A Spyder alto falantes apresentou mais uma novidade para o mercado de som automotivo: o Alto Falante Woofer Spyder Kaos 700 rms 12 Polegadas
O modelo conta com valor em rms de 700 nominal e 1400 musical, estando disponível em versões de bobina simples 4 ou 8 ohms.
Voltado para o pancadão automotivo, o 700 chega para disputar espaço no mercado em uma das linhas mais comercializadas e disputadas.
Os modelos woofers de 12 de 400 à 700wrms montados em carcaça de chapa, que proporcionam excelente relação custo benefício.
A propria fabricante aliás, já tinha lançado seu modelo de 650wrms, porém, além do valor em rms diferentes, depois também algus difrenças por exemplo, no conjunto móvel.
O modelo de 650, tem um cone mais fundo, e borda ondulada mais fina, sendo mais parecido com o modelo Kaos de 550wrms, e também com o modelo Hard Power HP600s
Já o modelo de 700, possui um cone mais raso, com estrutura ligeiramente diferente, conta com borda ondulada mais grossa, características comuns nos modelos mais comercializados no mercado, como o TR620 triton, ML 570 7 driver e Eros Hammer 700, que deverão ser seus principais concorrentes.
O grande diferencial dos modelos Spyder, é que eles utilizam um ímã mais grosso, 169x25mm, contra 169x24mm em modelos concorrentes, pode não parecer muito, mas isso eleva bastante o desempenho dos modelos, proporcionando valores de sensibilidade elevadíssimos, o modelo de 600, por exemplo, tem 96 decibéis, o mais alto entre os concorrentes até agora.
Veja algumas características do modelo de 700wrms.
É montado em uma nova carcaça de capa de aço em relação aos modelos anteriores da marca, contando com um design mais comum.
Proporciona leveza e ótima relação custo benefício ao produto.
Possui guarnição em EVA, calota com o logo personalizado, centragem especial e cordoalha de bitola grossa.
Um ponto interessante que é agora o modelo é montado com bornes soldáveis, comum em concorrentes, mas que nos modelos de 550 e 600 da Spyder, acompanham os bornes de engate rápido.
Sua bobina possui enrolamento in-out.
Seu conjunto magnético é bem robusto, montado com ímã simples 169x25mm, a peça polar conta com dois sistemas de refrigeração, a partir do furo central e periféricos.
Ainda possui rebaixo para aumentar o x-lim e evitar quem a bobina bata no fundo do gap nas altas excursões, seu acabamento é feito com pintura em preto e possui uma guarnição em borracha que protege o ímã, característica comum nos modelos similares da fabricante.
Para quem quer graves mais profundos, há ainda a opção da versão de 15 polegadas.
Caixa de Som Recomendada
Como calcular a “litragem” da caixa acústica?
Qual opção de Bobina é melhor?
Veja um post completo com informações: Como escolher a bobina (ohms) do alto falante?
Como ligar o alto falante no módulo?
Como ligar o alto falante no módulo amplificador?
A bobina correta para seu sistema de som automotivo, é aquela que vai casar corretamente com a impedância do módulo amplificador.
Porém, não tão simples assim, dependendo do tipo de ligação e da quantidade de alto falantes, a impedância final dos alto falantes mudam.
Por isso, é importantíssimo entender como é feito o cálculo.
Posso utilizar um módulo com o dobro do valor em rms no alto falante?
Sim! Porém, isto vai depender de alguns fatores.
Veja um post completo de: Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?
Qual é o tipo de Som que o Alto Falante reproduz?
Veja Qual a diferença entre subwoofer e woofer?
E a influência no tamanho do alto falante no som: Qual tamanho (polegadas) de alto falante é melhor para meu som automotivo?
Como escolher um Woofer?
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).