Como ligar Driver e Super Tweeter juntos no Módulo Amplificador?

Hoje vou dar algumas dicas para vocês, de como ligar driver e super tweeter juntos no módulo amplificador, em seu sistema de som automotivo!

A instalação é bem simples, e segue o mesmo padrão independente da quantidade de drivers e tweeters que for utilizar.

O que tem que entender é que, se seu sistema é básico e não possui um processador ou crossover, terá que utilizar capacitores.

Depois dos capacitores, terá que entender um pouco sobre os esquemas de ligação: ligação em paralelo, em série e em série-paralelo.

Vamos lá!

O que é um capacitor?

O capacitor é um componente eletrônico, que na sua utilização no som automotivo, serve para retirar o grave do sinal de áudio que chega até os alto falantes, no caso o driver e super tweeter.

Como instalar um capacitor no driver e super tweeter?

A instalação é simples e deve ser feita no polo positivo de cada driver ou tweeter.

No caso do driver, terá que utilizar um capacitor polarizado para que o corte fique em torno de 1000hz, o mais comum é o 22uF 250v em drivers de 8 ohms, sendo assim, a perna maior do capacitor, vai no polo positivo, e a perna menor é que fica para a conexão do fio. Outra forma de identificar, é na parte do corpo do capacitor, onde ele é totalmente em preto, mas no polo negativo, há uma linha em branco.

Na instalação do super tweeter, terá que utilizar um capacitor despolarizado, com 3.3uF (ou 225k) 250v, para que o corte fique em torno de 5000hz com super tweeters de 8 ohms. Como ele é despolarizado, pode conectar qualquer uma das pernas dele.

Veja post com mais informações:

Esquema de ligação para ligar junto driver e super tweeter no módulo amplificador

Ao ligar junto o driver e super tweeter, ambos de 8 ohms, teremos que fazer ligação em paralelo, que é: positivo com positivo e negativo com negativo.

A conta é: impedância dos alto falantes, dividida pela quantidade de alto falantes.

Conta: 8 ohms / 2 unidades = 4 ohms.

Sendo assim, ao ligar um driver e um super tweeter juntos, temos uma impedância final de 4 ohms.

Veja mais em: Como ligar alto falantes no módulo amplificador?

Sendo assim, para casar a impedância, terá que ligar em um módulo amplificador com impedância final de 4 ohms.

Essa impedância mais comum, é feita em módulos com dois canais de 2 ohms, onde se utiliza a ligação em bridge do módulo amplificador, para somar a impedância deles.

Nessa ligação, liga-se o positivo unidos dos alto falantes no positivo de um canal e os negativos unidos dos alto falantes, no negativo do outro canal do amplificador.

Veja também: O que é e como fazer ligação em bridge? Módulo Amplificador

Importante:

Além da impedância que é somada na saída do amplificador, a potência também é somada (ex: 2x100wrms à 2 ohms, fica 1 canal de 200wrms à 4 ohms;

Em alguns módulos mais antigos, o normal é ter 4 conexões de alto falantes, 2 para cada canal, porém em alguns modelos mais modernos, há somente 3 conexões, onde uma é compartilhada para melhorar a relação custo-benefício.

Neste caso, fique atendo no diagrama ou desenho da saída de ligação em bridge do canal.

Vale a pena ressaltar também, que há alguns módulos que possuem 2 ou mais canais, mas não oferecem a opção de ligação em bridge, fique atento, pois se ligar errado, eles não vão funcionar.

A impedância final dos alto falantes, drivers e tweeters de 4 ohms, é ideal de ser utilizada em módulos de 4 ohms, para não ter perda de potência, mas pode ser utilizado em módulos com impedância menores, como um módulo de 2 ohms ou 1 ohm.

Porém, neste caso terá uma “perda de potência”, onde quanto maior a diferença de impedância do módulo em relação à ligação final, maior a perda.

Com o dobro da impedância, por exemplo, há uma perda de aproximadamente metade (ou menos) da potência ou valor em rms.

Veja mais: O que fazer quando a impedância não casa? Alto Falante e Módulo

Como ligar 2 drivers e 2 tweeters em um módulo de 4 canais?

O ideal nesse sistema de som automotivo, é ligar os drivers juntos em um bridge, e os super tweeters juntos no outro bridge.

A grande vantagem de ligar deste modo, é conseguir utilizar os dois ajustes de ganho comumente disponíveis nesses módulos, para equalizar melhor os médio-agudos do driver e os agudos-altos do super tweeter.

Outra grande vantagem, é caso utilize um crossover ou processador externo.

Veja também: O que é e para que serve um processador? Som Automotivo

Com eles e os drivers e tweeters instalados separadamente em cada um dos bridges, conseguirá uma regulagem mais precisa deles, com menor risco de queima.

Qual regulagem utilizar para drivers e super tweeters?

Do super tweeter, o recomendável é de 5000hz HPF e 20000hz LPF, ou sem corte nenhum no LPF.

Para o Driver, geralmente fica em 1500hz HPF e 5000hz LPF.

Dependendo do modelo, do driver, como nos de 2 polegadas de boca, com o reparo maior, se consegue baixar o cote HPF, para até 800hz.

Terá maior qualidade musical, dependendo do conjunto do sistema, mas terá que aplicar menor potência.

Há drivers de titânio ou de poliimida, que pode fazer um corte mais alto no LPF, de até 20000hz, porém, como a questão é o corte junto com o super tweeter, não já necessidade, pois nesses caso o corte mais amplo vai atrapalhar o super tweeter.

Qual a regulagem de driver e tweeter juntos em um canal em bridge?

Se eles estiverem instalados juntos, o ideal é fazer o corte de 800hz à 1500hz HPF, dependendo do modelo de Driver e 20000hz ou sem corte no LPF.

Neste caso, terá que utilizar um capacitor no super tweeter, para que faça o corte de frequência de 5000hz após o crossover

Veja também: O que é corte HPF e LPF?