Compensa Estanhar fios e cabos? Desempenho Som Automotivo

A função de cabos e fios é “levar” a quantidade de energia necessária para os componentes.

Sendo assim, basta projetar a bitola correta, conforme o consumo do módulo, por exemplo, em um sistema de som automotivo.

Porém, quem busca elevado desempenho, sempre busca extrair o máximo de desempenho e ter que ficar atendo aos detalhes, como a qualidade do cabo.

Veja também: Dicas para aumentar o grave do som automotivo.

Sendo assim, uma dúvida muito comum é: Compensa Estanhar fios e cabos? Desempenho Som Automotivo

Reunimos algumas informações para escolher de qual maneira fica melhor para instalar seu sistema de som automotivo.

Veja também: Como instalar um sistema de som automotivo?

Qual a condutividade dos materiais de cabos, fios, terminais e conectores de áudio?

MATERIAL CONDUTIVIDADE em S.m/mm2

  • Prata 62,5
  • Cobre puro 61,7
  • Ouro 43,5
  • Alumínio 34
  • Latão 14,9
  • Níquel – 10,41
  • Estanho 8,6

Analisando os dados acima, vemos que o estanho, material utilizado na solda de cabos elétricos, não é um bom condutor.

Portanto, em sistemas de alto desempenho no som automotivo, não é recomendável estanhar a ponta final do cabo, que vai em contato com a conexão do amplificador ou alto falante, pois, terá menor eficiência.

Se não é recomendado, como fazer a conexão:

Como conectar os cabos do amplificador sem estanhar?

Use um redutor de bitola ou adaptadores do tipo barramento.

Fique atento na qualidade do metal e também tenha bom senso na escolha do tamanho do adaptador.

Modelos muito grandes e sem isolamento, podem gerar transtornos na hora da instalação ou movimentação de cabos que podem ocorrer com o afrouxamento dos parafusos com as batidas das músicas, podendo entrar em contato com outro metal, na instalação do módulo amplificador.

Veja também: Como instalar um módulo amplificador?

Se for um modelo de menor valor em rms, poderá utilizar terminais forquilha, que são bem práticos e também são bem baratos.

Terminal Forquilha Pré-isolado

O Terminal Forquilha Pré-isolado é um componente elétrico pequeno que possui alta condutividade e uma resistência contra intempéries devido aos materiais de sua composição, sendo sua lâmina feita de cobre eletrolítico estanhado e com uma capa em PVC, garantindo maior condutividade, isolação e maleabilidade.

Sua principal função é dar mais segurança e praticidade em instalações elétricas, diferente de sua versão aberta que, além de precisar crimpar, ainda pede uma capa de vedação para dar mais proteção.

O Terminal tipo Garfo Pré-isolado pode estar presente em cabos de montagens de máquinas, painéis elétricos e automação e em sistemas de som automotivo como módulos amplificadores.

Barramento Adaptador 

O barramento como o próprio nome diz, é uma barra maciça, que pode ser de cobre, alumínio ou níquel.

Sempre prefira os modelos de cobre, pois possuem maior condutividade, porém seu preço é maior.

Há muito modelos no mercado e pode utilizar eles na alimentação e distribuição de cabos, seja nos módulos ou alto falantes.

Existem modelos no mercado que possuem uma capa de proteção ou pintura, veja qual é melhor em seu sistema, considerando seu preço e condutividade.

Como conectar os alto-falantes sem estanhar os cabos?

Use os conectores macho/fêmea padrão.

São de latão normalmente, ou seja, têm quase o dobro da condutividade do estanho. Qualquer metal é melhor que o estanho.

Fora isso, facilita muito a manutenção, deixando seu encaixe e desencaixe sendo feito de maneira mais rápida e prática.

Evita o problema citado acima, de escorrer estanho sobre a cordoalha/centragem, e até mesmo do ferro de solda estar tão quente, que danifica o suporte das conexões, que podem ser de fibra e até mesmo de “papelão”.

Veja também: Como ligar alto falantes no módulo amplificador? Casar a impedância

Problemas ao soldar/estanhar os cabos de som automotivo:

  • Baixíssimo índice de condutividade do estanho;
  • Diminuição da área física de transferência de energia entre o cabo e as conexões, seja do amplificador ou alto-falante;
  • É comum o estanho escorrer sobre a cordoalha, causando problemas mecânicos no alto-falante. O sistema na totalidade não trabalha “livre”;
  • Aquecer muito a ponta do cabo ao soldá-lo, as propriedades do cobre ou do CCA se perdem por destemperá-los com a alta temperatura;
  • O ferro de solda pode estar tão quente, que danifica o suporte dos terminais nos alto-falantes, assim como pode soltar a própria cordoalha.

Não haverá problemas de queimas de amplificadores e alto-falantes, mas sem dúvida haverá menor eficiência e redução na qualidade final do áudio.

Quando estanhar/soldar as pontas de cabos e fios no som automotivo?

Se no momento da instalação, não possui nenhum conector ou redutor de bitola, por questões de segurança, pode soldar os cabos.

Mesmo com as informações, onde temos uma perda de desempenho no sistema, algumas vezes o instalador ou usuário de som automotivo, presa mais pela segurança das conexões, o que em amplificadores, é fornecido pela solda em relação a uma instalação sem conectores ou adaptadores.

Isso acontece, pois o estanho, justamente por ser de menor qualidade, fica maleável mesmo depois da solda, e consegue “se amassar” no formado do parafuso da conexão do módulo ou na pressão do engate.

Deste modo, mesmo afrouxando o parafuso, sua desconexão fica mais difícil, evitando alguns problemas que podem surgir, por exemplo, se a instalação por feita diretamente nos fios de cobre.

Ou seja, se o foco não é alto desempenho e não possui conectores, a solda com estanho é uma opção válida.

Além disso, uma outra vantagem do estanho, é sua resistência à oxidação, por isso, alguns terminais e conectores, apesar de serem feitos de cobre, possuem um pequeno banho de estranho, para prolongar a vida-útil dele.

solda no som automotivo estanho