Fio Cabo Som Automotivo | Qual é o melhor e qual utilizar?

Quando montamos um sistema de som automotivo, damos maior atenção para os módulos e alto falante – e gastamos mais também neles -, os fios são geralmente esquecidos e este erro faz com que seu som não tenha o rendimento total, mesmo que não perceba.

Para te ajudar a dar maior atenção à fiação – e principalmente gastar menos, reunimos algumas das dúvidas mais comuns relacionadas ao: Fio de Som Automotivo.

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A bitola serve para informar a “espessura” do cabo (dada em cm cúbicos). A bitola informa a capacidade do cabo na condutibilidade da energia, onde, quanto maior  a bitola, maior a capacidade de “passagem” de energia.

Dois fatores vão influenciar diretamente no tamanho da bitola:

O comprimento do cabo, pois quanto maior o comprimento, maior a resistência elétrica do cabo.

Qual tamanho da bitola Utilizar para meu som automotivo ?

  • Quanto maior a potência em rms do módulo = mais energia o módulo ”pede” = Maior a bitola do cabo;
  • Quanto maior o comprimento do cabo = maior perda de energia = Maior a bitola do Cabo
    Tendo isso em mente, você pode calcular qual a bitola do fio utilizar, especificadamente para seu caso.
tabela de calculo para bitola de som automotivo modulo amplificador

Resistência elétrica é a força contrária à passagem de energia pelo cabo.

Ou seja, quanto maior for o comprimento do cabo, maior terá que ser a bitola, pois mais perdas terá (por causa da resistência elétrica).

O material do cabo, onde quanto pior o condutor, maior terá que ser a bitola.

Qual o melhor material de cabo de som automotivo?

Os fabricantes de módulos amplificadores, por exemplo, utilizam como base para cálculo, o cabo feito de 100% cobre, pois ele é um excelente condutor.

Porém, existem no mercado, cabos que possuem menores quantidades de cobre e até cabos feitos de outros condutores de menor qualidade, como os cabos de cobre mais alumínio.

qual o melhor cabo de som automotivo eletrico bitola

Cabo de som automotivo de puro cobre

Esse cabo é geralmente encontrado nas próprias lojas de som automotivo e custa um pouco mais caro.

Características:

  • Condutor: Condutor 100% cobre garante melhor qualidade na passagem de energia; cabos com filamentos finos que melhoram a sua flexibilidade; filamentos trançados, melhoram a passagem de energia; menor oxidação das pontas em relação à outros materiais utilizados.
  • Revestimento: Feito em um PVC mais flexível, melhor para se adequar ao possíveis contornos que podem subir na instalação, diminuindo o atrito em partes que podem ser cortantes e consequentemente diminuindo o risco de curto-circuito; geralmente são mais espessos.

Cabo de cobre utilizado para construções

Este cabo oferece um valor menor e é facilmente adquirido em lojas de materiais elétricos.

Características:

  • Condutor: existem em diversas quantidades de cobre, variando de acordo com a marca e modelo, onde: quanto mais cobre, mais caro será o cabo; acima de em torno 16mm, alguns cabos não são trançados, são de menor qualidade, mas são mais baratos também; são mais duros e possuem menos filamentos, dando uma colocação mais escura no cabo.
  • Revestimento: projetados para uso em construções, tem revestimento mais duro e mais fino, dificultando sua instalação em sistemas de som e aumentando o risco de corte em alguma áreas.

Cabo de cobre + alumínio

Este cabo é geralmente  fornecido por poucas fabricantes de cabos, é muito utilizado nos Estados Unidos, mas não é bem visto no Brasil, pois apesar de ser mais bonito, é de pior qualidade, mais barato e é geralmente informado em AWG invés de mm³.

Um cabo desses pode sair por quase metade do preço, porém é necessário o dobro de cabo para o mesmo resultado do cobre (dependendo do modelo).

  • Condutor: existem em diversas quantidades de cobre, variando de acordo com o modelo, onde: quanto mais alumínio, mais barato será o cabo, de menor qualidade e mais leve; sua coloração é prateada devido ao alumínio; oxida co maior facilidade; possuem filamentos finos, o que melhora sua flexibilidade.
  • Revestimento: possuem em diversas cores, dando um aspecto personalizado à instalação; seu revestimento é bem grosso e algumas vezes bem exagerado, porém ainda garante ótima flexibilidade.

Soldagem dos fios de som automotivo

 Um erro muito comum está na soldagem das pontas do fios de energia. Por quê? Primeiramente, que a solda do tubete (ou rolo) não é um material condutor tão bom quanto o cobre – mesmo em cabos não tão puros – e justamente nesta junção com o amplificador que se perde rendimento.

A soldagem excessiva da ponta do fio, também diminui a área de contado com a entrada do amplificador. As entradas com um ”parafuso” menor de aperto, são feitas para os fios serem apertados de modo que eles “desfiem” e tenham contado com toda a parte interna da entrada. O que não ocorre com as pontas com solda, ou seja, a área de contato diminui.

  • Conectores: Terá que utilizar conectores de bateria e um conector para aterrar o amplificador.
    Para conectar os cabos no amplificador não há necessidade (porém fica mais bonito e profissional). Se for utiliza-los, não compre um vagabundo, senão vai ficar pior que conectar direto.
  • Opte por comprar um de cobre ou alumínio.

Se quer ter desempenho, maior segurança e beleza, uma ótima opção é a utilização de “ponteiras” nos cabos.

Barramento no som automotivo

O barramento serve para melhor conexão e instalação dos cabos no sistema de som automotivo.

Nele, por exemplo, podemos utilizar várias cabos para sua conexão no módulo.

Veja também:

Qual o melhor cabo rca no som automotivo? Como Escolher?

Os cabos de RCA são cabos extremamente importantes na hora da instalação do som automotivo.

Normalmente alguns iniciantes no tema costumam fazer um bom investimento no som e esquecem que a qualidade dos cabos é muito importante.

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Neste post vamos mostrar os tipos cabos e as diferentes qualidades entre os modelos de cabos RCA disponíveis no mercado.

Normalmente alguns iniciantes no tema costumam fazer um bom investimento no som e esquecem que a qualidade dos cabos é muito importante.

Neste post vamos mostrar os tipos cabos e as diferentes qualidades entre os modelos de cabos RCA disponíveis no mercado.

Diferença entre as qualidades de cabos RCA

Cabo RCA residencial

Possui fios e revestimento fino. Ao ser utilizado em um sistema de som automotivo, funciona, porém pode ser facilmente cortado no caminho até o módulo e a condução de sinal é baixa.

As pontas são simples e por causa do fio fino, pode ter danos ao puxar o próprio cabo.

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Cabo RCA Automotivo

Possui fios e revestimento mais grossos que o anterior.

Alguns modelos possuem um fio fino no meio dos fios em paralelo para aterramento de uma das extremidades caso tenha algum tipo de ruído (se ligar o remoto nele, vai gerar mais ruído).

Recomendado para sistemas básicos, pois oferecem ótima relação custo benefício.

Para sistemas mais fortes, se trabalha com maior quantidade de energia, e a instalação próxima de cabos de alimentação pode gerar ruídos com facilidade.

Além disso, suas pontas são simples e saem facilmente do módulo com vibração, além disso, deve-se maior cuidado na desconexão do módulo, se entortar muito a ponta, o pino central pode quebrar e ficar preso dentro do plugue fêmea do módulo.

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Cabo RCA Trançado/torcido

Os principais diferenciais desse modelo de cabo RCA são seus fios torcidos e o material do cobre extremamente puro (99,9%).

Estes fatores melhoram a condução elétrica do sinal de áudio e aumenta a qualidade da instalação.

Também é conhecido como cabo semi-blindado, isso acontece pois os fios torcidos é uma técnica que é utilizada para diminuir um pouco o risco de ruídos.

Outro fator positivo é que os conectores desses cabos trabalham com maior pressão, dificultando a desconexão dos mesmos com a vibração.

Além disso, alguns modelos possuem leve revestimento em níquel, melhorando a qualidade da conexão.

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Os Cabo RCAs Blindado

São os melhores cabos para se utilizar em seu sistema, porém também são mais caros.

Além dos fios serem torcidos e da alta qualidade do cobre, estes cabos ainda contam com uma blindagem, é uma malha em alumínio que dificulta a presença de ruídos em seu sistema (por algumas fábricas considerarem as tranças uma blindagem), pode ser chamado de cabo de dupla blindagem.

Uma grande diferença desse modelo é sua ponta de metal, oferecendo maior durabilidade, seu pino não quebra na conexão com o conector fêmea,  além disso possuem uma pressão elevadíssima, o que evita possíveis desconexões por causa da vibração.

Nessa questão do material, podemos citar variáveis também:

  • A ponta RCA banhada à prata, possui a melhor condutibilidade de energia, porém, assim como uma joia, a oxidação é maior que a do ouro com o passar do tempo.

  • A ponta RCA banhada à ouro é mais cara, e oxida menos.

  • A ponta RCA banhada à níquel é é inferior que o banho de ouro ou prata, porém oferece boa relação custo beneficio.

Esses são os modelos mais comuns no mercado de som automotivo, porém as fábricas podem variar sua montagem, como os modelos da technoise, que oferecem modelos xom fios torcidos ou blindagem com malha em seus diferentes modelos, assim como outras tecnologias, como filtro UV para maior durabilidade na exposição ao sol ou revestimento de nylon para evitar cortes no cabo no contato com a lata.

caba rca blindado de som automotivo

Qual Cabo RCA instalar no meu sistema de som automotivo?

Cabo RCA Automotivo de 5 metros

É o cabo mais utilizado de todos.

Utilizado para ligar o CD/DVD player ou central multimídia até o módulo amplificador ou crossover, que são instalados na parte de trás do carro.

Mais utilizado principalmente em modelos de carro hatch, sedan, SUV, etc, onde os dispositivos são colocados próximos ao banco traseiro.

Cabo RCA Automotivo de 3 metros

Utilizado para ligar o CD/DVD player ou central multimídia até o módulo amplificador ou crossover.

Mais utilizado principalmente em pick-up’s e caminhonetes, onde os dispositivos são colocados abaixo da janela traseira.

Cabo RCA Automotivo de 1 metro

Geralmente utilizado na ligação entre crossover e módulo amplificador.

Cabo RCA Automotivo y 2 Machos e 1 Fêmea:

Geralmente utilizado para duplicar a saída RCA.

Como por exemplo, em módulos com 4 entradas RCA, onde se utiliza um cabo de 5 metros com duas saídas e mais 2 cabos y, para transformar as 2 saídas em 4 saídas RCA, atendendo o módulo em questão.

Cabo RCA Automotivo y 2 Fêmeas e 1 Macho

Geralmente utilizado para juntar duas saídas RCA.

Como por exemplo, em CD/Dvd Players com 4 saídas RCA, onde se utiliza um cabo de 5 metros com duas saídas e mais 2 cabos y, para transformar as 4 saídas em 2 saídas RCA.

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E é isso aí! Com essas dicas, esperamos que escolha os modelos ideais para curtir seu sistema de som automotivo sem ruídos e problemas.