Alto Falante Protech MG260 Triax 260 rms 6×9

A Protech alto falantes apresentou mais duas novidades para o mercado de som automotivo: os Alto Falantes 6×9 Protech MG220 e MG260 Triax de 220 rms e 260 rms respectivamente.

Disponíveis em versões de bobina simples 4 ou 8 ohms.

Os principais diferenciais dos modelos para os similares no mercado, é a mescla do cone de celulose e borda de tecido dos modelos tradicionais de médio 6×9, com a torre de tweeter integrada, comum nos modelos de 6×9 full-range.

Sendo assim, os modelos Triax, trazem vantagens e desvantagens em relação a cada um dos modelos citados, veja:

Em relação aos modelos tradicionais de médios, tem a vantagem de ter uma resposta mais ampla nas altas, proporcionando maior qualidade musical em testes rápidos, além de eliminar ou diminuir a necessidade de utilizar um tweeter ou super no projeto, o que vai proporcionar melhor relação-custo benefício.

Porém, por não ter o plugue-de-fase, ele pode ter perdas mínimas na resposta do médios altos, região onde o plugue entra para ajustar a qualidade, além de não ter a própria massa de alumínio do plugue conectada ao conj. motor, o que diminui a transferência de calor para o ambiente e não ajudar tanto no uso contínuo.

Neste caso, basta o cliente ver qual se encaixa melho no projeto, e optar pela versão triax ou o MG tradicional, onde ambos possuem os modelos de 220 e 260 rms.

Em comparação aos modelos full-range, como um modelo pionner, por exemplo, além do maior valor em rms e diferenças nos materiais, como o cone de celulose, no conceito ele proporciona um maior desempenho nos médios e menor nos graves, o que não deve ser problema para a aplicação pelo qual eles são voltados, os trio-goianos, onde a parte de grave fica por conta dos subwoofers.

Sendo assim, os modelos chegam para disputar espaço diretamente contra os modelos full-range, com uma sonoridade diferente e com maior valor em rms.

Um característica que pode ajudar também, é sua opção de bobina, de 8 ohms, quer dependendo do projeto, deve facilitar/ajudar a escolha do módulo.

Veja algumas características dos modelos.

São montados em uma carcaça de chapa de aço com pintura eletrostática, proporcionando maior rigidez que os modelos com carcaça de plástico.

Seus conjuntos mecânicos são compostos por cone de celulose, borda de tecido impregnado de onda dupla, guarnição em ABS, logo gravado no cone e terminais soldáveis com cordoalho torcido.

Suas bobinas de 1 1/2 são de kapton e contam com enrolamento com fio de alto desempenho CCAW.

Suas torres contam com 3 mini-tweeters, responsáveis pela reprodução das frequências altas, que juntamente com o mid-bass, o tornam um alto falante quadriaxial.

No conjunto motor, ímã de 115×18 no modelo MG220 e 139×20 no modelo MG260.

Qual a diferença de um alto falante pioneer para um mid bass tiger?

Como Ligar o Alto Falante?

Como ligar o alto falante no módulo amplificador?

A bobina correta para seu sistema de som automotivo, é aquela que vai casar corretamente com a impedância do módulo amplificador.

Porém, não tão simples assim, dependendo do tipo de ligação e da quantidade de alto falantes, a impedância final dos alto falantes mudam.

Por isso, é importantíssimo entender como é feito o cálculo.

Posso utilizar um módulo com o dobro do valor em rms no alto falante?

Sim! Porém, isto vai depender de alguns fatores.

Veja um post completo de: Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?