Como Instalar uma Bateria Auxiliar? Extra | Som Automotivo

Adicionar uma bateria auxiliar, além de aumentar a segurança do sistema, aumenta o rendimento do som automotivo e possibilita utilizá-lo por mais tempo.

Quando é necessário o uso de bateria auxiliar?

Recomenda-se usar quando se tem um módulo de mais de 400-800w rms, onde a bateria original do veículo não “suporta” alimentar módulos mais fortes, diminuindo o desempenho do sistema e aumentando os riscos de segurança.

1ª Dica: Caso utilize por várias horas é essencial repor energia das baterias utilizando um carregador ou fonte (clique aqui e veja como saber a qual fonte usar no som automotivo).

2ª Dica: Utilize a bitola de cabos de energia de tamanho igual ou maior que o recomendado pelo fabricante. Quanto maior a bitola, mais energia passa pelo cabo. Não adianta ter energia, se ela não chega até os amplificadores (clique aqui e veja como calcular a bitola do cabo de som automotivo).

Como instalar

– Encontre um buraco que ”liga” o compartimento do motor e a parte interna do carro para passar o fio. Certifique-se por ali não irá entrar água e caso haja movimentação do cabo o metal não irá cortar a proteção do cabo. O ideal é vedar o local com cola quente ou silicone.

1º método de ligar a bateria: Passe um cabo positivo para a bateria auxiliar.

Conecte o cabo no polo positivo da bateria auxiliar (coloque um terminal olhal para facilitar a instalação) e isole a outra ponta do cabo.

Pode optar por ligar o cabo no positivo da bateria do cofre por último, para ter maior segurança ao passar o cabo pelo carro não dar nenhum curto, caso a ponta de cobre encoste em alguma parte metálica.

*Depois você terá que aterrar o polo negativo da bateria auxiliar.

instalar bateria auxiliar som automotivo

2º método de ligar a bateria: Passe um cabo positivo e um cabo negativo para a bateria auxiliar.

Este método também funciona, porém, dependendo da distância entre as baterias irá gastar mais.

A vantagem deste método de ligação é que tem menor risco de ter ruídos no sistema (pois tem menos aterramentos) e dependendo do sistema, terá melhor qualidade no aterramento, já que a “condutibilidade” do fio de cobre é bem maior que a do material que é feito o chassis ou lataria do carro.

como ligar bateria auxiliar

Veja na foto a seguir, qual dos dois jeitos é mais recomendável a você (lembrando que dependendo do sistema, e quantidade de baterias, poderá utilizar as duas maneiras:

como ligar a bateria auxiliar no carro som automotivo

O importante saber é: independente do esquema de ligação que realizar, a voltagem continuará a mesma (veja: o que é ligação em paralelo?) de de 12,6v, mas as amperagens vão ser somadas (na teoria, pois ainda tem algumas perdas).

voltagem e amperagem ao logar várias baterias em paralelo

Passe o cabo pela lateral inferior do carro, escolha certo qual lado irá passar, pois no outro terá que ser passado o cabo RCA. Se passar os dois juntos, terá um alto risco de ter ruídos em seu sistema de som automotivo.

passar o fio da bateria pela laretal

Encontre um bom local de Aterramento, lixe-o e retire qualquer interferência no contato à lata do carro, como pintura e/ou plásticos.

aterramento polo negativo bateria auxiliar

*Use a mesma espessura do cabo positivo para ligar o cabo no aterramento o carro ao negativo da bateria.

– Coloque o disjuntor ou porta fusível em um local acessível.

– Ligue o positivo (com o  disjuntor ou fusível) no positivo da outra bateria (certifique se que a outra ponta do cabo positivo esteja isolada ou o disjuntor desarmado).

– Ligue o positivo na bateria da frente. Tome cuidado para não ”desligar” a bateria do sistema elétrico do carro, pois a central do carro vai ”reiniciar”.

instalar disjuntor bateria polo positivo

Pronto! Agora é só ligar o disjuntor (caso tenha usado ele).
O ideal é dar uma erguida no volume para testar o disjuntor ou fusível, no caso, eles não podem desarmar ou queimar.

Para testar mesmo se as baterias estão interligadas, basta colocar um multímetro ou voltímetro na bateria auxiliar e ligar o carro, se a tensão subir para algo em torno de 13,8v, está tudo ok!

instalar bateria auxiliar som automotivo no carro

Dúvidas frequentes

Quantas baterias/amperes usar no total? Som Automotivo

(clique aqui e veja o post completo: Quantos amperes (baterias) utilizar para o meu Som Automotivo? Módulo)

Verifique o consumo musical do amplificador, que é a amperagem “pedida” para ele trabalhar tranquilamente.

Geralmente a ”regra” é de 50 amperes a cada 1000 rms (amplificador digital). Baterias de marcas melhores, fazem a diferença.

O valor do consumo musical do amplificador indica o quando de energia o módulo precisa para mandar o valor em rms máximo do amplificador.

Lembre-se: o módulo só é um transformador de energia, não tem “potência”, quem tem a potência é a bateria (energia).

Ou seja, se não tem energia para o amplificador transformar, ele vai “mandar” menos rms para os alto falantes.

Por que se utiliza como base o consumo musical do amplificador?

Como Instalar uma Bateria Auxiliar? Extra | Som Automotivo 1

Uma maneira simples de se saber o consumo musical do seu módulo amplificador, é dividir a potência em rms dele por 20. Caso tenha dois amplificadores, utilize como base o valor da soma dos consumos musicais.

calculo de consumo maximo musical do modulo amplificador

O ideal – e mais simples – é nunca contar com os amperes da bateria do cofre na conta de amperes para alimentar o módulo (principalmente em sistemas de mais de 1000w rms). Pois:

  • A bateria do cofre é projetada para alimentar somente os componentes elétricos originais do carro;
  • Nem sempre ela está com 100% de carga;
  • Com o tempo, a bateria perde capacidade de carga;
  • Geralmente a bateria cofre fica distante da bateria auxiliar e do módulo amplificador, e ao utilizar um cabo comprido e por passar uma corrente contínua, há uma grande perda de energia;

Lembrando: Não há limite de amperes, quanto mais “baterias” utilizar, melhor.

Qual tamanho da bitola Utilizar para minha bateria?

  • Quanto maior a potência em rms do módulo = mais energia o módulo ”pede” = Maior a bitola do cabo;
  • Quanto maior o comprimento do cabo = maior perda de energia = Maior a bitola do Cabo
    Tendo isso em mente, você pode calcular qual a bitola do fio utilizar, especificadamente para seu caso.
tabela de calculo para bitola de som automotivo modulo amplificador

Resistência elétrica é a força contrária à passagem de energia pelo cabo.

Ou seja, quanto maior for o comprimento do cabo, maior terá que ser a bitola, pois mais perdas terá (por causa da resistência elétrica).

O material do cabo, onde quanto pior o condutor, maior terá que ser a bitola.

Qual o melhor material de cabo de som automotivo?

Os fabricantes de módulos amplificadores, por exemplo, utilizam como base para cálculo, o cabo feito de 100% cobre, pois ele é um excelente condutor.

Porém, existe no mercado, cabo que possuem menores quantidades de cobre e até cabos feitos de outros condutores de menor qualidade, como os cabos de cobre mais alumínio.

qual o melhor cabo de som automotivo eletrico bitola

Qual bateria auxiliar utilizar? Como escolher

  • Baterias Automotivas: Partida em carros e caminhões;
  • Baterias Estacionárias: Aplicação em estações telefônicas, nobreaks e etc;
  • Baterias Tracionarias: Empilhadeiras;
  • Baterias para motos;
  • Baterias náuticas: Barcos, lanchas e etc;
  • Outras aplicações: Sistemas de câmeras de segurança, carrinhos de golfe e etc.
tipos de bateria 12v carro como escolher e identificar

E de acordo com a aplicação da bateria, podemos ter modificações na mesma, para melhorar seu desempenho e vida útil.

Para ficar mais fácil de entender essas diferenças, voltadas para nosso objetivo nesse post que é a utilização em  sistemas de som automotivo, vamos utilizar duas aplicações mais utilizadas para isso: as baterias automotivas e as baterias estacionárias.

E quais são as diferenças entre as baterias automotivas e estacionárias?

A principal diferença entre essas duas baterias está nas placas, onde:

  • Bateria automotiva: placas mais finas e maior quantidade de placas;
  • Bateria estacionária: placas mais grossas e menor quantidade de placas.

Essa diferença nas placas resulta em:

  • Bateria automotiva: maior capacidade de corrente de pico;
  • Bateria estacionária: maior capacidade de ciclagem.

Onde:

  • Capacidade de pico: capacidade da bateria de ter descargas rápidas (em poucos segundos) quando solicitada. Ex: como na partida de um carro, que demora no máximo 3 segundos;
  • Capacidade de ciclagem: capacidade da bateria de ter descargas profundas : Ex: Como na bateria do seu celular, quando está com uma porcentagem de bateria baixa (no vermelho), significa que a bateria do celular teve uma descarga profunda em relação à sua capacidade nominal.
diferenças entre bateria automotiva e estacionaria

Vale a pena lembrar que as baterias automotivas possuem capacidade de ciclagem de 10% da sua capacidade nominal, já as estacionárias apresentam capacidade de ciclagem de até 80% da sua capacidade.

E caso ocorra uma descarga mais profunda nessas baterias, temos a diminuição da capacidade das mesmas durante sua vida útil e também a diminuição da própria vida útil.

Isso ocorre por causa do processo de sulfatação.