A Hard Power apresentou mais uma novidade para o mercado de som automotivo: o Driver Hard Power HP PI 120 wrms Poliimida 8 Ohms Ferrite 1 Polegada
Conta com valor em rms nominal de 120wrms e musical de 240wrms, disponível na versão em 8 ohms.
A principal diferença do modelo para os tradicionais no mercado, é a utilização do reparo de poliimida e fio de ccar, acompanhando a evolução do mercado, feita inicialmente pelos modelos da EAP.
Essas características proporcionam um range de resposta amplo, característicos dos drivers tradicionais do mercado com reparo de titânio, mas com uma grande vantagem, sua maior resistência mecânica, onde é comum nos modelos TI, a quebra da membrana do diafragma em uso severo.
Sua sonoridade também fica um pouco diferente, e caiu no gosto do apaixonado por som que deseja alto desempenho.
Desenvolvido para reprodução de médias e altas frequências, são indicados para a utilização em sistemas com 2 ou mais vias, podendo ser utilizado com ou sem drivers fenólicos, ou super tweeters.
Conta com design da tampa em ABS injetado, com aletas para reforço estrutural na parte de compressão do driver, além de possibilitar melhor capacidade de dissipação do conjunto.
O acabamento, é feito com uma pintura em preto, evitando manchas e melhorando o design em sistemas onde os drivers são instalados a mostra.
Conta com diafragma de poliimida, material com resistência mecânica maior em relação aos modelos de titânio, proporcionando maior confiabilidade em uso severo em cortes abaixo de 2000 hertz, evitando prejuízo com a troca de reparo por rasgos na membrana, além de proporcionar um timbre livre de sons metalizados.
Seu enrolamento também agrega no desempenho, feito com fio de CCAR, que podemos dizer ser uma variação do fio CCAW.
Ele é fio de alto desempenho que combina a leveza do alumínio com a alta condutibilidade do cobre, contado com secção chata, o que garante melhor junção no enrolamento com seguimentos retos.
O resultado, é elevada definição sonora, sendo um fio muito utilizado nos médios de alto desempenho de 10 e 8 polegadas.
Veja os Posts Completos:
– Para que serve um Tweeter?
– O que é um Driver Titânio?
– O que é um Driver Fenólico?
– Qual é melhor o driver titânio ou fenólico?
Qual é melhor Super Tweeter ou Driver (Corneta)?
Não existe qual é o melhor. Cada um reproduz um tipo de som pode ser utilizados juntos.
Qual a diferença entre Driver e Super Tweeter?
O Driver reproduz uma faixa de frequência de 500hz à 10khz (somente exemplo, depende da marca e modelo) o Super Tweeter de 2Khz à 22Khz.
Ou seja, driver serve para reproduzir as ”vozes” das música e o Tweeter entra como ”complemento da qualidade”.
Qual a Diferença entre em Driver, Driver Titânio, Tweeter e Super Tweeter?
Driver Fenólico – Resposta de 500hz à 10khz.
Driver Titânio – Resposta de 500hz à 20khz.
Tweeter – Resposta de 2Khz à 20Khz – Tamanho menor.
Super Tweeter – Resposta de 2Khz à 20Khz. – Tamanho maior.
Quando usar um Super Tweeter ou Driver?
Os dois são recomendados para quem usa o sistema de trio elétrico.
Ou seja, sua utilização com Subwoofers (som interno) não é recomendada, principalmente o driver.
Invés deles recomenda-se utilizar um Kit duas vias, dará mais qualidade sonora.
Para o sistema trio, você pode utilizar com subwoofers ou woofer e tem várias opções:
- Utilizar um driver fenólico e um tweeter;
- Utilizar somente um driver titânio.=;
- Utilizar um driver fenólico e um driver titânio;
- Utilizar um driver titânio e um Super Tweeter.
Quantos Driver e Super Tweeters usar?
Não há regra, mas sempre tente utilizar em pares e nunca utilize somente cornetas fenólicas, pois irá faltar qualidade sonora no sistema.
O sistemas mais comuns são montados com 1 par de driver e 1 par de de Super tweeters.
Geralmente são utilizados em pares, pois, possibilitam melhor casamento de impedância com o módulo.
Veja como funciona:
Se ao seu ver, o sistema ainda precise de “agudos”, utilize 2 pares de drivers e 1 par de tweeter, ou 3 pares de drivers e 1 par de tweeter.
Como Instalar Driver e Super Tweeter
– Lembre-se de verificar sempre o casamento da impedância entre a ligação final dos reprodutores de áudio e o amplificador;
– Caso não tenha crossover para regulagem utilize capacitores para os Drivers e para os Tweeters;
– O fio duplo de 1,5mm dá conta do recado, porém se houver um distância grande entre o módulo e as cornetas – mais de 1,5m -, lembre-se de aumentar a bitola. Ao utilizar módulos de mais de 800 rms para várias cornetas aumente a bitola do fio;
– Drivers de titânio têm que serem utilizados com Divisores de frequência ou crossover;
– Utilize drivers e super tweeter ligados em canais que possibilitam um ajuste de ganho e regulagem. Procure deixar sempre o super tweeter com ganho menor, pois é mais sensível e irá “encobrir” o som do driver, além de ter maior risco de queima.
Regulagem de drivers e tweeters e a utilização de capacitores
Como dito, os drivers e tweeter reproduzem frequências altas e não aceitam muito bem as baixas, por isso, o ideal é fazer o corte com crossover ou capacitores.
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).