Fonte e Carregador Usina Charger e Nauticline 5 10 15 e 30 amperes 12 volts

A usina Spark apresentou mais novidades para o mercado de som automotivo: a nova linha de carregadores e fontes de 5, 10, 15 e 30 amperes.

Os modelos, agora com novos valores de corrente de saída, famosa amperagem, são divididos em 3 linhas, porém tem as mesmas funções, que são:

• Carregador de Bateria: Podem ser utilizados como carregadores de baterias 12v.
• Mantedor de Bateria: Podem ser utilizados para manter a carga de baterias 12V (estacionárias)
• Fonte Automotiva: Podem ser utilizados como fonte automotiva para pequenos projetos. (Caixas Bob com bateria).

Veja também:

Veja agora, as diferenças entre as 3 linhas:

As que contam com carcaça externa de cor preta e conectores de saída para os cabos.

São especialmente projetadas para uso em sistemas de som ou similares.

A linha com nomenclatura charger, conta com carcaça de cor amarela.

Os modelos podem ser utilizadas como fonte para seu som, mas já saem de fábrica com o cabo e garras para seu uso diretamente na bateria do veículo, ou seja, ideal para carregar baterias 12v de automóveis, além de contar com led indicador de inversão de polaridade.

A linha Náutica, conta com carcaça de cor branca.

Elas podem ser utilizadas como carregadores ou fontes também, mas diferente das outras linhas, possuem tratamento interno contra maresia e umidade.

Acompanham o cabo e também o led indicador de inversão de polaridade.

Desenvolvidas para a recarga e manutenção de carga em baterias 12V em barcos, lanchas e jet skis. 

Veja as principais características de todos os modelos:

São montadas em um gabinete com design característico da fabricante, feito em Policarbonato injetado antichamas, possuem alta resistência mecânica.

Todos os modelos são bivolt automático em sua entrada.

Suas saídas são estabilizadas 13,8v e 14,4v, garantem uma carga suave e constante, possuindo ainda, o exclusivo sistema microcontrolado SMART CHARGER que controla a carga enviada à bateria evitando qualquer sobrecarga que a danifique.

Para monitoramento da carga, todos os modelos contam com indicadores de carga de 6 leds.

Possui Proteções contra:

• Sobrecarga e curto circuito na saída.
• Sobreaquecimento.
• Inversão de polaridade.

Com essas características, os modelos oferecem ótima relação custo-benefício para um produto nacional, no qual a marca possui grande renome no mercado e ampla linha de assistência técnica. Ou seja, ótima opção para quem quer uma fonte ou carregador de qualidade em seu sistema.

Como escolher a potência de fonte correta para meu sistema de som automotivo?

(clique no link e veja o post completo)

Qual a diferença de Fonte de Som Automotivo para carregador de bateria?

As fontes para som automotivo, geralmente: – São mais Fortes (mais amperagem de carga, ou seja, carga rápida); – Não gera interferência no som; – Mandam uma voltagem mais alta (ex: 14,4v, o que é perfeito para competidores).

Como instalar uma fonte de som automotivo?

Geralmente as fontes não vêm de fábrica com os cabos conectores para a bateria, pois a distância para as baterias variam muito. Ou seja, primeiramente verifique se a sua fonte possui tal cabo, se não, utilize cabos com a bitola especifica no manual. Pode utilizar jacarés nas pontas para facilitar o carregamento. – Para maior segurança, coloque um disjuntor ou fusível no cabo positivo, de acordo com as especificações do fabricante.

Como dito no post, existem 3 formas de utilizar as fontes, vamos mostrar como instalar:

Instalando a fonte para utilizar ela alimentando diretamente o módulo amplificador:

  • Coloque um cabo na saída de alimentação da fonte no pólo positivo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada positivo do módulo amplificador;
  • Coloque outro cabo na saída de alimentação da fonte no pólo negativo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada negativa do módulo amplificador;
  • Coloque um fio na saída remoto do modulo amplificador, e ligue a outra ponta na saída positiva da fonte ou do próprio módulo. Entenda: o remoto é uma entrada de energia 12v que somente avisa para o módulo que é para ligar, assim que conetar o fio e a fonte estiver na tomada, ele vai ligar (pode colocar um plug liga/desliga para ativar e desativar o módulo, mas a fonte continuará ligada).
  • Ligue a fonte na tomada.

Instalando a fonte para utilizar ela auxiliando a bateria a alimentar módulo amplificador:

  • Coloque um cabo na saída de alimentação da fonte no pólo positivo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada positivo da bateria;
  • Coloque outro cabo na saída de alimentação da fonte no pólo negativo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada negativa da bateria. Segunda opção: Inves de ligar a outra ponta do cabo negativo diretamente da bateria, aterre-o no chassis (o problema é que ter mais um ponto de aterramento no carro pode gerar ruídos e deixa a instalação “menos profissional”);
  • Lembre-se: Para a fonte carregar a bateria corretamente com o sistema ligado, é necessário que a bateria esteja aterrada corretamente.
  • Veja como instalar um módulo amplificador.
  • Ligue a fonte na tomada.

Posso ligar a fonte diretamente no módulo amplificador, mesmo com a bateria auxiliar?

Pode, se a bateria estiver muito longe da bateria é uma boa opção, porém pode gerar ruídos no sistema se o módulo não estiver com a bitola correta ou mal aterrado.

Coloque a fonte em um suporte de madeira ou algo parecido, o ideal é não instalar ela diretamente no chassis, senão poderá levar pequenos choques ao encostar no carro ou gerar ruídos no sistema.

Instalando a fonte para carregar a bateria:

Coloque um cabo na saída de alimentação da fonte no pólo positivo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada positivo da bateria;

  • Coloque outro cabo na saída de alimentação da fonte no pólo negativo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada negativa da bateria;
  • Ligue a fonte.
  • Dica: caso a fonte automotiva seja muito forte, pode diminuir a tensão de saída e depois ir aumentando ao poucos, para que a carga “fique melhor”.