Antes de comprar o nosso sistema de som automotivo, sempre pesquisamos para ter um que agrade nossos ouvidos e também nosso bolso.
No caso de módulos amplificadores, existem muitas informações que devemos prestar atenção. Uma das dúvidas mais comuns para quem está prestes a escolher o seu é: Módulo Amplificador Stéreo ou Mono? Qual comprar | Melhor | Diferença.
Veja também: Como escolher o melhor módulo amplificador?
Primeiramente precisamos entender:
Qual a diferença do som Estéreo/Stereo e do som Mono?
O que é o som Estéreo/stereo?
O Som Stereo utiliza como “base”, dois alto-falantes, onde ele “varia” o som (batidas, frequências, instrumentos) entre eles para dar a sensação de maior qualidade sonora, como se estivesse ao vivo no show (palco sonoro)
Ou seja, no caso de músicas, com o efeito Stereo, a voz do cantor, pode estar com um volume sonoro mais alto no alto-falante da esquerda do que no da direita, assim como instrumentos musicais, etc.
Os nossos ouvidos, captam esta diferença, mesmo que não percebemos e nos dá a sensação que estamos ouvindo uma música com maior qualidade sonora.
O som Dolby Digital 5.1, por exemplo (que utiliza 5 caixas de som, mais um subwoofer), também serve para gerar uma sensação mais realista do cinema, é um “stereo melhorado”.
O que é o som mono?
Já o som mono manda o mesmo volume para cada alto falante, e não gera a sensação de maior qualidade sonora.
Agora vamos ao o quê interessa:
Quais as diferenças do módulo amplificador stereo para o mono?
O módulo Stereo é aquele que é capaz de reproduzir este “efeito”. mas para isto acontecer é necessário alguns requisitos, não só do próprio módulo:
- Música deve ter este efeito (gerado em estúdio);
- Instalação deve ser correta, ao utilizar os cabos RCA com o sinal da Esquerda e com o Sinal da Direita;
- Os alto-falantes não podem estar próximos um do outro;
- O amplificador deve ter dois ou mais canais para conseguir mandar o efeito para dois alto falantes separados.
O Amplificador Stéreo é aquele que tem a entrada RCA da esquerda/direita e tem um ou mais canais.
O Amplificador Mono, é aquele que não possui entrada esquerda/direita ou só possui um canal.
Mito: o Stereo é para cornetas e o mono para graves do sistema de som.
Um amplificador pode tocar desde graves até agudos, de acordo com as especificações técnicas dele como a resposta de frequência, ajustes de corte e etc.
Qual Amplificador deve comprar?
O módulo mono tem uma grande vantagem que ele é mais em conta, devido ao esquema de montagem, quantidade de componentes, etc.
Por isso deve-se considerar ao montar seu sistema de som.
Já o Stereo permite maiores possibilidades de ligações, além do efeito stereo.
Como alguns, que permitem a ligação em bridge.
Considere estes pontos citados. Caso monte alto falantes potentes, geralmente utilizam-se módulos mono.
No caso de utilizar alto falantes mais fracos (até em torno de 150 rms cada), ou drivers e super tweeter, geralmente se utiliza módulos amplificadores stereo.
Assim como se seu sistema tem alto falantes potente e também super tweeters, por exemplo, geralmente se utiliza os dois tipos de módulos.
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).