Melhor Alto falante Médio 10 Polegadas Como escolher

Hoje vou dar algumas dicas para vocês, de como escolher seu alto falante de médio de 10 polegadas, para seu sistema de som automotivo!

Para começar, precisamos entender primeiro, algumas das principais especificações técnicas, como:

Principais Especificações Alto Falantes de Médio

Sensibilidade: informado em decibéis, onde, quanto maior melhor, quer dizer que o alto-falante é mais eficiente na reprodução do som.

Outro parâmetro que informa a eficiência do alto falante é o NO (referencial de eficiência), mas é informado em porcentagem.

Melhor Alto falante Médio 10 Polegadas Como escolher 1

QTS do alto falante: nesse parâmetro, se temos um QTS mais baixo, indica que o conj. motor do alto-falante tem maior controle de cone. Isso influência nos alto-falantes de médio, indicando uma ótima qualidade musical em frequências mais altas.

Valores maiores, indicam um menor controle do cone, indicando menor qualidade em frequências mais altas, porém não quer dizer que o alto-falante de médio é ruim, cada um terá sua aplicação, como veremos mais adiante.

A resposta de frequência: nela temos uma ideia onde é região de trabalho do alto-falante com maior eficiência, onde o valor da esquerda indica o quão grave o alto-falante pode chegar a tocar, e o da direita, o quão agudo o alto-falante pode chegar a tocar. Se for utilizar o alto-falante em sistemas de alto desempenho, esses dados não vão servir, por exemplo, para realizar o corte de frequência, porém, pode servir para entender como se comporta o alto-falante ao comparar modelos similares.

Para uma análise mais completa, algumas empresas também fornecem o gráfico de resposta.

O valor em rms do alto falante também é importante, porém ele e a sensibilidade do alto falante do médio, pode prejudicar comparativos, pois podem ter medições diferentes de acordo com a marca do modelo em questão.

Melhor Alto falante Médio 10 Polegadas Como escolher 2

Por isso, vamos dar algumas dicas sobre os materiais utilizados, aspectos que deve ficar atento no projeto, assim como exemplos dos modelos mais utilizados no mercado, para resolver qual é o modelo que se encaixa melhor no seu sistema!

Uma dica importante na hora da escolha, é que basicamente temos 2 tipos diferentes de médios de 10 polegadas, que para ficar mais fácil de diferenciar, podemos chamá-los de linha voltadas para a melhor relação custo benefício e a linha profissional, voltada melhor qualidade sonora.

Melhor Alto falante Médio 10 Polegadas Como escolher 3

Tipos de médio Som Automotivo

A linha de menor custo, geralmente é montada em carcaça de chapa de aço e juntamente com outros fatores, tornam sua sonoridade diferente, pois a finalidade é a utilização em sistemas mais baratos/simples/menores.

Seu custo fica até algo em torno de 350 reais.

Um diferencial visível em modelos de maior valor em rms, é seus ímãs são mais altos e menos largos, como, por exemplo, temos o ML 520 7 Driver, com ímã de 169x24mm

Melhor Alto falante Médio 10 Polegadas Como escolher 4

Veja algumas das vantagens que geralmente esses modelos possuem:

  • estão disponíveis em versões 4 e 8 ohms, proporcionam maior praticidade em sistemas automotivos com poucas unidades de médio;
  • são mais leves, ficando mais fáceis de serem transportados junto com sua caixa acústica;
  • possuem uma melhor resposta nas frequências um pouco mais baixas, como médios-grave e graves.

Com isso, esses modelos são ótimos para serem utilizados como full-range em sistemas compactos de 2 vias para sistemas profissionais, ou para atender uma ampla faixa de resposta em sistemas automotivos de menor custo ou menor porte, podendo ser aplicado caixas residenciais, caixas trio etc.

Na linha profissional, geralmente temos modelos montados com carcaça de alumínio, que proporciona melhor troca térmica com conj. motor e melhor dissipação de calor, podendo possuir até janelas perimetrais para otimizar o resfriamento.

Melhor Alto falante Médio 10 Polegadas Como escolher 5

Em modelos de maior valor em rms, são seus ímãs são mais largos, como, por exemplo, temos o FH 420 7 Driver, com íma de 200x20mm

O custo fica em segundo plano, chegando a ficar na faixa de 500 reais, pois a finalidade é ter o máximo de qualidade e desempenho.

Veja algumas das vantagens desses modelos:

  • Maior sensibilidade, sendo mais eficiente;
  • QTS mais baixo, proporcionando maior qualidade nos médio-altos;
  • resposta de frequência mais ampla nas altas.

Geralmente são montados em line-arrays ou sistemas 4 vias em projetos de som automotivo/residencial.

Como escolher Alto Falante de médio e suas características?

Veja algumas diferenças on projeto do alto falante, que pode fazer a diferença na hora da escolha também.

As carcaças em alumínio, podem ser feitas em formatos quadrados, que facilitam a instalação mais próxima ao ser utilizado em grandes quantidades e diminuem as chances de cancelamentos nas frequências mais altas.

Melhor Alto falante Médio 10 Polegadas Como escolher 6

Outro fator que também acaba mudando a sonoridade, é cone.

Nesses modelos com carcaça quadrada, aliás, é mais comum ver modelos com cone mais raso, que juntamente com sua linha de pensamento na qual foi projetado, acaba tendo um desempenho um pouco melhor nas altas, e menor nas baixas.

Veja um exemplo onde temos dois modelos de médio diferentes da mesma fabricante, mas com aplicações um pouco diferentes, o 510H Special Eros e 520HQ. Onde no 510H temos um inicio de resposta mais cedo e termina antes que o modelo 520HQ.

Esses dois exemplos são somente didáticos, pois há outras boas diferenças, mas nelas podemos perceber que no mercado, o 510H, segue uma linha de pensamento similar com aos do modelo HP400 da hard power, Mh 420 7 driver etc., com um cone mais fundo e deixando o alto-falante com maior altura em centímetros.

Já o modelo 520HQ, segue uma linha de pensamento/projeto, e similar aos modelos Triton XRL800, QVS e Snake, com cone “curto” e menor altura (o que pode ser uma vantagem em caixas cornetas com volume reduzido até).

Melhor Alto falante Médio 10 Polegadas Como escolher 7

Onde os modelos seguem as características citadas de sonoridade.

Veja algumas diferenças entre um cone mais raso e cone mais fundo:

Cone mais fundo x Cone mais raso

Vamos ver algumas diferenças que acontecem com a diferença do cone.

Lembrando também: que o cone é um dos fatores que influenciam no resultado final, logo, não leve uma informação ao pé da letra para escolher um alto falante, e sim, considere todos os fatores.

O alto falante mais profundo tende a tocar mais para as laterais a partir de uma determinada frequência, para frequências mais baixas ele praticamente responde como o cone raso, isso acontece pela diferença de fase/tempo entre as frequências geradas no meio e nas laterais do cone.

Já o raso tem menos profundidade, consequentemente menos diferença de distância e tempo entre as partes do cone fazendo subir mais!

Vantagens do cone fundo:

  • Maior reforço estrutural, por isso menor vibração nos movimentos rápidos;
  • Mais pesado e consequentemente tende a se sair melhor em frequências mais grave;
  • Toca mais para as “laterais”
  • Maior área de cone.

Vantagens do cone raso:

  • Mais leve consequentemente tende a se sair melhor em frequências mais altas;
  • Toca mais no eixo.

Fio da Bobina do Alto Falante CCAW vs Alumínio

O fio da bobina, também é um ponto muito importante que podemos diferenciar na escolha dos médios.

Geralmente o utilizado, é o fio de CCAW, ele é um fio de alumínio revestido com cobre e oferece alto desempenho, mas podem existir modelos, como o MH 420, que utilizam fio totalmente em alumínio.

Assim, o fio acaba ficando com um pouco menor de condutibilidade, mas deixa o conjunto móvel um pouco mais leve, ótimo para a reprodução de frequências mais altas, como podemos nos 7000 hertz na resposta de frequência do modelo da 7 driver.

Melhor Alto falante Médio 10 Polegadas Como escolher 8

Além do material, o formato também muda algumas características, onde podemos ter um fio redondo ou fio chato.

O fio chato, passa por mais processos na fabricação e temos alguns pontos curiosos em relação a sua aplicação:

  • acaba deixando o custo do produto um pouco maior;
  • para quem deseja maior definição sonora, a melhor junção no enrolamento da bobina, garante algumas melhorias.
  • não é tão utilizado no mercado em modelos de alto valor em rms, como woofers e subwoofers.
Melhor Alto falante Médio 10 Polegadas Como escolher 9

Com exemplo dessas diferenças, e para ficar mais didático o comparativo, temos o XRL800 triton com fio de secção chata e o novo MG510 com fio redondo, que estão competindo espaço no mercado em uma mesma marca.

Onde como já dito anteriormente, há outras diferenças também, mas essa escolha de componentes é resultado da finalidade do produto, onde o XRL800 tem QTS menor, e Sensibilidade maior, proporcionado maior qualidade musical, mas o MG510 tem maior valor em rms, suportando melhor rachas de som, por exemplo.

Melhor Alto falante Médio 10 Polegadas Como escolher 10

Um fator curioso no projeto, é que o formato do protetor e a cola externa que o junta com o cone, pode influenciar na resposta.

Modelos como o ML 520 e E-510 lc, tem protetor com formato de ponta de bala, para ter melhorias nos médios.

Assim como o modelo SLX600 triton, que possui a mesma cola externa no protetor que alto-falantes mais fortes, que em teste geraram uma grande melhoria na região de 1khz à 3khz.

Melhor Alto falante Médio 10 Polegadas Como escolher 11

Isso aliado à outras características oferecem ótimo desempenho na região das altas, mesmo sendo um alto falante de menor custo e carcaça de aço.

Como escolher alto falante de médio?

Caixa de Som Recomendada

Como calcular a “litragem” da caixa acústica?

Qual opção de Bobina é melhor?

Veja um post completo com informações: Como escolher a bobina (ohms) do alto falante?

A diferença entre elas, está na espessura do fio do enrolamento, que proporciona algumas diferenças mínimas no alto falante.

Para seu uso no dia-a-dia, o mais importante que saber essas diferenças, é saber qual vai se adequar ao seu projeto.

Como Ligar o Alto Falante?

Como ligar o alto falante no módulo amplificador?

A bobina correta para seu sistema de som automotivo, é aquela que vai casar corretamente com a impedância do módulo amplificador.

Porém, não tão simples assim, dependendo do tipo de ligação e da quantidade de alto falantes, a impedância final dos alto falantes mudam.

Por isso, é importantíssimo entender como é feito o cálculo.

Posso utilizar um módulo com o dobro do valor em rms no alto falante?

Sim! Porém, isto vai depender de alguns fatores.

Veja um post completo de: Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?