Hoje vou dar algumas dicas para vocês escolherem o melhor alto falante para Pancadão em seu sistema de som automotivo.
O modelo mais indicado para utilizar em um sistema pancadão é o alto falante do modelo woofer de 12 polegadas.
Este modelo é facilmente identificado pela borda de tecido ondulada, ao contrário de um subwoofer, por exemplo, que tem uma borda alta de espuma ou borracha.
Além disso, suas características combinadas com seu tamanho de 12 polegadas, proporciona um elevado desempenho nos graves de ataque.
Veja também: melhor alto falante de 12 Polegadas
Podemos dizer que eles mandam o som “mais longe”, que outros modelos.
Em suas especificações, sua análise completa é fundamental, mas pode ficar atento principalmente em alguns parâmetros, como:
- Sensibilidade: ela indica o quão eficiente o alto falante é na reprodução de som, logo, quanto maior, melhor.
- Frequência de ressonância: ela serve referencia, por exemplo, de como será o comportamento do alto falante tocando, valores mais próximos de 50hz indicam maior eficiência em pancadas mais graves; mais próximo de 100hz, maior eficiência em pancadas mais secas.
Veja: Entenda as especificações técnicas do alto falante
O valor em rms também é importante, mas os métodos de medição podem ser diferentes de acordo com a marca, por isso, é bom ficar atento no tamanho do ímã, ao comparar modelos com preços similares, onde quanto maior íma, maior é a chance dele ter maior desempenho.
Para ficar mais fácil de entender, vamos algumas informações sobre as diferenças construtivas dos modelos mais utilizados, além de alguns exemplos de uso.
Alto Falante Woofer de 12 Polegadas
Alto Falante Woofer 12 Básico
Os modelos de menor valor em rms, de 150 à 350 rms, geralmente são voltados para quem procura uma boa qualidade musical, agregando praticidade com sua caixa pequena e uma resposta mais ampla nas altas, diminuindo a necessidade da utilização de muitos alto falantes para completar as vias, barateando o projeto.
Geralmente aplicados em sistemas 2 vias ou 3 vias, propaganda volante, trios automotivos etc.
Nesses tipos de alto falantes, há modelos como o 300S da 7 Driver e o HP 250 Hard Power, ambas marcas nocionais e de grande renome no mercado.
Alto Falante Woofer 12 Polegadas ótimo custo-benefício
Os modelos de 400 à 650 rms são os mais vendidos no mercado.
Isso acontece pela combinação da carcaça de chapa e bobina de 3 polegadas, oferecendo desempenho respeitável em comparação à modelos de maior valor em rms, porém com metade do custo, em torno de 300 à 400 reais.
Seu ímãs são geralmente de 169x24mm.
Sua resposta permite a utilização em sistemas com menos vias.
Nos modelos profissionais, são muito utilizados como full-range em caixas de 2 vias, como os modelos Oversound, eros, o triton
Nos automotivos, muito utilizados em sistemas trio e em pares, sua caixa pequena e leve, cabe muito bem em qualquer porta-malas e é de fácil remoção.
Nesses modelos, temos o TR 620 da triton, onde a marca além de ser nacional e ter renome no mercado, o modelo busca proporcionar ótima relação custo-benefício, sendo um dos modelos mais utilizados.
Mas também temos o ML570 da 7 driver, Eros 700 Hammer, HP 600 S hard Power, Ultravox 700+, e os modelos de fábricas no sul do Brasil, como o Spyder 600 e o Master 620.
Veja também: Melhores Alto Falantes woofers pancadão de 400 à 700wrms 12 Pol.
Alto Falante Woofer 12 Polegadas Médio Grave
Não é regra, mas para se ter maior valor em rms dos modelos woofers, geralmente se aumenta o tamanho da bobina e consequentemente o ímã.
Logo, os modelos de 700 a 1200 rms, já são montados com carcaça de alumínio para suportar o maior peso do conjunto magnético, bobinas de 4 polegadas e ímã de 220mmx23 ou 220mm por 25mm.
Fiquem atento nessas 3 características:
A carcaça de alumínio é mais cara e proporciona pequenas melhorias, como reforço estrutural e ganhos na dissipação de calor pela maior massa, além comumente oferecer janelas perimetrais para saída do ar quente da bobina, aumentando sua dissipação.
Em woofers, a bobina de 4 bolegadas dissipa mais calor e consequentemente oferece maior possibilidade de ter maiores valores em rms, ou durabilidade com o uso durante horas, além de oferecer melhor balanceamento do conjunto móvel, mas está é uma diferença pequena para um alto falante de 12.
E o ímã é claro, fiquem atentos no diâmetro e largura, conjuntos maiores, vão indicar maior valor em rms ou melhor desempenho, em comparativos.
Veja também: Influência do Tamanho do Conjunto motor nos alto falantes.
A desvantagem, é que a combinação desses fatores, aumenta o seu custo, porém, proporcionam um alto falante eficiente, e seu um conjunto mecânico leve facilita frequências altas com maior qualidade.
Sua aplicação pode variar e podem existir modelos especificos para cada uma, por exemplo, as diferenças ficam bem claras nos modelos da marca triton:
Os modelos profissionais com ampla resposta e alta sensibilidade, muito utilizados em LINE ARRAYs ou caixas de 2 vias, como os modelos:
– Triton pro MBL 1200
– Eros 1600mg
– 7 Driver ML2k2
– Oversound
Os modelos conhecidos como MG ou MB para pancadas secas, como o MG700 triton, mas também temos modelos das mesmas marcas citadas.
E os modelos para médios altos, muito utilizados em caixas cornetadas, pela sua ótima resposta em batuques e vozes, como o MG 920, ML1k8 etc, podem ser utilizados em caixas dutadas comuns, por exemplo, mas não são a melhor a opção para quem busca um som pancadão.
Veja também: Como escolher o melhor alto falante de médio? 8, 10 ou 12 Pol
Alto Falante Woofer 12 Polegadas Pancadão
Os modelos com em torno de 1500-2000 rms, são os mais vendidos na linha de carcaça de alumínio e são excelentes para o pancadão automotivo, pois, proporcionam elevado ataque.
Geralmente atendem pessoas que querem elevado desempenho e não precisam de tanta praticidade no sistema (pois seu conjunto de caixa acaba ficando mais pesado), mas não abre mão da ótima relação custo-benefício do projeto.
Isso acontece, pois oferece ótima casamento com o valor em rms do módulos que não precisam de muitas baterias, como utilizar um par em um módulo de 3000wrms, além disso, utilizam todo o custo benefício de um dos ímas mais utilizados no mercado o 220x25mm.
Para ser ter maior valor em rms por exemplo, é necessário ímãs bem mais caros (até importados) ou utilizar um conjunto de ímã duplo.
Como exemplo temos, o Hammer 3.0K, 7 driver thunder 3k7, Triton TR 1650.
Veja também: Melhor Alto Falante Eros Hammer Pancadão.
Alto Falante Woofer 12 Polegadas Competição Potente
Os modelos com maior valor em rms, são voltados para quer o maior desempenho possível nos rachas.
Uma desvantagem desses modelos, é o custo do motor com ímã duplo, aumentando bastante o preço final e peso do alto falante.
Uma fator que pode complicar a escolha é que o valor em rms dos modelos foi muito explorado, então poderá encontrar modelos com valores em rms discrepantes com 2500 à 5000wrms, mas que na verdade são bem parecidos no desempenho.
Uma característica em sua sonoridade, é que seu conjunto mecânico ficam mais pesado, com o cone mais grosso, para suportar a pressão sem deformar, reforços de cola na estrutura e a bobina de alto desempenho para suportar grandes capacidades de energia, e conseguindo reproduzir mais graves e proporcionando um pouco mais de qualidade nesta região, conseguindo até fazer cortes HPF um pouco mais baixos.
Porém, eles possuem uma centragem extremante dura para suportar o elevado desempenho de todo o conjunto, e seu desempenho nas frequências mais altas é bem limitado quando utilizado na caixa.
Como exemplo, temos o Hammer 7.2k, triton tr 4350, Driver 5k7, para ver outros modelos, recomendamos ver nosso outro vídeo, os alto falantes mais fortes do som automotivo.
Veja também: Alto Falantes Mais fortes potentes no som automotivo.
De ainda está em dúvidas, como bônus por ter assistindo até aqui, vamos dar mais uma dica.
Se tem um módulo de 1600wrms, qual toca mais dois alto falantes de 800 ou um de 1600?
Em questão de volume sonoro, o sistema com dois de 800 vai tocar mais.
Isso acontece, pois temos o mesmo valor em rms do amplificador, mesmo valor em rms somados dos alto falantes, porém na Opção com um alto falantes mais forte, temos menos área de cone.
Em um exemplo com dois alto falantes de 12 Polegadas, temos uma área de cone de 24.
Com um único alto falante, temos metade da área de cone empurrando o ar, ou seja, temos metade da intensidade do som.
Podemos traduzir perda em números, em escala bell, por exemplo, teremos menos 3 decibéis, no sistema com um único alto falante do que no com dois.
Ou seja, se tem espaço no seu carro e procura alto volume sonoro, o ideal é pensar em utilizar mais alto falantes com valor em rms mais baixos.
NO exemplo citado, poderá utilizar 4 de 400, que vai proporcionar ainda mais volume sonoro.
Como Escolher alto falante de Médio?
Qual opção de Bobina é melhor?
Veja um post completo com informações: Como escolher a bobina (ohms) do alto falante?
Para o alto falante há duas opções de bobina: a de 4 ohms e a de 8 ohms.
A diferença entre elas, está na espessura do fio do enrolamento, que proporciona algumas diferenças mínimas no alto falante.
Para seu uso no dia-a-dia, o mais importante que saber essas diferenças, é saber qual vai se adequar ao seu projeto.
Como ligar o alto falante no módulo?
Como ligar o alto falante no módulo amplificador?
A bobina correta para seu sistema de som automotivo, é aquela que vai casar corretamente com a impedância do módulo amplificador.
Porém, não tão simples assim, dependendo do tipo de ligação e da quantidade de alto falantes, a impedância final dos alto falantes mudam.
Por isso, é importantíssimo entender como é feito o cálculo.
Posso utilizar um módulo com o dobro do valor em rms no alto falante?
Sim! Porém, isto vai depender de alguns fatores.
Veja um post completo de: Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?
Qual é o tipo de Som que o Alto Falante reproduz?
O Alto Falante Triton TR 620 é um alto falante do tipo Woofer e possui 12 polegadas.
Veja: Qual a diferença entre subwoofer e woofer?
E a influência no tamanho do alto falante no som: Qual tamanho (polegadas) de alto falante é melhor para meu som automotivo?
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).