A Zetta Áudio apresentou mais uma novidade para o mercado de som automotivo: o Alto Falante Zetta Áudio MGT-6 280 rms 6 Polegadas
O modelo conta com valor em rms nominal de 280 e musical de 560, disponível em versões de bobina simples 4 ou 8 ohms, sendo vendido em pares.
O modelo é o mais forte do mercado com carcaça de chapa de aço, sendo uma atualização do modelo MGT-6 de 240 rms.
Com 40wrms a mais, todo o conjunto motor foi reformulado, possui nova arruela e peça t-yoke, além de trazer melhorias no conjunto móvel com nova bobina
Sendo assim, o lançamento consegue ter maior definição, sensibilidade e resposta mais ampla nas frequências altas que o modelo anterior, mesmo com elevado valor em rms.
Para conseguir esse valor em rms, a Zetta utilizou um conjunto motor com ímã gigantesco, além da bobina e plugue de fase grandes também.
Outro fator que ajuda são as janelas perimetrais na carcaça, para dissipação de calor, difíceis de se encontrar nesses modelos de 6 polegadas.
A combinação desses fatores tornam o MGT-6 um alto falante de alta performance, mas com a carcaça de chapa, ainda consegue manter uma boa relação custo-benefício, além de proporcionar maior facilidade de instalação no local do alto falante original do veículo, problema comum no modelo MG-280 com carcaça de alumínio e que deve sair de linha com a novidade.
O MGT-6 é voltado para os sistemas trio-goiano de alto desempenho, mas pode ser aplicado em diversos outros projetos, sendo ótimo para quem deseja médio definidos na região da voz e já possui um alto falante subwoofer.
Chega ao mercado em um ótimo momento, onde acaba de chegar também o modelo da Snake de 280 rms, ambos muito vendidos no mercado.
Um dos diferenciais visíveis entre os modelos de mesmo valor em rms, fica no tamanho da bobina e plugue de fase, que no zetta, são maiores.
Outro concorrente muito famoso, é o tiger audio de 260 rms.
Veja mais informações sobre o lançamento Zetta:
O modelo é montado em uma carcaça de chapa de aço pintada em preto.
Seu conjunto mecânico é composto por cone de celulose com logo estampado, borda de tecido de onda dupla impregnado, guarnição personalizada e terminais soldáveis.
Seu plugue de fase, que conta com pintura especial metalizada brilhante, além de proporcionar ótimo visual ao produto, facilita a troca de calor da bobina com o ambiente, mantendo seu desempenho ao ser utilizado por várias horas.
Outro fator, é o ganho de qualidade nas altas frequências, estendendo o range de resposta e pode até substituir os drivers em seu sistema de som automotivo.
Veja as especificações técnicas divulgadas, onde podemos destacar a ampla resposta de frequência e sensibilidade de 95 decibéis.
Especificações Técnicas:
Diâmetro nominal – 6 polegadas
Potência musical – 560 W
Potência nominal – 280 W RMS
Resposta de frequência- 100 a 9.000 Hz
Impedância nominal – 4 ou 8 ohms
Sensibilidade – 95 dB @ 1 W/m
Qual a diferença de um alto falante pioneer para um mid bass tiger?
Como Ligar o Alto Falante?
Como ligar o alto falante no módulo amplificador?
A bobina correta para seu sistema de som automotivo, é aquela que vai casar corretamente com a impedância do módulo amplificador.
Porém, não tão simples assim, dependendo do tipo de ligação e da quantidade de alto falantes, a impedância final dos alto falantes mudam.
Por isso, é importantíssimo entender como é feito o cálculo.
Posso utilizar um módulo com o dobro do valor em rms no alto falante?
Sim! Porém, isto vai depender de alguns fatores.
Veja um post completo de: Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).