Fonte Automotiva Usina Pro 500A 12v Full Range PFC Ativo

A Usina Spark apresentou uma novidade para o mercado de som automotivo: a Fonte Automotiva Usina Pro 500A 12v Full Range PFC Ativo.

O modelo conta com capacidade de 500a, sendo fonte automotiva mais forte do mercado, desbancando o próprio modelo da Usina, de 400a.

Pertence a nova linha Pro Edition da fabricante, que ainda conta com os modelos de 120a, 240a e 320a.

Essa nova linha, traz algumas novidades para o mercado, como:

  • Conta com PFC ativo, que estabiliza a tensão de entrada da rede, garantindo uma alimentação constante para o circuito da fonte, isso significa que a fonte irá manter a corrente de saída mesmo com grandes variações na tensão da rede 110 ou 220v, ou seja, elas são basicamente uma evolução do bivolt automático.
  • Outro ponto positivo, é que o PFC faz a correção de fator de potência da fonte, aproveitando melhor a energia da rede e fazendo com que a fonte tenha um consumo de corrente de até 40% menor em sua entrada, aliviando assim, a rede ou gerador onde a fonte estiver ligada.
  • Possui novo painel de controle inteligente, que agora conta com ajustes totalmente digitais e 3 modos de operação: o modo fonte automotiva, modo carregador e o modo tensão fixa. Todos os ajustes são feios por meios de 3 botões, onde as informações são mostradas nos dois displays digitais integrados e ainda contam com um auxilio de leds indicando a função, como voltímetro e amperímetro de saída.
  • Para completar, os modelos de 240a ou superiores, ainda contam com outro voltímetro, que mostra a tensão de entrada da fonte.

Veja também:

Sendo assim, com o PFC, a nova linha facilita o uso em locais rurais ou que a tensão não é constante, muito alta ou muito baixa, além de proporcionar maior eficiência, aumentando a potências das fonte que podem ser utilizadas em geradores, por exemplo.

As novas funções combinadas com os displays e botões, também aumentam a facilidade de uso, em qualquer situação, seja para carga ou uso direto no sistema de som.

Veja informações mais detalhadas sobre o lançamento.

Montada em carcaça de chapa de aço com design característico a fabricante, possui um disjuntor integrado para maior segurança na utilização da fonte, além dos bornes de saída que foram super dimensionados para suportar bitolas maiores.

Para ter ótima eficiência, conta com dissipador interno de alumínio e 4 ventoinhas, com o sistema smart cooler, acionado conforme a necessidade da fonte, proporcionando um funcionamento mais silencioso e aumentando a vida útil do componente.

Pela potência de saída da fonte, a Usina 500a é a primeira do mercado a oferecer borne duplo de saída.

Seu voltímetro de entrada, atua alternando a informação de tensão em tempo real e a informação de tensão mínima, em um intervalo em torno de 10segundos.

Com essa informação de tensão mínima, é possível verificar se a rede ou o gerador está dando conta de alimentar o sistema.

O novo painel de controle, ficou mais intuitivo e fácil de ler e modificar as funções.

Em sua operação normal, cada um, mostra a tensão e a corrente de saída.

Contam com leds na parte de voltímetro que mostram o status da bateria em: 100%, Equalização e flutuação.

Tem leds na parte do amperímetro, que mostra em qual função está trabalhando: em fonte, carregador ou tensão fixa.

  • No modo tensão fixa, é possível ajuste de 100 em 100 milivolts, de 12 à 14,4v.
  • No modo fonte automotiva, não precisa fazer nenhuma configuração, ela atua de modo automático na capacidade máxima em 14,4v quando necessário, ou fazendo a carga automática das baterias, indicando o status de carga nos leds.
  • No modo carregador, tem o modo automático que identifica e manda em torno de 10% da capacidade das baterias, ou pode selecionar ao seu gosto a corrente de saída, de 1 em 1 amper até a capacidade máxima.

Neste modo de carregamento, é possível selecionar o display para mostrar o amper/hora, onde ele informa quanto de energia já mandou para a fonte.

Como escolher a potência de fonte correta para meu sistema de som automotivo?

(clique no link e veja o post completo)

Qual a diferença de Fonte de Som Automotivo para carregador de bateria?

As fontes para som automotivo, geralmente: – São mais Fortes (mais amperagem de carga, ou seja, carga rápida); – Não gera interferência no som; – Mandam uma voltagem mais alta (ex: 14,4v, o que é perfeito para competidores).

Como instalar uma fonte de som automotivo?

Geralmente as fontes não vêm de fábrica com os cabos conectores para a bateria, pois a distância para as baterias variam muito. Ou seja, primeiramente verifique se a sua fonte possui tal cabo, se não, utilize cabos com a bitola especifica no manual. Pode utilizar jacarés nas pontas para facilitar o carregamento. – Para maior segurança, coloque um disjuntor ou fusível no cabo positivo, de acordo com as especificações do fabricante.

Como dito no post, existem 3 formas de utilizar as fontes, vamos mostrar como instalar:

Instalando a fonte para utilizar ela alimentando diretamente o módulo amplificador:

  • Coloque um cabo na saída de alimentação da fonte no pólo positivo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada positivo do módulo amplificador;
  • Coloque outro cabo na saída de alimentação da fonte no pólo negativo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada negativa do módulo amplificador;
  • Coloque um fio na saída remoto do modulo amplificador, e ligue a outra ponta na saída positiva da fonte ou do próprio módulo. Entenda: o remoto é uma entrada de energia 12v que somente avisa para o módulo que é para ligar, assim que conetar o fio e a fonte estiver na tomada, ele vai ligar (pode colocar um plug liga/desliga para ativar e desativar o módulo, mas a fonte continuará ligada).
  • Ligue a fonte na tomada.

Instalando a fonte para utilizar ela auxiliando a bateria a alimentar módulo amplificador:

  • Coloque um cabo na saída de alimentação da fonte no pólo positivo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada positivo da bateria;
  • Coloque outro cabo na saída de alimentação da fonte no pólo negativo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada negativa da bateria. Segunda opção: Inves de ligar a outra ponta do cabo negativo diretamente da bateria, aterre-o no chassis (o problema é que ter mais um ponto de aterramento no carro pode gerar ruídos e deixa a instalação “menos profissional”);
  • Lembre-se: Para a fonte carregar a bateria corretamente com o sistema ligado, é necessário que a bateria esteja aterrada corretamente.
  • Veja como instalar um módulo amplificador.
  • Ligue a fonte na tomada.

Posso ligar a fonte diretamente no módulo amplificador, mesmo com a bateria auxiliar?

Pode, se a bateria estiver muito longe da bateria é uma boa opção, porém pode gerar ruídos no sistema se o módulo não estiver com a bitola correta ou mal aterrado.

Coloque a fonte em um suporte de madeira ou algo parecido, o ideal é não instalar ela diretamente no chassis, senão poderá levar pequenos choques ao encostar no carro ou gerar ruídos no sistema.

Instalando a fonte para carregar a bateria:

  • Coloque um cabo na saída de alimentação da fonte no pólo positivo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada positivo da bateria;
  • Coloque outro cabo na saída de alimentação da fonte no pólo negativo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada negativa da bateria;
  • Ligue a fonte.
  • Dica: caso a fonte automotiva seja muito forte, pode diminuir a tensão de saída e depois ir aumentando ao poucos, para que a carga “fique melhor”.

Não nos responsabilizamos pela instalação. No caso de dúvidas, procure um profissional.