso, é importantíssimo entender como é feito o cálculo.

Posso utilizar um módulo com o dobro do valor em rms no alto falante?

Sim! Porém, isto vai depender de alguns fatores.

Veja um post completo de: Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?