Realizar a regulagem correta do seu sistema é ideal para tirar melhor rendimento do sistema e diminuir a chance de queimar de alto falantes.
Como cortar/tirar o grave do alto falante Driver e Super tweeter ?
Os capacitores são uma forma barata de realizar o corte de frequência no sinal que vai para o alto falante em seu sistema de som automotivo.
Como assim?
Existem no mercado alto falantes que não conseguem reproduzir com muita qualidade ou muito volume sonoro todas as frequências (todos os tipos de som: de 20hz à 20000hz).
Esses alto falantes existem, pois, são projetados para projetos específicos e precisam de maior atenção.
Ao utilizar então capacitores nesses alto falantes, fazemos o corte inicial, atenuando as frequências que eles não reproduzem bem, melhorando seu desempenho e diminuindo o risco de queima.
Porém, para conseguir essas vantagens, é preciso escolher o modelo certo de capacitor para utilizar em seu modelo de alto falante.
Então vamos ver algumas informações sobre os capacitores e sua relação com o som automotivo.
São identificados por duas gradezas da física, volts e Farad.
V = Volts
Indica a tensão máxima de trabalho do capacitor. Nos módulos a tensão de saída utilizada para modelos de alguns alto falantes não é muito alta, porém dependendo do corte, os capacitores podem estourar.
Logo se usa essas informações como base para saber o quanto o capacitor suporta em “Rms”. Onde quanto maior o valor em volts, maior o valor em rms que ele consegue trabalhar.
uF = Microfarad
Indica aproximadamente o corte de frequência que será realizado. Onde quanto maior o valor, menor é a frequência inicial de corte.
Existem os capacitores polarizados e os despolarizados.
O polarizado: tem que ligar em série com o fio, ou seja, a parte negativa tem que estar em contato ou em direção com o fio, e a positiva tem que estar ligada ou em direção do pólo positivo do alto falante (o pólo negativo tem a “perna” menor e do lado dele tem uma faixa em branco com a marcação de um “-“);
O despolarizado: pode ligar de qualquer lado no polo positivo do alto falante, pois não possui polaridade.
Para ficar mais fácil de entender, veja os modelos mais utilizados:
Veja a Tabela:
Impedância | ||
Hertz | 4 ohms | 8 ohms |
80 | 500uF | 250uF |
100 | 400uF | 200uF |
125 | 320uF | 160uF |
150 | 260uF | 130uF |
200 | 200uF | 100uF |
260 | 150uF | 75uF |
400 | 100uF | 50uF |
600 | 70uF | 35uF |
800 | 50uF | 25uF |
1000 | 40uF | 20uF |
1500 | 25uF | 13uF |
2000 | 20uF | 10uF |
3000 | 13uF | 6.6uF |
4000 | 10uF | 5uF |
5000 | 8uF | 4uF |
6000 | 6.6uF | 3.3uF |
8000 | 5uF | 2.5uF |
10000 | 4uF | 2uF |
Cortes mais utilizados:
Falante | Frequência de corte | Capacitor |
midrange 4″ (4 Ohms) | 400Hz passa-alta | 100uF |
midbass 5″ (4 Ohms) | 260Hz passa-alta | 150uF |
midbass 6 ” (4 Ohms) | 180Hz passa-alta | 220uF |
tweeter (4 Ohms) | 5000Hz passa-alta | 10uF |
driver para corneta (8 Ohms) | 1000Hz passa-alta | 22uF |
super-tweeter (8 Ohms) | 6000Hz passa-alta | 3.3uF |
Como instalar um capacitor no alto falante?
Para fazer a instalação é bem simples.
Pegue o fio positivo que está vindo do módulo amplificador e ligue no capacitor.
Se ele for um capacitor polarizado, terá que ligar na perna mais curta dele (perna negativa).
Se utilizar mais alto falantes, lembre-se: sempre utilize um capacitor para cada.
O que alguns instaladores também fazem, é ligar dois capacitores em série, para aumentar o corte de frequência (o que não há necessidade, se escolher inicialmente o capacitor correto para o alto falante)
Para fazer esta ligação, basta ligar o pólo positivo de um capacitor no polo negativo do outro capacitor.
Depois, basta ligar o polo positivo no alto falante e o negativo no fio que vem do módulo amplificador.
Pronto! Seu capacitor está instalado.
Mais informações sobre os capacitores e seu uso em sistemas de som automotivo:
O capacitor consegue realizar um corte no sinal de som com potência de 6dB/8ª.
O que significa 6dB/8ª?
Para responder esta pergunta, precisamos ter algumas informações sobre uma grandeza da física, que é a frequência (Hz).
A frequência em dada em um valor número, onde quanto maior esse número, mais agudo é o som.
Digamos que o capacitor está fazendo o corte à 1000hz.
Isso quer dizer que a uma 8ª abaixo de 1000hz, o volume em comparação a esta frequência estará atenuado em 6dB.
Crossovers e divisores de frequência têm potência de corte de 12dB/8ª, 24dB/8ª ou até mais.
Ou seja, o capacitor em relação a eles não são muito eficientes, porém como dito no começo do post, é uma forma de realizar o corte, pois seu valor fica em torno de 3 reais, já os crossovers e divisores são bem mais caros (a partir de 100 reais).
Mitos sobre os capacitores no sistema de som automotivo:
- Os capacitores não evitam a queima de alto falantes. Mesmo depois de utilizá-los em seu sistema, fique atento para não distorcer o som e queimar os reparos.
- se escolher um de corte muito baixo, terá maior facilidade para queimar os alto falantes;
se escolher um de corte muito alto, terá menor rendimento do alto falante. - Pode-se utilizar capacitores juntamente com crossovers. Ele pode aumentar o corte, porém em algumas situações pode atrapalhar a regulagem.
Veja um post com informações sobre crossovers em som automotivo.
Como Funciona um Crossover?
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).