Alto Falante Subwoofer Zetta M-12 450 rms 12 Polegadas

A Zetta Alto Falantes apresentou mais uma novidade para o mercado de som automotivo: o Alto Falante Subwoofer Zetta M-12 450 rms 12 Polegadas.

O modelo conta com valor em rms de 450 nominais e 900 musicais e estará disponível inicialmente em versão de bobina simples 4 ohms.

Ele já estava em linha pela fabricante, porém sofreu algumas melhorias que o deixaram mais parrudo, aumentando seu valor em rms, mas sem afetar uma das principais vantagens do modelo, que é a ótima relação-custo benefício do subwoofer, sendo ele o modelo de entrada da Zetta.

A principal novidade está em seu conjunto motor, agora com ímã duplo, proporciona maior força magnética e maior capacidade de excursão, deixando os graves mais fortes.

As peças arruela e t-yoke, também possuem maior massa, ficando mais robustas e com melhor acabamento, além de proporcionar maior desempenho, deixou o conjunto mais bonito para ser mostrado nas caixas de acrílico, comum nos projetos de som automotivo trio-goiano, que deve ser o foco do produto.

Porém, pode ser aplicado em diversos projetos, como caixas residenciais, caixas trio, seladas etc.

Entre os principais concorrentes no mercado, podemos citar os modelos da Powervox e Tiger Áudio.

Veja mais algumas informações sobre o modelo:

É montado em uma carcaça de chapa de aço, proporcionando leveza e ótima relação custo benefício, porém o desempenho não foi deixado de lado, e ela possui um sistema de dissipação de calor da bobina, que mantém o bom desempenho do alto falante ao ser utilizado por bastante tempo, sendo outro diferencial, pois é pouco comum nessa faixa de potência.

Seu conjunto mecânico é composto por cone de celulose e calota superior parabólica personalizada costurada à borda de espuma de alta densidade.

Conta bornes de engate rápido para facilitar a instalação e nova guarnição em borracha para melhor vedação junto à caixa acústica, que agora esconde os parafusos e deixa o design mais limpo, assim como todos os modelos da fabricante.

Seu conjunto magnético é de ímã duplo e possui duplo sistema de resfriamento, a partir dos furos central e periféricos.

Especificações técnicas:

Diâmetro nominal: 12 polegadas
Potência musical: 900 W
Potência nominal: 450 W RMS
Resposta de frequência: 25 a 250 Hz
Impedância nominal: 4 ohms
Sensibilidade: 88 dB 1 W/m

Parâmetros Thiele/Small

Fs – 31 Hz
Qts – 0,69
Qms – 7,46
Qes – 0,77
Vas – 39 L
Sd – 507 cm²
Re – 3,9 ohms
Bl – 15,6 Tm
Le – 1,85 mH
Xmax – 11,75 mm

Veja informações da fábrica:

LANÇAMENTO! Novo Zetta M-12. Agora com potência nominal de 450 W RMS 🚀🚀🚀

Como o restante da linha, este modelo também foi atualizado, sofrendo algumas modificações para melhorar ainda mais seu desempenho e qualidade sonora.

O modelo conta agora com conjunto magnético com duplo imã, ao invés do imã simples do modelo anterior. Com isso houve um aumento da força motora melhorando alguns parâmetros (BL mais alto, QTS mais baixo, eficiência maior…), além de aumentar sua potência nominal.

Caixa de Som Recomendada

Como calcular a “litragem” da caixa acústica? 

Qual opção de Bobina é melhor?

Veja um post completo com informações: Como escolher a bobina (ohms) do alto falante?

Como ligar o alto falante no módulo?

Como ligar o alto falante no módulo amplificador?

A bobina correta para seu sistema de som automotivo, é aquela que vai casar corretamente com a impedância do módulo amplificador.

Porém, não tão simples assim, dependendo do tipo de ligação e da quantidade de alto falantes, a impedância final dos alto falantes mudam.

Por isso, é importantíssimo entender como é feito o cálculo.

Posso utilizar um módulo com o dobro do valor em rms no alto falante?

Sim! Porém, isto vai depender de alguns fatores.

Veja um post completo de: Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?

Qual é o tipo de Som que o Alto Falante reproduz?

O Alto Falante Protech 850 é um alto falante subwoofer de 12 Polegadas.

Veja Qual a diferença entre subwoofer e woofer?

E a influência no tamanho do alto falante no som: Qual tamanho (polegadas) de alto falante é melhor para meu som automotivo?

Como escolher um Subwoofer?