Alto Falante Subwoofer Bravox E2K Endurance 800 rms 12 polegadas

Hoje vou mostrar para vocês, algumas informações de um dos subwoofers mais utilizados da Bravox no mercado de som automotivo: o Alto Falante Subwoofer Bravox E2K Endurance 800 rms 12 polegadas.

O Endurance chegou para integrar linha de produtos da Bravox, fabrica que começou na década de 50, e hoje conta com mais de 650 colaboradores.

Atualmente essa sua grande estrutura, é uma das vantagens competitivas da marca, que consegue produzir e personalizar praticamente todos os componentes utilizados na montagem dos alto falantes, lançando no mercado, modelos com muitas inovações e bem diferentes dos modelos similares no mercado.

Os subwoofers da linha endurance, já estão há muito tempo no mercado brasileiro, onde ela está em sua terceira geração.

A que deu início, ficou famosa por sua cor de carcaça em roxo, estava disponível em 12 e 15 polegadas, com 300 e 350wrms respectivamente, vinha com ótimo design e acabamento, contando com costura ao cone e protetor de borracha do conjunto magnético.

Sua segunda geração, inovou ainda mais no design e tecnologia, trouxe um cone parabólico interiço, sem calota central, borda em borracha com nome da linha em relevo, além do conjunto motor robusto, pouco comum para a época e tendo maior valor rms de 700wrms.

Chegou como um modelo de alto desempenho para sistemas de som interno, sendo um sucesso vendas.

A terceira geração, chegou com muitas novidades tecnológicas e maior valor em rms.

Um dos seus principais diferenciais, estão em sua carcaça e conjunto móvel.

Sua carcaça, é totalmente em alumínio injetado fixada ao conjunto magnético, e traz muitas vantagens:

  • Alta rigidez mecânica deixando graves mais claros e poderosos, com menor vibração causada pela movimentação do cone;
  • Alta dissipação de calor da bobina, garante grande eficiência da troca térmica da bobina e do motor, com a grande massa de aço em volta, além de contar com janelas perimetrais para saída do ar quente.
  • Design diferenciado do modelo ao ser instalado invertido.

Seu conjunto móvel, conta com centragem injetada em santoprene, – é pouco comum nos modelos de alto falante, onde se utiliza geralmente tecido – ela proporciona grande controle do cone nos deslocamentos, e ainda ótimo visual ao produto, sendo de cor lilás.

Possui cone parabólico é injetado em pmgs e possui logo em relevo, sua borda também em santoprene, tem alta resistência a raio-solares, possui guarnição removível e com barras que podem ser utilizadas para distanciar o alto falantes de objetos colocados no porta-malas que possam danificar o sub.

Possui cordoalha é pressa a centragem para maior desempenho e evitar ruídos na reprodução de frequências mais baixas, tem bornes de engate rápido banhados a ouro, que oferecem ótima conexão com os fios e alta durabilidade,.

Assim como o modelo anterior, o conjunto motor é bem poderoso e possui sistema de resfriamento a partir dos furos periféricos traseiros.

Veja suas especificações técnicas, onde a fábrica oferece os parâmetros de ambos os modelos de bobina, onde temos uma a frequência de ressonância em torno de 40-43 hertz, VAS de 28-30 litros e sensibilidade de 86-87 decibéis.

PARÂMETROS TÉCNICOS

Fs: 40 Hz
Vas: 30 L
Qms: 4,3
Qes: 0,86
Qts: 0,72 
Cms: mm/N 
Mms:  g
BL: 12 Tm
Re: ohms
Spl: 86 dB/W/m
SD: 0,055155 m²
Xmax: 13 mm
Impedância: 2 + 2 ohms

A fabricante, também divulgou alguns projetos de caixa sugeridos, onde podemos notar que o E2K funciona muito bem em caixas de tamanho reduzido.

Com estas características, o modelo é uma ótima opção para quem deseja graves fortes, sem ocupar muito espaço em seu porta-malas, acrescentando maior qualidade e beleza ao sistema de som automotivo, com uma marca de grande renome no mercado.

Caixa de Som Recomendada

Como calcular a “litragem” da caixa acústica?

Qual opção de Bobina é melhor?

Veja um post completo com informações: Como escolher a bobina (ohms) do alto falante?

Como ligar o alto falante no módulo?

Como ligar o alto falante no módulo amplificador?

A bobina correta para seu sistema de som automotivo, é aquela que vai casar corretamente com a impedância do módulo amplificador.

Porém, não tão simples assim, dependendo do tipo de ligação e da quantidade de alto falantes, a impedância final dos alto falantes mudam.

Por isso, é importantíssimo entender como é feito o cálculo.

Posso utilizar um módulo com o dobro do valor em rms no alto falante?

Sim! Porém, isto vai depender de alguns fatores.

Veja um post completo de: Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?

Qual é o tipo de Som que o Alto Falante reproduz?

Veja Qual a diferença entre subwoofer e woofer?

E a influência no tamanho do alto falante no som: Qual tamanho (polegadas) de alto falante é melhor para meu som automotivo?

Como escolher um Subwoofer?