Fonte Automotiva Usina BOB 120A 12v Bivolt

A Usina Spark apresentou uma novidade para o mercado de som automotivo: a Fonte Automotiva Usina BOB 120A 12v Bivolt.

A fonte Usina BOB conta com uma tecnologia diferente das utilizadas nos modelos Smart da própria fabricante, ela possui capacidade de 70a nominal 120a dinâmicos.

Essa capacidade dinâmica foi especialmente projetada para manter a alimentação de módulos amplificadores em seu consumo musical, que é quando o consumo de energia varia de acordo com as batidas de grave das músicas.

Deste modo é voltada para alimentar em um sistema de som automotivo residencial, conhecidas como Caixas BOB esponja, tocando as músicas sem a necessidade de baterias, com até 2400w rms aproximadamente de módulos amplificadores.

Com isso, a grande vantagem do modelo Usina BOB, fica em sua ótima relação custo benefício, sendo também mais compacta que o modelo de 120a Usina Smart.

Podemos dizer que seu tamanho e custo é parecido com o modelo de 70a da usina.

Ela ainda possui saída ajustável, de 12,5 à 14,4v, por meio de uma chave analógica digital.

Com isso, apesar de ser voltada para instalação diretamente no módulo, a Usina Bob também consegue ser utilizada junto com uma bateria, com capacidade nominal de aproximadamente 70 amperes e até mesmo carregar a bateria do sistema de som.

Porém, não tem algumas funcionalidades que facilitam a carga ou utilização no sistema de som, como os modelos Usina Smart, como o voltímetro e amperímetro no display, ou os leds de indicação de carga da bateria, o que proporciona como dito, um preço final mais atrativo.

Montada em carcaça de chapa de aço, possui botão de ajuste tensão na parte lateral, e botão do disjuntor na parte superior, proporcionando praticidade na utilização.

Possui laterais injetadas em policarbonato anti-chamas ficando robusta e resistente.

Sua cor em preto, diferentemente dos modelos tradicionais, com laterais em amarelo.

Para ter ótima eficiência, conta com dissipador interno de alumínio e ventoinhas integradas, com o sistema smart cooler, acionados conforme a necessidade da fonte, proporcionando um funcionamento mais silencioso e aumentando a vida útil do componente.

Veja informações da fábrica:

A Usina BOB foi desenvolvida especialmente para alimentação de caixas BOB, sabemos que em um sistema de som o consumo musical dos amplificadores é bem abaixo do consumo nominal devido ao programa musical, este apresenta um consumo de potência dinâmico acompanhando os picos de grave de música, sabendo disso, desenvolvemos um exclusivo controle de corrente dinâmico, este controla a corrente de saída da fonte librando até 70% a mais que a corrente nominal em sua saída, assim temos um produto mais compacto e com um excelente custo benefício para alimentar a sua caixa BOB.

Como escolher a potência de fonte correta para meu sistema de som automotivo?

(clique no link e veja o post completo)

Qual a diferença de Fonte de Som Automotivo para carregador de bateria?

As fontes para som automotivo, geralmente: – São mais Fortes (mais amperagem de carga, ou seja, carga rápida); – Não gera interferência no som; – Mandam uma voltagem mais alta (ex: 14,4v, o que é perfeito para competidores).

Como instalar uma fonte de som automotivo?

Geralmente as fontes não vêm de fábrica com os cabos conectores para a bateria, pois a distância para as baterias variam muito. Ou seja, primeiramente verifique se a sua fonte possui tal cabo, se não, utilize cabos com a bitola especifica no manual. Pode utilizar jacarés nas pontas para facilitar o carregamento. – Para maior segurança, coloque um disjuntor ou fusível no cabo positivo, de acordo com as especificações do fabricante.

Como dito no post, existem 3 formas de utilizar as fontes, vamos mostrar como instalar:

Instalando a fonte para utilizar ela alimentando diretamente o módulo amplificador:

  • Coloque um cabo na saída de alimentação da fonte no pólo positivo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada positivo do módulo amplificador;
  • Coloque outro cabo na saída de alimentação da fonte no pólo negativo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada negativa do módulo amplificador;
  • Coloque um fio na saída remoto do modulo amplificador, e ligue a outra ponta na saída positiva da fonte ou do próprio módulo. Entenda: o remoto é uma entrada de energia 12v que somente avisa para o módulo que é para ligar, assim que conetar o fio e a fonte estiver na tomada, ele vai ligar (pode colocar um plug liga/desliga para ativar e desativar o módulo, mas a fonte continuará ligada).
  • Ligue a fonte na tomada.

Instalando a fonte para utilizar ela auxiliando a bateria a alimentar módulo amplificador:

  • Coloque um cabo na saída de alimentação da fonte no pólo positivo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada positivo da bateria;
  • Coloque outro cabo na saída de alimentação da fonte no pólo negativo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada negativa da bateria. Segunda opção: Inves de ligar a outra ponta do cabo negativo diretamente da bateria, aterre-o no chassis (o problema é que ter mais um ponto de aterramento no carro pode gerar ruídos e deixa a instalação “menos profissional”);
  • Lembre-se: Para a fonte carregar a bateria corretamente com o sistema ligado, é necessário que a bateria esteja aterrada corretamente.
  • Veja como instalar um módulo amplificador.
  • Ligue a fonte na tomada.

Posso ligar a fonte diretamente no módulo amplificador, mesmo com a bateria auxiliar?

Pode, se a bateria estiver muito longe da bateria é uma boa opção, porém pode gerar ruídos no sistema se o módulo não estiver com a bitola correta ou mal aterrado.

Coloque a fonte em um suporte de madeira ou algo parecido, o ideal é não instalar ela diretamente no chassis, senão poderá levar pequenos choques ao encostar no carro ou gerar ruídos no sistema.

Instalando a fonte para carregar a bateria:

  • Coloque um cabo na saída de alimentação da fonte no pólo positivo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada positivo da bateria;
  • Coloque outro cabo na saída de alimentação da fonte no pólo negativo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada negativa da bateria;
  • Ligue a fonte.
  • Dica: caso a fonte automotiva seja muito forte, pode diminuir a tensão de saída e depois ir aumentando ao poucos, para que a carga “fique melhor”.