Hoje vou dar algumas dicas para vocês, desamassarem a calota/protetor/guarda pó do alto-falante em seu sistema de som automotivo.
E há várias opções, sendo todas bem fáceis, porém deve tomar cuidado com o material da calota que e feita em seu alto falante.
Se for uma calota de plástico ou celulose, qualquer método é mais simples e dificilmente terá algum tip de problema.
Porém, se a calota for em alumínio ou alumínio pintado, terá que ter mais cuidado nos métodos que utilizam cola, pois elas não possuem muita memória do formato original e geralmente são mais rígidas, podendo sair a tinta ou não ficarem 100% boas.
Utilizar um aspirador de pó
Utilizar um aspirador de pó é uma maneira prática, basta colocar a ponta do aspirador na calota e depois ir puxando.
Tem gente que utiliza um pedaço de garrafa pet acoplado na ponta do aspirador, para puxar de uma vez.
Porém, com a ponta comum, já dá certo, basta ter um pouco mais de paciência e ir desamassando gradualmente.
Utilizar bastão de cola quente
O que pode fazer, também, é utilizar um bastão de cola quente.
Esquente a ponta do bastão e grude na calota, depois é só puxar.
Um problema desse método é que algumas calotas podem tem algum tipo de desenho na parte frontal ou não serem totalmente lisas, o que pode tirar um pouco do desenho ou grudar um pouco de cola.
Utilizar uma fita durex ou empacotadora
Da mesma forma de utilizar a cola quente, pode utilizar uma fita empacotadora.
Corte um pedaço na fita, e cole somente uma parte na calota, deixando uma parte solta para puxar com a mão.
Porém, antes de puxar, reforce o pedaço que está na calota colado, com outro pedaço passando em sentido cruzado.
Tome cuidado para não pegar no cone, e o ideal é fazer isso em calotas de plástico ou celulose.
Colocar algo comprido no buraco traseiro do alto falante
Esse é o método mais seguro, porém não serve para qualquer tipo de alto falante, e ainda precisa que retire o alto falante da caixa ou local, dando mais trabalho.
Se o seu alto falante tiver o furo central e ele não tiver uma tela de proteção ou espuma, basta colocar uma caneta ou alto comprido sem uma ponta “afiada” e ir empurrando aos poucos a calota.
Descolar a calota
Em último caso, o que pode fazer, se não conseguir com os métodos acima, é descolar com cuidado a calota, desamassar na mão e colar novamente.
Para te auxiliar fazer isso, pode usar um soprador térmico (se a calota for de celulose ou alumínio) para amolecer a cola e facilitar a retirada.
Para colar novamente a calota, existe um cola específica para reparos, que pode utilizar.
Porém, uma cola “super bonder” também resolve, porém, a durabilidade do serviço é menor.
Entusiasta há 14 anos no setor de Som Automotivo e ex-competidor SPL. Participante dos cursos EstudodoÁudio (Renan Lopes) e Curso Avançado de Áudio (MayaSounds).