Driver JBL D405 TRIO-X 160 rms Fenólico 8 ohms 2 Polegadas

A JBL apresentou para o mercado de som automotivo mais uma novidade: o Driver JBL D405 TRIO-X 160 rms Fenólico 8 ohms 2 Polegadas

O driver JBL405 Trio-X possui valor em rms nominal de 160 rms e musical de 320 rms, conta com reparo fenólico de 8 ohms.

O modelo chega para substituir o tradicional e uma das referências de driver no mercado, o D405 Trio.

Uma das mudanças mais perceptíveis, é o novo design da tampa de compressão, feita totalmente em alumínio, ficou mais bonita com o logo da JBL em laranja.

Ela também é menor e proporciona 25% menos peso ao driver, mas mesmo com menor massa, consegue manter o bom desempenho na dissipação de calor, mantendo a sensibilidade de 110db e ganhando 10wrms.

Outra vantagem, é que consegue manter a boa relação custo benefício ao produto, um dos mais vendidos no seguimento de drivers da fabricante.

Porém, a resposta de frequência ficou menor, de 500hz à 6500hz, além de perder a pintura em preto que melhorava o design com o driver a mostra.

Pode ser utilizado em diversos projetos, sendo muito utilizado no automotivo com os sistemas 4 vias, trio-mineiro e pancadão. Nos projetos profissionais, pode ser aplicado em caixas de reforço de som (PA), monitoras e caixas de retorno (palco e side-fill).

Chega ao mercado para combinar desempenho e boa relação custo-benefício, disputando espaço contra os modelos da Triton, Eros, 7 driver, Hard Power e Qvs, por exemplo.

A fabricante ainda possui o modelo D405x com 110wrms, recém laçado também e que chega para substituir o lendário D405.

Veja mais algumas informações sobre a novidade.

O diafragma fenólico combinado com um tamanho de domo 4 polegadas, garante uma sonoridade encorpada nas vozes e instrumentos musicais, além de proporcionar maior resistência e durabilidade mecânica, mesmo quando exposto a grandes deslocamentos devido às altas potências.

A bobina móvel é fabricada com fio resistente a altas temperaturas e enrolada em fôrma de Kapton.

Seu reparo completo possui terminais de ligação de engate rápido e auto centragem, que juntamente com sua tampa, fixada por parafusos, permite a troca rápida para fácil manutenção.

Possui plug de fase especialmente projetado pelo corpo técnico da JBL, é feito em alumínio injetado e usinado com alta precisão, favorecendo a dissipação de calor da bobina, além disso, com sua arquitetura exclusiva, assegura reprodução precisa em toda a faixa de resposta com baixa distorção.

Seu conjunto magnético é composto por um ímã poderoso, montado em uma estrutura de aço carbono usinada com tolerâncias rígidas.

Além disso, possui na parte interna um anel de alumínio em curto circuito, que evita a modulação de campo magnético.

O driver possui boca de 50 mm (2″) de diâmetro permitindo acoplagem direta à cornetas com o mesmo diâmetro de garganta, contando com sua fixação por meio de 4 parafusos.

Todas essas características, serve perfeitamente para quem quer médios de alto desempenho em seu sistema de som automotivo externo ou caixa bob esponja, podendo ser utilizado com cornetas curtas ou longas, ao gosto do usuário, respeitando sempre o corte mínimo de frequência.

Veja as especificações técnicas completas (porém, ainda não foram confirmadas pela fabricante):

• – Impedância: 8 Ohms
• – Potência RMS: 160 Watts
• – Potência PMPO: 320 Watts
• – Diafragma: Fenólico
• – Diâmetro da Garganta: 50 mm (2″)
• – Sensibilidade em Corneta, 1W@1m: 110 dB SPL
• – Resposta de Frequência @ -10 dB: 500 a 6,500 Hz
• – Diâmetro da Bobina: 100 mm (4″)
• – Material do Imã: Ferrite de Bário
• – Marca: Jbl 

Veja os Posts Completos:
– Para que serve um Tweeter?
– O que é um Driver Titânio?
– O que é um Driver Fenólico?
– Qual é melhor o driver titânio ou fenólico?

Qual é melhor Super Tweeter ou Driver (Corneta)?

Não existe qual é o melhor. Cada um reproduz um tipo de som pode ser utilizados juntos.

Qual a diferença entre Driver e Super Tweeter?

O Driver reproduz uma faixa de frequência de 500hz à 10khz (somente exemplo, depende da marca e modelo) o Super Tweeter de 2Khz à 22Khz.

Ou seja, driver serve para reproduzir as ”vozes” das música e o Tweeter entra como ”complemento da qualidade”.

Qual a Diferença entre em Driver, Driver Titânio, Tweeter e Super Tweeter?

Driver Fenólico – Resposta de 500hz à 10khz.
Driver Titânio – Resposta de 500hz à 20khz.
Tweeter – Resposta de 2Khz à 20Khz – Tamanho menor.
Super Tweeter – Resposta de 2Khz à 20Khz. – Tamanho maior.

Quando usar um Super Tweeter ou Driver?

Os dois são recomendados para quem usa o sistema de trio elétrico.

Ou seja, sua utilização com Subwoofers (som interno) não é recomendada, principalmente o driver.

Invés deles recomenda-se utilizar um Kit duas vias, dará mais qualidade sonora.

Para o sistema trio, você pode utilizar com subwoofers ou woofer e tem várias opções:

  • Utilizar um driver fenólico e um tweeter;
  • Utilizar somente um driver titânio.=;
  • Utilizar um driver fenólico e um driver titânio;
  • Utilizar um driver titânio e um Super Tweeter.

Quantos Driver e Super Tweeters usar?

Não há regra, mas sempre tente utilizar em pares e nunca utilize somente cornetas fenólicas, pois irá faltar qualidade sonora no sistema.

O sistemas mais comuns são montados com 1 par de driver e 1 par de de Super tweeters.

Geralmente são utilizados em pares, pois, possibilitam melhor casamento de impedância com o módulo.

Veja como funciona:

Se ao seu ver, o sistema ainda precise de “agudos”, utilize 2 pares de drivers e 1 par de tweeter, ou 3 pares de drivers e 1 par de tweeter.

Como Instalar Driver e Super Tweeter

– Lembre-se de verificar sempre o casamento da impedância entre a ligação final dos reprodutores de áudio e o amplificador;

– Caso não tenha crossover para regulagem utilize capacitores para os Drivers e para os Tweeters;

– O fio duplo de 1,5mm dá conta do recado, porém se houver um distância grande entre o módulo e as cornetas  – mais de 1,5m -, lembre-se de aumentar a bitola. Ao utilizar módulos de mais de 800 rms para várias cornetas aumente a bitola do fio;

– Drivers de titânio têm que serem utilizados com Divisores de frequência ou crossover;

– Utilize drivers e super tweeter ligados em canais que possibilitam um ajuste de ganho e regulagem. Procure deixar sempre o super tweeter com ganho menor, pois é mais sensível e irá “encobrir” o som do driver, além de ter maior risco de queima.

Regulagem de drivers e tweeters e a utilização de capacitores

Como dito, os drivers e tweeter reproduzem frequências altas e não aceitam muito bem as baixas, por isso, o ideal é fazer o corte com crossover ou capacitores.