Carregador e Fonte Automotiva JFA Storm 40A 60A 70A 120A 150A e 200A 12v

A JFA Eletrônicos apresentou uma grande novidade para o mercado de som automotivo, a nova linha de fonte JFA Storm, com os modelos: Carregador e Fonte Automotiva JFA Storm 40A 60A 70A 120A 150A e 200A 12v.

Além de contar com tamanho mais compacto e novo design, com laterais em ABS e led azul com o logo JFA para melhor identificação das conexões dos cabos de alimentação, ela reúne as principais características das linhas SCI e Redline contando com o Sistema de Carga Inteligente (da linha SCI), e Sistema de Carga lenta em três fases (da linha RED Line), em um só produto.

Veja também:

Além disso, de traz mais duas tecnologias para a categoria de fontes inteligentes no mercado:

  • Função Storm que eleva, por curto tempo, a tensão de saída para 15V, dando a máxima performance ao amplificador.

Essa função é uma grande vantagem para os competidores SPL, pois com maior tensão de entrada nos amplificadores, consegue-se extrair maior potência de saída, ou eficiência, proporcionando maior rendimento também nos alto falantes.

  • Exclusiva função de diagnóstico da bateria, em apenas 10 segundos, através do medidor de CCA e análise real da capacidade de acúmulo de carga.

Você sabe qual a finalidade do medidor CCA?

O medidor de CCA possui função de diagnóstico da bateria, em apenas 10 segundos e análise real da capacidade de acúmulo de carga.

Com as fontes Storm, você terá uma percepção real da longevidade de sua bateria, sem se preocupar se ela vai descarregar durante os eventos.

Com essa função consegue-se saber qual a corrente que a bateria consegue fornecer para os amplificadores.

Outras características:

Todo o controle da fonte é feito através de botões que ficam próximo ao display, que ainda conta com leds indicadores para facilitar o manuseio, como:

A tecnologia SCI utilizada inicialmente nas fontes SCI, identifica a quantidade de carga da bateria e quando ela está completa, entra no modo que emite pulsos de carga juntamento com o sistema de flutuação. Isso faz com que a química presente na bateria, chegue á um ponto ideal de carga e possibilita maior vida útil a bateria.

O Modo Carga Lenta, tecnologia utilizada inicialmente nos modelos redline, é ideal para recarregar baterias com pouca energia, obtendo assim a máxima eficiência no carregamento, sem gerar desgastes e aumentando a vida útil das baterias.

Tem também o ajuste de Modo Tensão de Saída: Possibilita escolher digitalmente entre 8 valores de tensão na saída da Fonte: 12,6V / 12,8V / 13V / 13,2V / 13,8V / 14V / 14,2V e 14,4V.

Veja também: Qual Tensão/Voltagem utilizar no Som Automotivo?

Conta com as funções tradicionais na fonte automotivas:

  • Bivolt Automático em quase todos os modelos, onde o de 200a há versão bivolt e monolt 220v.
  • Cooler com ventilação inteligente;
  • Possui voltímetro e amperímetro integrados
  • Conectores robustos que aceitam bitolas grandes
  • Possui proteções contra Excesso de carga, curto na saída e alta temperatura, onde pelas fotos, conseguimos perceber que nos modelos de 120, 150 a e 200a ,há ainda um disjuntor na parte lateral.

Como escolher a potência de fonte correta para meu sistema de som automotivo?

(clique no link e veja o post completo)

Qual a diferença de Fonte de Som Automotivo para carregador de bateria?

As fontes para som automotivo, geralmente: – São mais Fortes (mais amperagem de carga, ou seja, carga rápida); – Não gera interferência no som; – Mandam uma voltagem mais alta (ex: 14,4v, o que é perfeito para competidores).

Como instalar uma fonte de som automotivo?

Geralmente as fontes não vêm de fábrica com os cabos conectores para a bateria, pois a distância para as baterias variam muito. Ou seja, primeiramente verifique se a sua fonte possui tal cabo, se não, utilize cabos com a bitola especifica no manual. Pode utilizar jacarés nas pontas para facilitar o carregamento. – Para maior segurança, coloque um disjuntor ou fusível no cabo positivo, de acordo com as especificações do fabricante.

Como dito no post, existem 3 formas de utilizar as fontes, vamos mostrar como instalar:

Instalando a fonte para utilizar ela alimentando diretamente o módulo amplificador:

  • Coloque um cabo na saída de alimentação da fonte no pólo positivo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada positivo do módulo amplificador;
  • Coloque outro cabo na saída de alimentação da fonte no pólo negativo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada negativa do módulo amplificador;
  • Coloque um fio na saída remoto do módulo amplificador, e ligue a outra ponta na saída positiva da fonte ou do próprio módulo. Entenda: o remoto é uma entrada de energia 12v que somente avisa para o módulo que é para ligar, assim que conetar o fio e a fonte estiver na tomada, ele vai ligar (pode colocar um plug liga/desliga para ativar e desativar o módulo, mas a fonte continuará ligada).
  • Ligue a fonte na tomada.

Instalando a fonte para utilizar ela auxiliando a bateria a alimentar módulo amplificador:

  • Coloque um cabo na saída de alimentação da fonte no pólo positivo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada positivo da bateria;
  • Coloque outro cabo na saída de alimentação da fonte no pólo negativo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada negativa da bateria. Segunda opção: Invés de ligar a outra ponta do cabo negativo diretamente da bateria, aterre-o no chassis (o problema é que ter mais um ponto de aterramento no carro pode gerar ruídos e deixa a instalação “menos profissional”);
  • Lembre-se: Para a fonte carregar a bateria corretamente com o sistema ligado, é necessário que a bateria esteja aterrada corretamente.
  • Veja como instalar um módulo amplificador.
  • Ligue a fonte na tomada.

Posso ligar a fonte diretamente no módulo amplificador, mesmo com a bateria auxiliar?

Pode, se a bateria estiver muito longe da bateria é uma boa opção, porém pode gerar ruídos no sistema se o módulo não estiver com a bitola correta ou mal aterrado.

Coloque a fonte em um suporte de madeira ou algo parecido, o ideal é não instalar ela diretamente no chassis, senão poderá levar pequenos choques ao encostar no carro ou gerar ruídos no sistema.

Instalando a fonte para carregar a bateria:

  • Coloque um cabo na saída de alimentação da fonte no polo positivo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada positivo da bateria;
  • Coloque outro cabo na saída de alimentação da fonte no polo negativo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada negativa da bateria;
  • Ligue a fonte.
  • Dica: caso a fonte automotiva seja muito forte, pode diminuir a tensão de saída e depois ir aumentando ao poucos, para que a carga “fique melhor”.

Não nos responsabilizamos pela instalação. No caso de dúvidas, procure um profissional.