Como instalar 4 Cornetas e 2 Super Tweeters em Módulo 4 Canais + REGULAGEM

Hoje ou dar algumas dicas para vocês, de como ligar corretamente 4 cornetas e 2 super tweeters em um módulo 4 canais em seu som automotivo.

Esse tipo de projeto é muito utilizado, pois o tamanho da corneteira fica do mesmo tamanho de uma caixa trio/pancadão, porém tem que ser ter muita atenção na hora de ligar para não ter problemas de impedância no sistema.

Se não tem conhecimento, a primeira coisa que deve fazer, é ter atenção no corte de frequência para o driver e também para o super tweeter.

O mais recomendável é utilizar um crossover ou processador, para diminuir as chances de queima do seu sistema de som automotivo, além de aumentar o rendimento.

Veja também:

Porém, se não quer gasta muito, o ideal é utilizar capacitores, onde cada capacitor é instalado no polo positivo do driver e também no super tweeter.

Nos modelos polarizados, cilíndricos e possuem cor preta, perceberá que ele tem duas perninhas, uma maior que a outra, a maior vai à conexão com o driver (sentido) e a menor, é conectada no fio, que vai sentido do módulo.

Nos modelos despolarizados, os laranjas que geralmente se utilizam em super tweeters, qualquer uma das pernas pode ser conectada sem preocupar com o sentido.

Cada capacitor tem um “corte” específico, logo, tem que prestar atenção no modelo correto do capacitor na hora da compra.

Qual capacitor utilizar no driver e super tweeter?

  • Driver Fenólico 1 polegada: Capacitor 22uF, terá corte de 1000hz.
  • Driver Fenólico 2 polegadas: Capacitor 25uF, terá corte de 800hz.
  • Driver Titânio 1 ou 2 polegadas: 10uF, terá corte em torno de 2000hz.*
  • Super Tweeter: 3.3uF, terá corte em 6000hz.

No driver de titânio, pode se fazer um corte abaixo somente se utilizar um crossover ou processador, com “potência” de corte de 12/dBª. O capacitor oferece um corte de 6dB/8ª, por isso é mais seguro utilizar um corte maior.

Veja também:

Como fazer a instalação de 4 drivers e 2 tweeters no módulo amplificador?

O ideal, é ligar todos os 4 drivers em paralelo, e depois em 2 canais em bridge do módulo amplificador, como, por exemplo, nos canais 1 e 2.

Depois, ligue os 2 super tweeters em paralelo, e ligue-os nos outro bridge de canais do amplificadores, como, por exemplo, nos canais 3 e 4.

Entendendo a ligação

Para ligar junto 2 alto falantes de 8 ohms em paralelo, a forma é: positivo com positivo e negativo com negativo.

A conta é: impedância dos alto falantes, dividida pela quantidade de alto falantes.

Conta: 8 ohms / 2 unidades = 4 ohms.

Sendo assim, ao ligar 2 drivers juntos, temos uma impedância final de 4 ohms.

Ao ligar 4 drivers juntos, temos uma impedância final de 2 ohms.

Veja mais em: Como ligar alto falantes no módulo amplificador?

Utilize um módulo amplificador de 4 canais com 1 ohm de impedância, onde na ligação em bridge resultará em 2 ohms, casando a impedância com os 4 drivers ligados em paralelo nos canais 1 e 2.

Ligação em bridge.

Nessa ligação, liga-se o positivo unidos dos alto falantes no positivo de um canal e os negativos unidos dos alto falantes, no negativo do outro canal do amplificador.

Veja também: O que é e como fazer ligação em bridge? Módulo Amplificador

Importante:

Além da impedância que é somada na saída do amplificador, a potência também é somada (ex: 2x100wrms à 2 ohms, fica 1 canal de 200wrms à 4 ohms;

Em alguns módulos mais antigos, o normal é ter 4 conexões de alto falantes, 2 para cada canal, porém em alguns modelos mais modernos, há somente 3 conexões, onde uma é compartilhada para melhorar a relação custo-benefício.

Neste caso, fique atendo no diagrama ou desenho da saída de ligação em bridge do canal.

Vale a pena ressaltar também, que há alguns módulos que possuem 2 ou mais canais, mas não oferecem a opção de ligação em bridge, fique atento, pois se ligar errado, eles não vão funcionar.

Ligação dos canais 3 e 4

Nos canais 3 e 4, os tweeters vão tocar tranquilamente, mesmo com a impedância dos canais com um valor abaixo.

Uma das vantagens desse tipo de ligação, é que nos módulos de 4 canais, há ganhos separados a cada par de canal, e com eles conseguirá um ajuste mais preciso da intensidade dos drivers e tweeters separadamente.

Além disso, se possui crossover ou processador externo, poderá fazer cortes de frequência mais precisos, diminuindo o risco de queima.

Veja também: Como ligar alto falante no módulo amplificador?

Porém, na grande maioria dos casos, o módulo amplificador é 2 ohms por canal, como nos modelos de 400wrms totais, com, por exemplo, no Taramps TS400, Stetsom IR400.4 e Soundigital 400.4.

Nestes casos, apesar de funcionar o tipo de ligação citada, não é tão recomendável utilizar, pois terá riscos de queimar a saídas onde vai colocar os drivers.

Isso acontece, pois a impedância via ficar em 2 ohms, e o bridge está em 4 ohms.

Ligando 4 drivers e 2 super tweeters em um módulo 2 ohms

Neste caso, a opção de ligação é:

  • Ligar um par de driver no canal 1, e o outro par de driver no canal 2.

Se ficar muito fraco, e estiver utilizando capacitores, outra opção é:

  • Ligar 1 par de drivers em bridge no canal 1 e 2;
  • Ligar 1 par de driver no canal 3;
  • Ligar 1 par de super tweeters no canal 4.

Pode fazer a regulagem do driver no 3 canal normalmente se tiver processador ou crossover, basta conectar um cabo Y para o canal 1 e 2, no RCA que vai para os drivers.

Qual regulagem utilizar para drivers e super tweeters?

Do super tweeter, o recomendável é de 5000hz HPF e 20000hz LPF, ou sem corte nenhum no LPF.

Para o Driver, geralmente fica em 1500hz HPF e 5000hz LPF.

Dependendo do modelo, do driver, como nos de 2 polegadas de boca, com o reparo maior, se consegue baixar o cote HPF, para até 800hz.

Terá maior qualidade musical, dependendo do conjunto do sistema, mas terá que aplicar menor potência.

Há drivers de titânio ou de poliimida, que pode fazer um corte mais alto no LPF, de até 20000hz, porém, como a questão é o corte junto com o super tweeter, não já necessidade, pois nesses caso o corte mais amplo vai atrapalhar o super tweeter.

Qual a regulagem de driver e tweeter juntos em um canal em bridge?

Se eles estiverem instalados juntos, o ideal é fazer o corte de 800hz à 1500hz HPF, dependendo do modelo de Driver e 20000hz ou sem corte no LPF.

Neste caso, terá que utilizar um capacitor no super tweeter, para que faça o corte de frequência de 5000hz após o crossover

Veja também: O que é corte HPF e LPF?

Como fazer para diminuir a potência rms do módulo para o tweeter?

A primeira opção é utilizar o próprio ganho do amplificador ou do processador externo.

Veja também: Como fazer a regulagem de ganho? Amplificador

A segunda opção, caso não tenha a primeira, é utilizar um resistor de 15 ou 10w.

Onde, se o resistor de 15w atenuar demais o tweeter, utilize um de 10w.

Para a instalação do resistor, é importante instalar ele antes do capacitor no polo positivo, pois, se instalar depois do capacitor, ele vai alterar a impedância e modificar o corte de frequência do capacitor.

Pode fazer isso com o tweeter ou com o driver também se precisar.