O que é e para que serve um alto falante de médio grave?

Hoje vou dar algumas informações para vocês do que é e para que serve um alto falante de médio grave no som automotivo.

O que é um alto falante de Médio Grave?

Um alto falante médio grave é projetado especificamente para a reprodução das baixas e médias frequências.

Primeiramente, é preciso deixar claro que as frequências consideradas como médias estão na classificação de 100Hz até 2000Hz. Esses tipos de falantes preenchem o vazio de um som, ficando entre o subwoofer e o driver ou tweeter, por exemplo.

Os alto falantes ótimos nessas frequências, são os alto falantes do tipo woofer, em grande parte das vezes possuem borda de tecido com pequenas ondas e são encontrados em tamanhos entre 12 à 6 polegadas, variando seu range de trabalho de acordo com o tamanho e determinadas características construtivas.

Para que serve um alto falante de médio-grave?

Depende de suas características e aplicação. Eles podem servir, por exemplo, para proporcionar mais ataque em um som externo (médio-grave Pancadão) até maior reforço e clareza musical na região das vozes e instrumentos musicais (médios de 10 à 6 polegadas), equilibrando o som e fazendo com que ele alcance todas as faixas de frequência.

No mercado de som, ele pode ter basicamente 3 aplicações, são conhecidos no mercado brasileiro como:

  1. Médio Grave
  2. Médio
  3. Mid-bass.

1 – O que é um alto falante Woofer Médio Grave?

Os modelos Woofers médio-grave, têm sua ótima atuação entre 80~120hz, com grave fica mais seco, mais similares com “batidas” mais rápidas, tendo mais ataque (dando mais distância ao som).

Ótimo para woofers pancadão de 12 polegadas, utilizados geralmente caixas dutadas, para rachas de som ou um sistemas de som caixa trio com ótima relação custo-benefício, geralmente utilizados juntos com drivers e tweeters.

O interessante é que eles pode ser utilizados com os modelos de médio de 8 ou 6 polegadas, que complementam a região dos médios.

Veja também: Como escolher o melhor alto falante Pancadão?

2 – O que é um alto falante de Médio?

Os modelos de médio, que englobam a extensão do grave de 160hz à 300hz, com respostas mais rápidas, atuam muito bem na região dos batuques de baterias e vozes mais encorpadas.

Ótimo para médios de 10 e 8 polegadas (existem alguns modelos de 12 e 6 pol também), são geralmente utilizados em caixas cornetadas, onde podem ser ajustados junto com sua caixa, para ter mais enfase nos famosos “tuc-tuc”, aplicados nos sistemas de som automotivo 4 vias, com grave, médio, driver e super tweeter.
Veja também: Como escolher o melhor alto falante de médio 8, 10 ou 12 Polegadas?

3 – O que é um alto falante de médio Mid-bass?

Em inglês significa médio-grave também, e só recebe esse nome lá, quando é utilizado com um tweeter ou um mid-range em um kit, onde fica responsável pela reprodução do médio-grave.

Veja também: O que é um alto falante kit duas vias?

No mercado nacional eles receberam esse nome, os modelos de 6 polegadas voltados para a região da voz, muito utilizados nas portas de veículos, pois se popularizaram assim.

Os modelos de mid-bass, contam com ótima resposta entre 300hz à 800hz.

Na Faixa de 300 à 800hz, também compreende boa parte da vocalização, e parte da região de quase todos os instrumentos musicais.

Esta faixa tem muita ressonância alta e é onde eventuais ruídos podem aparecer.

São conhecidos também como alto falantes médio-voz, geralmente utilizados em 6 polegadas aplicados nas portas de veículos como nos famosos sistemas trio-goiano, e também em caixas trio, podendo substituir os drivers do sistema externo.

Podem ter um plugue de fase que melhora a resposta nas altas frequências.

Veja também: Como escolher um alto falante mid Bass?

Meu sistema de som precisa de um alto falante de médio?

Depende, mas se quer um sistema de som de qualidade, a resposta geralmente é sim.

Para um sistema de som de qualidade, precisamos ter, no mínimo, todas as frequências audíveis por nós humanos, de 20hz à 20000hz.

E um alto falante para reproduzir todas essas frequências, não vai conseguir fazer com muita qualidade musical ou potência.

Sendo assim, surgiram no mercado alto falantes específicos para reproduzir cada faixa de áudio.

frequencia som automotivo e resposta de frequencia dos alto falantes

No sistema de som automotivo, os médios são fundamentais, pois é onde estão a grande parte das vozes e instrumentos musicais.

Porém, precisa ter conhecimento de qual será a aplicação, veja as aplicações mais utilizadas como exemplo:

  • Sistema de som externo: Poderá escolher os médios de 12 à 8 Polegadas para região da voz e complementar com a via do grave e também para finalizar os agudos. Esse tipo de sistema é conhecido como sistema 4 vias.
  • Sistema de som interno: Poderá escolher os modelos mid-bass, complementando o sistema com subwoofer e super tweeter.

Veja também: Como montar um sistema de som automotivo?

Quando utilizar um alto falante de médio?

Quando as vozes e instrumentos musicais não estão tão nítidas, saem com ruído ou não estão a uma boa equalização do sistema de som, pode ser que esta na hora de acrescentar ou até mesmo trocar os alto falantes de médio do seu sistema de som.

Veja também: Frequências da voz humana e instrumentos musicais.

Como dito, os modelos importantes para essa região em um sistema interno, são os modelos geralmente de 6 ou 5 polegadas, onde são geralmente instalados nas portas dos veículos.

Veja também: Como escolher um alto falante de porta?

Já em caixas trio, pode optar por utilizar esses alto falantes mid-bass de 6 e até 6×9, no lugar do driver, para ter maior qualidade sonora.

Já e, sistemas de som automotivo externo, a utilização de modelos de 8 à 12 polegadas, são importantíssimos para melhorar a qualidade musical, onde pode escolher o médio, de acordo com o grave do sistema.

Qual é a frequência de médio grave?

Na teoria, os médios podem ser divididos em várias faixas, como, por exemplo, em 3:

  • Médio-grave: 300hz à 800hz
  • Médio: 800hz à 2500hz
  • Médio-Agudo: 2500hz à 5000hz.

Pode ter variações das informações de acordo com algumas literaturas, por isso, é mais importante entender para quê precisa dessas informações.

Como regular um alto falante de médio? Corte HPF e LPF

Depende das características do alto falante de médio, mas geralmente fica em torno de 80Hz à 125Hz o HPF em modelos de 6 ou 6×9 polegadas e 150hz ou superior em modelos de 8 à 12 Polegadas.

E o corte LPF é geralmente finalizado até 5000hz, pois é a região onde começa o trabalho do tweeter.

Pode finalizar em 800hz à 1500hz, se o sistema tiver um driver fenólico ou titânio.

Os cortes dos alto falante de médio no HPF, podem ser alterados se tiver um subwoofer no sistema, por exemplo, se o LPF do Subwoofer finalizar em 120hz, o ideal é fazer o corte HPF do médio a partir dos 120hz.