A Stetsom apresentou mais uma novidade para o mercado de som automotivo: a Fonte Automotiva Stetsom 150A 150 Amperes!
O modelo é bivolt automático conta com potência de 150 amperes de corrente à 12,6v, sendo o terceiro lançamento da nova linha de fontes da Stetsom.
Seu design é totalmente diferente da linha anterior, sendo montada com chassis em chapa de aço.
Veja também:
- Como escolher a melhor fonte de som automotivo?
- Como escolher a potência da fonte para o som automotivo?
- Como instalar uma fonte automotiva?
Para ter ótima eficiência, conta com dissipador interno de alumínio e duas grandes ventoinhas integradas, mantendo sua temperatura adequada mesmo com utilização por várias horas.
O principal diferencial do modelo para similares no mercado, são os três modos de operação:
- Tensão fixa de saída ajustável em 8 opções, onde o usuário pode escolher a tensão de saída, seja para auxiliar o som tocando ou para utilizar em sua caixa bob esponja;
- Modo carga lenta, onde a fonte ajusta automaticamente a tensão e corrente para melhor carga da bateria;
- Modo carga rápida, onde a ajusta a tensão e corrente automaticamente para uma carga com menor tempo nas baterias.
Esses ajustes são facilmente ajustáveis por um botão na parte superior da fonte, junto com o display digital com voltímetro e amperímetro integrado, alternando as informações automaticamente.
Também possui leds indicadores que informam a opção de uso, a informação mostrada no display e a carga completa da bateria.
Outra novidade é a tecnologia smart charger system, que atua no modo de carregamento.
De maneira simples, invés de enviar a energia continuamente (igual no modo de tensão fixa), ela envia pulsos de corrente, “com pausas”, e com esse tipo de sistema se consegue melhor carga das baterias, e consequentemente melhor vida útil a elas.
Possui sistemas de proteção contra curto-circuíto e baixa tensão, assim como um fusível na entrada de energia para proporcionar maior segurança no uso.
Para seu uso e instalação, possui chave liga/desliga, e bornes de saída que suportam cabos bem grossos.
Especificações técnicas:
CARACTERÍSTICAS | FONTE 150A |
---|---|
Fusível interno entrada AC | ✔ |
Curto circuito de Saída DC | ✔ |
Tensão de Alimentação | 127Vac ~220Vac |
Alta Temperatura | ✔ |
Tensão de operação DC | 12,6V ~14,4V dc |
Corrente de Saída | 150A @12,6V dc |
Consumo AC | 127V: 30A / 220V: 18,5A |
Dimensões (A x L x C) mm | 77,5 x 195 x 308 mm |
Peso Kg | 3,23 Kg |
Como escolher a potência de fonte correta para meu sistema de som automotivo?
(clique no link e veja o post completo)
Qual a diferença de Fonte de Som Automotivo para carregador de bateria?
As fontes para som automotivo, geralmente: – São mais Fortes (mais amperagem de carga, ou seja, carga rápida); – Não gera interferência no som; – Mandam uma voltagem mais alta (ex: 14,4v, o que é perfeito para competidores).
Como instalar uma fonte de som automotivo?
Geralmente as fontes não vêm de fábrica com os cabos conectores para a bateria, pois a distância para as baterias variam muito. Ou seja, primeiramente verifique se a sua fonte possui tal cabo, se não, utilize cabos com a bitola especifica no manual. Pode utilizar jacarés nas pontas para facilitar o carregamento. – Para maior segurança, coloque um disjuntor ou fusível no cabo positivo, de acordo com as especificações do fabricante.
Como dito no post, existem 3 formas de utilizar as fontes, vamos mostrar como instalar:
Instalando a fonte para utilizar ela alimentando diretamente o módulo amplificador:
- Coloque um cabo na saída de alimentação da fonte no pólo positivo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada positivo do módulo amplificador;
- Coloque outro cabo na saída de alimentação da fonte no pólo negativo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada negativa do módulo amplificador;
- Coloque um fio na saída remoto do modulo amplificador, e ligue a outra ponta na saída positiva da fonte ou do próprio módulo. Entenda: o remoto é uma entrada de energia 12v que somente avisa para o módulo que é para ligar, assim que conetar o fio e a fonte estiver na tomada, ele vai ligar (pode colocar um plug liga/desliga para ativar e desativar o módulo, mas a fonte continuará ligada).
- Ligue a fonte na tomada.
Instalando a fonte para utilizar ela auxiliando a bateria a alimentar módulo amplificador:
- Coloque um cabo na saída de alimentação da fonte no pólo positivo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada positivo da bateria;
- Coloque outro cabo na saída de alimentação da fonte no pólo negativo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada negativa da bateria. Segunda opção: Inves de ligar a outra ponta do cabo negativo diretamente da bateria, aterre-o no chassis (o problema é que ter mais um ponto de aterramento no carro pode gerar ruídos e deixa a instalação “menos profissional”);
- Lembre-se: Para a fonte carregar a bateria corretamente com o sistema ligado, é necessário que a bateria esteja aterrada corretamente.
- Veja como instalar um módulo amplificador.
- Ligue a fonte na tomada.
Posso ligar a fonte diretamente no módulo amplificador, mesmo com a bateria auxiliar?
Pode, se a bateria estiver muito longe da bateria é uma boa opção, porém pode gerar ruídos no sistema se o módulo não estiver com a bitola correta ou mal aterrado.
Coloque a fonte em um suporte de madeira ou algo parecido, o ideal é não instalar ela diretamente no chassis, senão poderá levar pequenos choques ao encostar no carro ou gerar ruídos no sistema.
Instalando a fonte para carregar a bateria:
- Coloque um cabo na saída de alimentação da fonte no pólo positivo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada positivo da bateria;
- Coloque outro cabo na saída de alimentação da fonte no pólo negativo, e ligue a outra ponta do cabo na entrada negativa da bateria;
- Ligue a fonte.
- Dica: caso a fonte automotiva seja muito forte, pode diminuir a tensão de saída e depois ir aumentando ao poucos, para que a carga “fique melhor”.
Não nos responsabilizamos pela instalação. No caso de dúvidas, procure um profissional.
Fonte Stetsom é Bom?
A Stetsom Amplificadores é uma empresa brasileira de amplificadores e eletrônicos.
Está situada na cidade de Presidente Prudente, no estado de São Paulo.
Em 1989 a Stetsom inicia sua trajetória no ramo de som automotivo. Com apenas 2 funcionários a empresa lança seu primeiro amplificador, o AMX-5, um booster de 2 canais de 50 Watts e passa a crescer rapidamente.
A empresa lança a linha de boosters mais vendido da história do som automotivo, a Linha CL, chegando a marca de impressionantes 2 milhões de unidades em 2012.
Em 2002 a Stetsom abre sua fábrica de antenas automotivas, ampliando seu leque de produtos. Em seguida, lança sua linha de crossovers, mixers, filtros supressores de ruído.
Em 2007 A Stetsom bate o recorde mundial de SPL nos Estados Unidos, sendo a primeira marca brasileira de amplificadores a conseguir tal feito. A marca passa a ser prestigiada e reconhecida mundialmente abrindo portas a sua exportação para mais de 45 países.
2 vezes eleita a melhor marca de amplificadores do Brasil, segundo o respeitado prêmio MARCA BRASIL.
4 Milhões de amplificadores automotivos vendidos em todo o mundo.
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).