Fonte Automotiva Usina Smart 200A 12v Display Digital Bivolt ou Monovolt

A Usina Spark apresentou duas novidades para o mercado de som automotivo: a Fonte Automotiva Usina Smart 200A 12v c/ Display Digital Bivolt ou Monovolt.

O Modelo bivolt tem a vantagem de ser utilizado em redes 110v ou 220v.

Já o modelo monovolt, está disponível para ser utilizado em 220v, tendo uma vantagem na teoria de ter um custo menor, além de poder proporcionar maior segurança em alguns sistemas, pois muitas das vezes a rede 110v utilizada, não está preparada para suportar os 36 amperes de corrente.

Ambos os modelos são da nova linha 2021 da usina, com novo Design e mais compactas.

Montadas em carcaça de chapa de aço, os botões de ajuste de corrente e tensão agora estão na parte superior, assim como o botão do disjuntor, dando maior praticidade na utilização.

Agora também possuem laterais injetadas em policarbonato antichamas ficando mais robusta e resistente, além de terem uma cor amarela igual da logomarca da fabricante.

Oferece a nova função amper/hora nas fontes voltímetro/amperímetro, onde ela alterna as informações de 3 em 3 segundos, e conta com led indicador da informação.

Fonte Automotiva Usina Smart 200A 12v Display Digital Bivolt ou Monovolt 1

Possui modo de carga smart charger. (tecnologia que está presente no modelo com display também).

Esse sistema, foi desenvolvido para controlar a carga da bateria conectada a fonte.

Ele monitora e analisa a carga ideal que a bateria deve receber para ser
totalmente carregada e não sofrer sobrecarga.

Ambos os modelos são bivolts automático e para terem ótima eficiência, contam com dissipador interno de alumínio e ventoinhas integradas, com o sistema smart cooler, sendo acionados de acordo com a necessidade da fonte, proporcionando um funcionamento mais silencioso e aumentando a vida útil do componente.

Ainda possui:

Saída estabilizada ajustável: Mesmo com grandes variações na rede, ou mesmo de consumo na saída, a fonte a mantém estabilizada em sua tensão nominal;
• Ajuste de corrente: Inovador no seguimento de fontes automotivas, a USINA conta com exclusivo ajuste de corrente, através do qual o usuário pode ajustar a corrente de saída da fonte de acordo com a necessidade;
• Controle ativo de corrente: Esse recurso monitora, controla o tempo todo e atua limitando a corrente de saída da fonte, mesmo que ela esteja ligada em um sistema que exija mais que a corrente nominal, evitando qualquer sobrecarga que possa danificar o equipamento.

Fonte Automotiva Usina Smart 200A 12v Display Digital Bivolt ou Monovolt 2

Sistemas de proteção contra:

• Baixa Tensão na Rede AC: A fonte entra em proteção, caso a tensão na rede AC atingir o limite mínimo.
• Temperatura: A fonte monitora todo o tempo a temperatura do dissipador, caso exceda os 85ºC, ela não para de funcionar, só abaixa sua potência. Quando a temperatura normal é reestabelecida, a fonte volta a operar em plena potência.
• Curto-circuito e/ou sobrecarga: Proteção contra curto-circuito e sobrecarga na saída.

Veja as especificações técnicas:

Tensão de Entrada: Bivolt Automático
AC 127Vca: 100 @ 140Vca
AC 220Vca: 170 @ 250Vca
Consumo 127Vca: 36A (máximo)
Consumo 220Vca: 21A (máximo)
Tensão de Saída: 12,5V @ 14,4Vcc (+-1%)
Corrente de Saída: 200A @ 12,5Vcc (+-5%)*
Potência de Saída: 2500 Watts (máxima)**
Rendimento: 85%
Potência de Entrada: 2980 Watts (máxima)**
Cabo de Entrada: 3×2,5mm² – 2P+T
Proteção de Entrada: Disjuntor 32A
Cabo de Saída: 50mm²
Extensão Recomendada: 4mm² (máx 30 metros)
Peso: 3,670 Kg
Dimensões Aproximadas (AxLxP): 418mmX186mmX75mm***
Observações:
*Corrente e potência aferidos em carga resistiva
**A potência de saída pode variar de acordo com a tensão da rede e condições de uso
***As medidas referentes às dimensões das fontes possuem uma variação de aproximadamente 2mm

Com essas características, o modelo de pode carregar baterias, alimentar módulos diretamente como em projetos residenciais, ou ser instalada para auxiliar as baterias do sistema de som automotivo, com alto desempenho e segurança.

Como escolher a potência de fonte correta para meu sistema de som automotivo?

(clique no link e veja o post completo)

Qual a diferença de Fonte de Som Automotivo para carregador de bateria?

As fontes para som automotivo, geralmente: – São mais Fortes (mais amperagem de carga, ou seja, carga rápida); – Não gera interferência no som; – Mandam uma voltagem mais alta (ex: 14,4v, o que é perfeito para competidores).

Como instalar uma fonte de som automotivo?

Geralmente as fontes não vêm de fábrica com os cabos conectores para a bateria, pois a distância para as baterias variam muito. Ou seja, primeiramente verifique se a sua fonte possui tal cabo, se não, utilize cabos com a bitola especifica no manual. Pode utilizar jacarés nas pontas para facilitar o carregamento. – Para maior segurança, coloque um disjuntor ou fusível no cabo positivo, de acordo com as especificações do fabricante.

Como dito no post, existem 3 formas de utilizar as fontes, vamos mostrar como instalar:

Instalando a fonte para utilizar ela alimentando diretamente o módulo amplificador:

como instalar uma fonte som automotivo diretamente na tomada modulo

  • Coloque um cabo na saída de alimentação da fonte no pólo positivo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada positivo do módulo amplificador;
  • Coloque outro cabo na saída de alimentação da fonte no pólo negativo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada negativa do módulo amplificador;
  • Coloque um fio na saída remoto do modulo amplificador, e ligue a outra ponta na saída positiva da fonte ou do próprio módulo. Entenda: o remoto é uma entrada de energia 12v que somente avisa para o módulo que é para ligar, assim que conetar o fio e a fonte estiver na tomada, ele vai ligar (pode colocar um plug liga/desliga para ativar e desativar o módulo, mas a fonte continuará ligada).
  • Ligue a fonte na tomada.

Instalando a fonte para utilizar ela auxiliando a bateria a alimentar módulo amplificador:

como instalar uma fonte de som automotivo na bateria

  • Coloque um cabo na saída de alimentação da fonte no pólo positivo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada positivo da bateria;
  • Coloque outro cabo na saída de alimentação da fonte no pólo negativo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada negativa da bateria. Segunda opção: Inves de ligar a outra ponta do cabo negativo diretamente da bateria, aterre-o no chassis (o problema é que ter mais um ponto de aterramento no carro pode gerar ruídos e deixa a instalação “menos profissional”);
  • Lembre-se: Para a fonte carregar a bateria corretamente com o sistema ligado, é necessário que a bateria esteja aterrada corretamente.
  • Veja como instalar um módulo amplificador.
  • Ligue a fonte na tomada.

Posso ligar a fonte diretamente no módulo amplificador, mesmo com a bateria auxiliar?

Pode, se a bateria estiver muito longe da bateria é uma boa opção, porém pode gerar ruídos no sistema se o módulo não estiver com a bitola correta ou mal aterrado.

Coloque a fonte em um suporte de madeira ou algo parecido, o ideal é não instalar ela diretamente no chassis, senão poderá levar pequenos choques ao encostar no carro ou gerar ruídos no sistema.

Instalando a fonte para carregar a bateria:

carregar bateria com fonte automotiva como instalar

  • Coloque um cabo na saída de alimentação da fonte no pólo positivo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada positivo da bateria;
  • Coloque outro cabo na saída de alimentação da fonte no pólo negativo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada negativa da bateria;
  • Ligue a fonte.
  • Dica: caso a fonte automotiva seja muito forte, pode diminuir a tensão de saída e depois ir aumentando ao poucos, para que a carga “fique melhor”.