Alto Falante Hard Power HP 4550 rms 18 Polegadas

A Hard Power apresentou mais uma novidade para o mercado de som automotivo: o Alto Falante Hard Power HP 4550 rms 18 Polegadas.

O modelo não lançado oficialmente, mas assim como o modelo de 12 polegadas, deve chegar com 4550wrms nominais e 9100wrms musicais, disponível em versões de bobina simples 2 ou 4 ohms.

O HP 4550 é o modelo woofer nacional de maior valor em rms do mercado de 18 polegadas, pois apesar de marcas concorrentes comercializarem modelos bem fortes, a hard power é a única a trazer o conjunto motor de competição (com duplo ímã de 220×25) utilizado nos modelos de 12 para racha, em seu tamanho maior de 18.

Com o crescimento do mercado, rachas de som e o grande renome da marca no nordeste, o modelo chega para ser uma é uma ótima opção para quem deseja um sistema de alto desempenho com graves profundos em um projeto de som externo, seja nos próprios sistemas 4 vias com o alto falante invertido, como nos sistemas trio-mineiros.

Podemos citar alguns modelos no mercado que podem ser vistos como concorrentes, mas não possuem características tão parecidas, como o Tornado 5600 e o Eros Panzer 5.0k.

É montado na mesma carcaça de alumínio utilizada no sucesso de vendas da marca, o HP1750, que conta com entradas perimetrais para melhor dissipação de calor da bobina e possui pintura em branco, para destacá-lo com o uso em caixas com o alto falante invertido.

Seu conjunto mecânico é composto por cone de celose extremamente grosso para suportar a pressão sonora ser deformar, borda de tecido impregnado e guarnição em EVA.

A centragem especial de cor preta, foi cuidadosamente planejada para melhor desempenho nos graves e graves de ataque, feita com materiais com ótima memória física para deslocamentos, conservando os parâmetros do produto por muito mais tempo.

A bobina é de 4 polegadas de Kapton e enrolamento de alumínio revestido com cobre, CCAW.

Seu conjunto magnético é composto por ímã duplo de 220x25mm, e possui peças polares usinadas com alta precisão e pintadas em preto, com dois sistemas de refrigeração, o central e periférico.

Caixa de Som Recomendada 

A caixa dutada, (bass reflex), refletora de graves, caracteriza-se pela existência de uma abertura onde se instala um duto, por onde o ar pode se deslocar.

O duto proporciona um reforço considerável na resposta acústica, com isso, consegue-se obter resposta até frequências mais baixas.

Além disso, em torno da frequência de sintonia da caixa, o cone do alto-falante apresenta um pequeno deslocamento, o que proporciona baixa distorção harmônica e boa capacidade de admitir potência elétrica elevada.

Como escolher um alto falante Woofer?

Qual opção de Bobina é melhor?

Veja um post completo com informações: Como escolher a bobina (ohms) do alto falante?

A diferença no valor de impedância, proporciona algumas mínimas diferenças acústicas, porém, mais importante que saber estas diferenças, é casar a impedância final dos alto falantes com a do amplificador.

Como casar a impedância do Alto Falante com a do amplificador?

Como ligar o alto falante no módulo amplificador?

A bobina correta para seu sistema de som automotivo, é aquela que vai casar corretamente com a impedância do módulo amplificador.

Porém, não tão simples assim, dependendo do tipo de ligação e da quantidade de alto falantes, a impedância final dos alto falantes mudam.

Por isso, é importantíssimo entender como é feito o cálculo.

Veja:

Posso utilizar um módulo com o dobro do valor em rms no alto falante?

Sim! Porém, isto vai depender de alguns fatores.

Veja um post completo de: Qual potência (rms) aplicar nos alto falantes?

Qual é o tipo de Som que o Alto Falante reproduz?

Esse tipo de alto falante, geralmente é recomendado para graves de ataque em sistemas de som externos.

Veja Qual a diferença entre subwoofer e woofer?

E a influência no tamanho do alto falante no som: Qual tamanho (polegadas) de alto falante é melhor para meu som automotivo?

Como escolher um alto falante de médio?