Fonte Automotiva Taramps Smart Charger 120a/160a 12v

A Taramps apresentou mais uma novidade para o mercado de som automotivo: a Fonte Automotiva Taramps Smart Charger 120a/160a 12v.

O modelo possui bivolt automático e conta com potência de 120a nominal e 160a dinâmicos.

Essa potência dinâmica, é a capacidade que a fonte tem ao ser utilizada em picos de graves nas músicas, oferecendo maior performance, por exemplo, na aplicação em caixas residenciais.

Além disso, traz os recursos inteligentes e eficientes para RECARGA de baterias e/ou ALIMENTAÇÃO de sistema de som automotivo.

Isso é possível, pois ela conta com uma tecnologia de detecção automática das características da carga ligada em sua saída.

Veja também:

Com os tradicionais recursos como voltímetro e amperímetro também, podemos dizer que a fonte reúne os dois modelos de fonte em alta no mercado, o modelo com carga inteligente, com o de potência dinâmica, oferecidos separadamente, ela possui os dois.

Além disso, ao contrário das fontes mais comuns no mercado, a Taramps aposta em um design mais limpo, utilizando como base uma carcaça tradicional da fabricante muito utilizada nos módulos, e também com um único botão para configuração, deixando sua utilização prática e simples.

Chega ao mercado para disputar espaço principalmente contra os modelos da Usina, JFA e Stetsom.

Veja mais informações sobre ela:

É montada em uma carcaça e alumínio, com aletas que aumentam a área em contato com o ambiente e melhoram a dissipação de calor.

Conta ainda com ventoinhas inteligentes que são acionadas de acordo com o a necessidade da fonte, garantindo maior vida útil.

Na parte de funções, ao utilizar o sistema de som tocando, ela traz, por exemplo, o modo dinâmico, onde é possível liberar até 30% a mais de potência, (160A) enquanto estiver com sinal musical, seja com ou sem baterias na saída, garantindo um som ainda mais potente e nítido.

Se estiver utilizando para carregar baterias, a fonte analisa as características e condições das mesmas e faz a recarga buscando a melhor performance.

Caso o nível de carga das baterias esteja crítico, a fonte ajusta automaticamente a corrente de saída, fazendo carga smart delas.

Após completar a carga, a fonte oscila periodicamente entre as tensões 14,4V / 13,8V / 12,6V, fazendo os ciclos de flutuação e equalização das baterias. Esse processo diminui o aquecimento interno das baterias, melhorando a eficiência de retenção de carga.

Nesse caso, outro recurso é acionado se o sistema de som automotivo for ligado, onde a fonte identifica automaticamente a necessidade de carga e ajusta sua saída para 14,4V com corrente máxima novamente, retornando à flutuação e equalização assim que estiver completa a carga.

Se estiver utilizando apenas a fonte (sem baterias), ainda é possível ajustar a tensão de saída da fonte para 12,6V / 13,8V ou 14,4V, de acordo com suas necessidades.

A fonte conta com: voltímetro e amperímetro que se alternam no display digital, smart leds que indicam as funções da fonte, smart key para ligar e desligar a fonte, além de escolher as tensões e logo iluminado para indicação de proteções.

Veja as especificações técnicas:

ALIMENTAÇÃOBivolt Automatic (127 / 220VAC)
FAIXA DE TENSÕES EM REDE 127V100 140V AC
FAIXA DE TENSÕES EM REDE 220V200 250V AC
CORRENTE NOMINAL MÁX. DE SAÍDA120A/160A* Dinâmico
POTÊNCIA MÁXIMA DE SAÍDA2200W
EFICIÊNCIA90%
CONSUMO MÁX. EM REDE 127V30A
CONSUMO MÁX. EM REDE 220V22A
FLUTUAÇÃO MÁXIMA EM PLENA CARGA<2%
FUSÍVEL DE ENTRADA (INTERNO)20A
TENSÃO DE SAÍDA12,0V ~ 14,5V
DIMENSÕES (LXAXP)182 x 52 x 330mm
PESO2,41Kg
EAN7898556849814
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Potência Máx. de entrada:
3200VA(***) ou 2200W (FP: ~0,58 capacitivo)

Consumo em Stand by (desligada, porém conectada
a tomada: 3W

Como escolher a potência de fonte correta para meu sistema de som automotivo?

(clique no link e veja o post completo)

Qual a diferença de Fonte de Som Automotivo para carregador de bateria?

As fontes para som automotivo, geralmente: – São mais Fortes (mais amperagem de carga, ou seja, carga rápida); – Não gera interferência no som; – Mandam uma voltagem mais alta (ex: 14,4v, o que é perfeito para competidores).

Como instalar uma fonte de som automotivo?

Geralmente as fontes não vêm de fábrica com os cabos conectores para a bateria, pois a distância para as baterias variam muito. Ou seja, primeiramente verifique se a sua fonte possui tal cabo, se não, utilize cabos com a bitola especifica no manual. Pode utilizar jacarés nas pontas para facilitar o carregamento. – Para maior segurança, coloque um disjuntor ou fusível no cabo positivo, de acordo com as especificações do fabricante.

Como dito no post, existem 3 formas de utilizar as fontes, vamos mostrar como instalar:

Instalando a fonte para utilizar ela alimentando diretamente o módulo amplificador:

  • Coloque um cabo na saída de alimentação da fonte no pólo positivo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada positivo do módulo amplificador;
  • Coloque outro cabo na saída de alimentação da fonte no pólo negativo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada negativa do módulo amplificador;
  • Coloque um fio na saída remoto do modulo amplificador, e ligue a outra ponta na saída positiva da fonte ou do próprio módulo. Entenda: o remoto é uma entrada de energia 12v que somente avisa para o módulo que é para ligar, assim que conetar o fio e a fonte estiver na tomada, ele vai ligar (pode colocar um plug liga/desliga para ativar e desativar o módulo, mas a fonte continuará ligada).
  • Ligue a fonte na tomada.

Instalando a fonte para utilizar ela auxiliando a bateria a alimentar módulo amplificador:

  • Coloque um cabo na saída de alimentação da fonte no pólo positivo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada positivo da bateria;
  • Coloque outro cabo na saída de alimentação da fonte no pólo negativo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada negativa da bateria. Segunda opção: Inves de ligar a outra ponta do cabo negativo diretamente da bateria, aterre-o no chassis (o problema é que ter mais um ponto de aterramento no carro pode gerar ruídos e deixa a instalação “menos profissional”);
  • Lembre-se: Para a fonte carregar a bateria corretamente com o sistema ligado, é necessário que a bateria esteja aterrada corretamente.
  • Veja como instalar um módulo amplificador.
  • Ligue a fonte na tomada.

Posso ligar a fonte diretamente no módulo amplificador, mesmo com a bateria auxiliar?

Pode, se a bateria estiver muito longe da bateria é uma boa opção, porém pode gerar ruídos no sistema se o módulo não estiver com a bitola correta ou mal aterrado.

Coloque a fonte em um suporte de madeira ou algo parecido, o ideal é não instalar ela diretamente no chassis, senão poderá levar pequenos choques ao encostar no carro ou gerar ruídos no sistema.

Instalando a fonte para carregar a bateria:

  • Coloque um cabo na saída de alimentação da fonte no pólo positivo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada positivo da bateria;
  • Coloque outro cabo na saída de alimentação da fonte no pólo negativo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada negativa da bateria;
  • Ligue a fonte.
  • Dica: caso a fonte automotiva seja muito forte, pode diminuir a tensão de saída e depois ir aumentando ao poucos, para que a carga “fique melhor”.

Não nos responsabilizamos pela instalação. No caso de dúvidas, procure um profissional.