Fonte Taramps ProCharger 30A 30 Amperes 12v

A Taramps Amplificadores apresentou mais uma novidade para o mercado de som automotivo: a Fonte Taramps ProCharger 30A 30 Amperes 12v.

O modelo possui capacidade de alimentação de 30 amperes/hora em 14,4v.

Em comparação com o modelo TEF, as novidades ficam por conta da nova cor, característica da linha ProCharger; novas conexões para o cabo de saída, agora mais robustas e seguras; e melhorias na tecnologia.

Tecnologia aliás, que apresenta o que há de mais moderno e eficiente para conversores de energia de alta potência para RECARGA de baterias e ALIMENTAÇÃO de sistema de som automotivo com até 30 Amperes.

Possui Controle Digital por PWM (modulação por largura de pulso), dos transistores IGBT de alta performance em HALF BRIDGE, proporcionando um ótimo rendimento e estabilidade comparando às fontes convencionais com transformador.

Sua placa de Circuito Impresso é em fibra de vidro, montada por insersora automática de componentes, garantindo qualidade e robustez.

Possui uma carcaça de Alumínio robusto, com moderno design que permite uma ótima dissipação de calor e ainda possui uma ventoinha integrada para melhorar o desempenho ao ser utilizado por várias horas.

Em suas características técnicas, temos o Controle de corrente que Monitora e limita a corrente de saída dentro do valor nominal.

Proteção contra temperaturas elevadas, onde, caso a temperatura do produto atinja um valor crítico, o sistema controla a saída, desligando e religando automaticamente, evitando um sobre aquecimento., além da proteção contra curto circuito na saída.

Possui sistema “bivolt automático”, que reconhece automaticamente a tensão da rede elétrica e se ajusta para a mesma.

Para sua instalação, recomenda-se cabos de 4mm de saída e extensão de no mínimo 2,5mm em 110v e 1,5mm em 220v.

Veja o esquema a seguir.

A fonte Procharger também pode ser ligada em paralelo juntamente com outras fontes, desde que todas fontes sejam ajustadas com a mesma tensão.

O modelo também pode ser utilizado para carregar as baterias e alimentar o amplificador, veja como ligar corretamente em um exemplo.

Veja também: 

Especificações técnicas

 – AC Input Voltage: Bivolt Automatic (127 / 220VAC)
– AC Input Voltage 127V: 100 ~140V AC
– AC Input Voltage 220V: 200 ~ 240V AC
– Maximum Output Power Rating: 430W
– Maximum Input Current 127V: 5.6A
– Maximum Input Current 220V: 4.0A
– Maximum Float (30A @ 14.2V): <8%
– Internal Fuse: 10A
– Output Voltage: 14.4V ± 2%
– Dimensions(W x H x D): 166 x 51 x 145mm
– Weight: 1.07 kg

Ela pode ser utilizada de três formas:

  • Para alimentar diretamente o módulo amplificador 12v;
  • Para auxiliar a bateria na alimentação do módulo amplificador;
  • Para carregar a bateria.

Como funciona a Fonte de Som Automotivo?

A fonte automotiva possui um transformador que diminui ou aumenta a tensão de entrada, convertendo a energia alternada (110 ou 220v) em corrente contínua (12v).

Por isso a bateria possui polo positivo e negativo (corrente continua) e as ”tomadas” de casa não (corrente alternada).

Para ser mais preciso, para “passar” a energia transformada da fonte para a bateria, a tensão de trabalho sempre tem que ser mais elevada, na maioria dos casos, a tensão de saída das fontes e carregadores ficam entre 13,8v e 14,4v. Se a tensão ficar em 12,6v, a fonte não carrega a bateria.

Conclusões e observações:

  • Por isso não podemos ligar os módulos alta voltagem diretamente na “tomada”, pois a tensão de trabalho do módulo pode ser próxima ou igual à tensão de saída 110v ou 220v, mas a corrente (“tipo” de energia) é diferente;
  • Fontes automotivas não possuem capacidade de pico: algumas fabricantes utilizam a informação de potência de pico para auxiliar seu uso juntamente com o módulo amplificador (no qual, pode-se utilizar em um sistema mais forte ao serem utilizadas juntas), mas as fontes não possuem potência de pico, somente as baterias possuem “potência” de pico;

O que é uma fonte automotiva estabilizada?

A maioria das fontes automotivas que existem no mercado são estabilizadas.

Essa informação pode ser encontrada nas especificações técnicas do modelo.

As fontes estabilizadas, são fontes que “percebem” a quantidade de carga das baterias e alteram a corrente de saída.

Por exemplo: quando a bateria chega à carga completa, a fonte estabilizada pára de mandar corrente e “estabiliza”, para não sobrecarregar a bateria.

Por isso, ao utilizar uma fonte automotiva para carregar, não precisamos ficar de olho no tempo de carga.

como funciona uma fonte automotiva som automotivo

Como escolher a potência de fonte correta para meu sistema de som automotivo?

(clique no link e veja o post completo)

Qual a diferença de Fonte de Som Automotivo para carregador de bateria?

As fontes para som automotivo, geralmente: – São mais Fortes (mais amperagem de carga, ou seja, carga rápida); – Não gera interferência no som; – Mandam uma voltagem mais alta (ex: 14,4v, o que é perfeito para competidores).

Como instalar uma fonte de som automotivo?

Geralmente as fontes não vêm de fábrica com os cabos conectores para a bateria, pois a distância para as baterias variam muito. Ou seja, primeiramente verifique se a sua fonte possui tal cabo, se não, utilize cabos com a bitola especifica no manual. Pode utilizar jacarés nas pontas para facilitar o carregamento. – Para maior segurança, coloque um disjuntor ou fusível no cabo positivo, de acordo com as especificações do fabricante.

Como dito no post, existem 3 formas de utilizar as fontes, vamos mostrar como instalar:

Instalando a fonte para utilizar ela alimentando diretamente o módulo amplificador:

  • Coloque um cabo na saída de alimentação da fonte no pólo positivo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada positivo do módulo amplificador;
  • Coloque outro cabo na saída de alimentação da fonte no pólo negativo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada negativa do módulo amplificador;
  • Coloque um fio na saída remoto do modulo amplificador, e ligue a outra ponta na saída positiva da fonte ou do próprio módulo. Entenda: o remoto é uma entrada de energia 12v que somente avisa para o módulo que é para ligar, assim que conetar o fio e a fonte estiver na tomada, ele vai ligar (pode colocar um plug liga/desliga para ativar e desativar o módulo, mas a fonte continuará ligada).
  • Ligue a fonte na tomada.

Instalando a fonte para utilizar ela auxiliando a bateria a alimentar módulo amplificador:

  • Coloque um cabo na saída de alimentação da fonte no pólo positivo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada positivo da bateria;
  • Coloque outro cabo na saída de alimentação da fonte no pólo negativo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada negativa da bateria. Segunda opção: Inves de ligar a outra ponta do cabo negativo diretamente da bateria, aterre-o no chassis (o problema é que ter mais um ponto de aterramento no carro pode gerar ruídos e deixa a instalação “menos profissional”);
  • Lembre-se: Para a fonte carregar a bateria corretamente com o sistema ligado, é necessário que a bateria esteja aterrada corretamente.
  • Veja como instalar um módulo amplificador.
  • Ligue a fonte na tomada.

Posso ligar a fonte diretamente no módulo amplificador, mesmo com a bateria auxiliar?

Pode, se a bateria estiver muito longe da bateria é uma boa opção, porém pode gerar ruídos no sistema se o módulo não estiver com a bitola correta ou mal aterrado.

Coloque a fonte em um suporte de madeira ou algo parecido, o ideal é não instalar ela diretamente no chassis, senão poderá levar pequenos choques ao encostar no carro ou gerar ruídos no sistema.

Instalando a fonte para carregar a bateria:

  • Coloque um cabo na saída de alimentação da fonte no pólo positivo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada positivo da bateria;
  • Coloque outro cabo na saída de alimentação da fonte no pólo negativo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada negativa da bateria;
  • Ligue a fonte.
  • Dica: caso a fonte automotiva seja muito forte, pode diminuir a tensão de saída e depois ir aumentando ao poucos, para que a carga “fique melhor”.

Não nos responsabilizamos pela instalação. No caso de dúvidas, procure um profissional.

Como saber se a fonte já carregou minha bateria?

As fontes para som automotivo, são geralmente estabilizadas, ou seja no final da carga ela estabiliza a corrente e somente mantém a voltagem, para que não estrague a bateria.

Porém, para não gastar energia, pode fazer a conta do tempo para desliga-la da tomada. -Primeiro verifique a capacidade de carga da sua fonte, por exemplo, 70 amperes (ou seja 70 amperes por hora); – Faça a soma das amperagens das baterias a serem carregadas, por exemplo, 1 de 40 amperes e 1 de 170 amperes, total de 210 amperes. – Faça a conta: Capacidade de carga da fonte / total de amperagem das baterias a serem carregadas. No exemplo 40/170 = 3, ou seja 3h para carregar totalmente as baterias de 40 e 170 amperes.

Posso ligar o módulo direto na fonte de som?

Sim. Só tome cuidado no consumo musical do módulo, para que não seja muito maior que o da fonte, pois irá fazer ela pifar.

Posso ligar várias fontes de som automotivo em um único sistema de som ou módulo?

Sim. Porém todas as fontes devem estar reguladas para mandar a mesma voltagem, não importando a amperagem das fontes. Ex: todas em 13,8v Como fazer as ligações? Positivo + Positivo Negativo + Negativo

Existem diferentes tipos de fontes para som automotivo?

Sim. Cada fabricante pode usar um tipo de tecnologia, que afetam o consumo, tamanho, temperatura, peso e performance da fonte.

Qual Fonte Escolher?

Existem vários modelos no mercado, tome cuidado com as falsificações. Uma boa fonte é o modelo da Taramps, Stetsom e etc.